O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), iniciou mais uma etapa de atendimentos. A ação do programa Mamãe Cheguei foi destinada a gestantes na região do Rio Guaporé, no município de Guajará-Mirim, em 18 de novembro.
Nesta fase, 29 indígenas grávidas foram atendidas. Elas não puderam se deslocar das aldeias para receber o benefício na cidade.
Atendimento em Comunidades Indígenas
A primeira comunidade indígena visitada pela equipe da Seas foi a Sotério. A entrega dos kits enxoval, que contêm 20 itens essenciais ao recém-nascido, incluindo o berço portátil, foi acompanhada de atividades de acolhimento.
No local, foi realizada uma roda de conversa. O objetivo foi promover a troca de informações e experiências sobre cuidados com o bebê. A Seas também divulgou outros programas sociais disponíveis para a melhoria da qualidade de vida.
Na véspera, 17 de novembro, a entrega de 43 kits enxoval já havia sido realizada para gestantes cadastradas em Guajará-Mirim.
Os eventos são destinados a gestantes em situação de vulnerabilidade. Todas são cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A iniciativa fortalece o vínculo entre as beneficiárias e o Estado. Cria-se, assim, um espaço de acolhimento e promoção de informações sobre a maternidade e o desenvolvimento da Primeira Infância.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o desenvolvimento pleno do estado se concretiza quando toda população tem suas necessidades básicas atendidas. É com esse foco que os programas socioassistenciais são criados e expandidos.
A equipe da Seas segue com o cronograma de entregas. Em 19 de novembro, as comunidades São João e Mangueira serão atendidas. Nos dias seguintes, a ação chega a Sagarana, Ricardo Franco, Baía das Onças, Poção, Capoeirinha, Tanajura, Graças a Deus, Santo André e Rio Negro Ocaia.
Iniciativas para Catadores e Profissionalização
Além das gestantes, a Seas atua com outras frentes de trabalho. O foco é a transformação de vidas de públicos diversos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Na mesma semana, a secretária da Seas, Luana Rocha, entregou 19 kits profissionais aos concluintes do curso de Eletricista de Instalações Prediais. A cerimônia ocorreu em 11 de novembro, em Guajará-Mirim, como parte do programa Vencer. O investimento do governo estadual na aquisição dos kits foi de R$ 16.511.
Os participantes do programa Vencer recebem o material didático e auxílio financeiro mensal de R$ 200, durante um ano. Os critérios de inscrição incluem estar no CadÚnico, ter a partir de 16 anos e residir em Rondônia.
Em 12 de novembro, em Ouro Preto do Oeste, foram entregues mais 21 kits. Os beneficiados concluíram os cursos de Manicure e Pedicure e Montador de Móveis.
Ainda em Ouro Preto do Oeste, no dia 13, a secretária Luana Rocha entregou kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) para seis catadores de materiais recicláveis. O projeto Rondônia Recicla visa a inclusão social e a garantia da segurança no trabalho para os profissionais que atuam na coleta em todos os municípios rondonienses.











































