O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira, 6 de novembro, de reuniões bilaterais com a presidente do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons, e com o primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape. Os encontros ocorreram em Belém, no contexto da Cúpula de Líderes da COP30.
Suriname adere ao TFFF e busca cooperação social
A presidente do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons, que lidera um dos três países no mundo carbono-negativos, com cerca de 90% do território coberto por florestas, formalizou a adesão de seu país ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).
Ela manifestou interesse em ampliar a cooperação com o Brasil em diversas áreas, incluindo políticas sociais — com destaque para o programa Bolsa Família — e agricultura, por meio dos trabalhos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Lula parabenizou a presidente por ser a única mulher a chefiar um país sul-americano e reforçou a intenção de expandir a integração viária e elétrica entre os dois países.
Papua Nova Guiné apoia Fundo e abrirá embaixada no Brasil
O primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape, que estreou em uma COP, manifestou apoio ao TFFF e defendeu que a agenda de preservação de florestas seja central no debate climático. Ele também destacou o engajamento de seu país no financiamento da conservação florestal e na regulamentação de mercados de carbono.
Marape demonstrou interesse em ampliar a cooperação bilateral em agricultura e energia e anunciou que Papua Nova Guiné abrirá uma embaixada em Brasília. Lula sugeriu uma visita de trabalho ao país e se comprometeu a avaliar a abertura de uma missão brasileira em Porto Moresby.





































