O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou, nesta quinta-feira (6 de novembro de 2025), a recepção de líderes mundiais em Belém, no Pará, para a Cúpula do Clima. O evento de dois dias, que acontece na capital paraense e antecede a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), contará com três plenárias temáticas, todas com abertura feita pelo presidente brasileiro.
Agenda do encontro de líderes
A primeira plenária da Cúpula do Clima ocorre na tarde de quinta-feira com o tema “Clima e Natureza, Florestas e Oceanos”. Na sexta-feira (7), estão previstas mais duas sessões. O encontro também incluirá a Plenária Geral de Líderes, onde o presidente Lula fará o discurso de abertura, seguido pelas falas formais de até cinco minutos dos demais líderes mundiais e representantes de organizações internacionais.
Ainda na manhã de hoje, o presidente Lula segue com os líderes para o local de abertura da Plenária Geral, que se estenderá ao longo do dia e de amanhã.
Lançamento do Fundo Florestas Tropicais
Um dos pontos centrais da agenda desta quinta-feira em Belém é o almoço oficial oferecido pelo Presidente Lula para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês).
Durante o almoço, Lula irá argumentar sobre a importância da manutenção deste fundo para auxiliar os países que conservam as florestas tropicais. O Brasil e os outros oito países que compartilham a Floresta Amazônica estão entre os principais interessados na iniciativa de financiamento e conservação.
Cidade sob atenção global
Belém está simbolicamente reconhecida como a capital do país até o encerramento da COP30, em 21 de novembro. A cidade passou por diversas obras de infraestrutura, algumas ainda em curso, para sediar o evento.
Em uma medida de segurança padrão para grandes eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e a reunião dos BRICS no Rio de Janeiro, o presidente Lula decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a pedido do governador do Pará, Helder Barbalho.








































