Os PREVBarcos, unidades flutuantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que levam serviços previdenciários a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, serão apresentados na COP30, em Belém (PA). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12) pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante o programa “Bom Dia, Ministro”.
“Vamos fazer uma palestra, no dia 17, sobre o PREVBarco. Vamos mostrar o PREVBarco para o mundo. Eles são agências flutuantes, que têm toda uma estrutura para atender comunidades ribeirinhas, comunidades distantes, que estão sem acesso, às vezes, à internet, sem acesso ao Estado”, afirmou o ministro.
Atendimento nas águas da Amazônia
Os PREVBarcos possuem estrutura semelhante a uma Agência da Previdência Social, com serviços de avaliação social e perícia médica, além de espaço de atendimento e suporte técnico.
Segundo Wolney Queiroz, até 100 pessoas são atendidas diariamente nas unidades flutuantes, que contam com servidores técnicos, analistas e equipe de apoio.
Atualmente, cinco PREVBarcos estão em operação.
“Até outubro, os PREVBarcos visitaram 44 cidades no Amazonas, 32 no Pará e duas no Acre. Nos próximos dois meses, ainda irão percorrer mais 13 municípios do Amazonas, 12 do Pará e um do Acre”, detalhou o ministro.
Expansão para o Nordeste
O ministro também revelou planos para expandir o programa a novas regiões do país.
“Fiquei muito animado para conseguir um desses barcos novos para que a gente possa fazer o atendimento da região do São Francisco. É uma possibilidade real, e muito em breve a gente quer fazer esse atendimento”, destacou.
A iniciativa visa atender comunidades ribeirinhas do Nordeste, levando os serviços previdenciários a localidades banhadas pelo Rio São Francisco.
Como funciona o atendimento
O atendimento nos PREVBarcos é realizado exclusivamente por servidores do INSS, mediante distribuição de senhas, respeitando critérios de prioridade.
Os principais serviços oferecidos incluem:
- Perícia médica;
- Aposentadorias e pensões;
- Salário-maternidade;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
A triagem inicial é feita em terra firme, onde os segurados são orientados sobre a documentação necessária. Aqueles com documentos completos são encaminhados para a embarcação, que possui dez camarotes de atendimento.
O público mais atendido é formado por segurados especiais, idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
Participação no programa “Bom Dia, Ministro”
O programa é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Participaram da edição desta quarta-feira (12) a Rádio Nacional (Brasília, Amazônia e Alto Solimões), o Diário de Pernambuco, a Rádio TMC (São Paulo), o Portal Extra (Rio de Janeiro), a CBN Londrina, a Rádio Norte FM (Manaus), a BandNews (Salvador) e o Portal O Tempo (Belo Horizonte).









































