O Ministério da Previdência Social recebeu, em setembro de 2025, 500 novos peritos médicos federais, aprovados em concurso público, após quase 15 anos sem contratações na área. A medida visa fortalecer a capacidade de atendimento previdenciário e aumentar a eficiência e qualidade da perícia médica, garantindo um atendimento mais humanizado aos segurados.
“A gente colocou peritos onde nunca houve. Nós colocamos dois peritos em Breves, na ilha do Marajó (PA). Nunca teve perito lá. São médicos peritos federais, uma carreira do Estado. O concurso foi muito concorrido”, destacou o ministro Wolney Queiroz em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro nesta quarta-feira (12).
Capacitação e humanização do atendimento
O ministério conduziu um programa de capacitação para os novos servidores, enfatizando tanto aspectos técnicos da perícia quanto empatia e cuidado no atendimento.
“O desafio é atender um, dois, cem, mil, dez mil, sem entrar no automático. Cada um é uma vida, é uma pessoa que, às vezes, está passando por uma situação difícil. Eles precisam ter todo carinho e cuidado com os segurados”, explicou o ministro.
Recomposição do quadro de servidores
Antes do concurso, o Brasil contava com menos de três mil peritos, número muito inferior ao necessário. Com a entrada dos novos servidores, o quadro foi ampliado em 500 profissionais, representando um avanço significativo para recompor o atendimento no país.
“Quando a gente fez esse concurso e aumentou em 500 o número de peritos, foi um passo muito importante, porque há quase 15 anos não havia concurso. Foi uma vitória realizar esse concurso e dar posse a esses peritos médicos federais”, concluiu Wolney Queiroz.
Uso de linguagem simples
Além da expansão do quadro, o ministro destacou o esforço do INSS e da pasta em utilizar linguagem simples e acessível. Por exemplo, a palavra “ressarcimento” passou a ser substituída por termos como “reembolso”, “dinheiro de volta” ou “dinheiro devolvido”, para facilitar a compreensão dos cidadãos.
Participação no programa “Bom Dia, Ministro”
O programa é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram desta edição a Rádio Nacional (Brasília, Amazônia e Alto Solimões), o Diário de Pernambuco, a Rádio TMC (São Paulo), o Portal Extra (Rio de Janeiro), a CBN Londrina, a Rádio Norte FM (Manaus), a BandNews (Salvador) e o Portal O Tempo (Belo Horizonte).









































