O governo dos Estados Unidos retirou a tarifa adicional de 40% que incidia sobre produtos brasileiros como café, carne bovina, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja e tomate. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (20) pelo presidente Donald Trump.
A medida consta em uma ordem executiva publicada pela Casa Branca e, segundo o documento, foi tomada após uma conversa telefônica entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No diálogo, ambos concordaram em iniciar negociações ligadas às questões tratadas no Decreto Executivo 14.323, que permanece em vigor.
De acordo com a publicação, autoridades americanas recomendaram a exclusão de parte das importações agrícolas brasileiras da alíquota extra, citando “progresso inicial nas negociações” com o governo brasileiro. O anexo divulgado pela Casa Branca lista os itens isentos da cobrança adicional.
Trump afirmou que as mudanças são “necessárias e apropriadas” para lidar com a emergência nacional declarada no decreto anterior. As conversas bilaterais sobre o tema continuam.





































