O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, durante a abertura da sessão temática “Florestas e Oceanos” da Cúpula do Clima em Belém, que o governo federal irá ampliar a cobertura das áreas marinhas protegidas no país, com foco na chamada Amazônia Azul.
A promessa é aumentar a cobertura dessas áreas de 26% para 30%, cumprindo a meta estabelecida pelo Marco Global de Biodiversidade.
Ações na Amazônia Azul: Lula afirmou que o Brasil irá proteger a Amazônia Azul (região que se estende do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental) com planejamento marinho, além de proteção de mangues e corais.
Exploração Mineral: O presidente garantiu que estudos de impacto ambiental e a criação de unidades de conservação serão realizados antes de qualquer exploração de recursos minerais na região.
Tratado de Alto Mar: Lula reforçou o compromisso de ratificar o Tratado de Alto Mar até o final de 2025, o que fará com que o acordo entre em vigor em 2026.
Alerta Climático e Compromisso com a Amazônia
Lula alertou que a crise climática avançou para pontos de não retorno, citando a mortalidade de recifes de corais e o risco de aquecimento dos oceanos alterar o regime de chuvas da Amazônia, levando à savanização.
O presidente defendeu o multilateralismo e a cooperação global como única forma de enfrentar o cenário, reforçando a meta de desmatamento zero até 2030.
Lula destacou que o país já reduziu o desmatamento amazônico em mais de 50%, registrando a menor taxa da série recente.
O governo mantém a promessa de recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em dez anos.
Ele concluiu que a COP30 é “a COP da verdade por um pacto pela vida de florestas, oceanos e humanidade” e que nenhuma floresta tropical gerará soluções climáticas se não gerar soluções para quem vive nela.







































