O caso de Ezequiel, motorista condenado a 17 anos de prisão por envolvimento nos atos de 8 de Janeiro, foi destaque em um documentário internacional que aborda as ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O documentário, intitulado “The Fake Judge: The Story of a Nation in the Hands of a Psychopath” (O Falso Juiz: A História de uma Nação nas Mãos de um Psicopata, em português), é uma produção do jornalista português Sérgio Tavares, conhecido por relatar internacionalmente supostos abusos de autoridade no Brasil. A obra foi lançada recentemente e está disponível na íntegra no YouTube.
Ao longo de mais de duas horas, o filme apresenta depoimentos de pessoas que afirmam ter sido presas injustamente após o episódio de 8 de Janeiro. Entre esses relatos, ganha destaque o caso de Ezequiel, que foi denunciado nacionalmente pelo senador Jaime Bagattoli (PL-RO).
Uma das cenas mais marcantes do documentário mostra uma foto de Bagattoli ao lado de Vanessa Rolim, esposa de Ezequiel, e dos seis filhos do casal. “Centenas de crianças estão agora órfãs de pais vivos, como os seis filhos do sr. Ezequiel, condenado a 17 anos de prisão”, narra o documentarista durante o trecho.
A imagem exibida é uma das utilizadas por Bagattoli em campanhas públicas para chamar atenção ao caso. O episódio ganhou ainda mais repercussão em 2024, quando Jair Bolsonaro visitou Vanessa e os filhos durante uma passagem por Ji-Paraná.
Desde então, o caso Ezequiel continua em evidência. Em audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, Vanessa Rolim chegou a denunciar o corte do salário do marido, decisão atribuída ao ministro Alexandre de Moraes.
O documentário The Fake Judge: The Story of a Nation in the Hands of a Psychopath está disponível gratuitamente no canal do jornalista Sérgio Tavares, no YouTube, e vem recebendo grande atenção de internautas e veículos internacionais.








































