A poucos quilômetros do perímetro urbano de Porto Velho, cerca de mil famílias produzem alimentos e hortifrutigranjeiros que abastecem supermercados e feiras de toda a cidade.
São pequenos produtores que integram a Associação Boa Safra (ASBOAS) que acaba de receber uma retroescavadeira por meio do projeto Força do Campo, iniciativa que conta com recurso do senador Jaime Bagattoli (PL).
“O recurso parlamentar precisa voltar à população em forma de trabalho e é isso que estamos fazendo ao investir no “Força do Campo”. Desde que apliquei a emenda, o IFRO já levou capacitação e apoio técnico a vários produtores e hoje foi o dia de entregarmos uma retroescavadeira às famílias da ASBOAS. É recurso chegando para mudar o dia a dia do pequeno produtor”, afirmou Bagattoli.
A REGIÃO
Composta, em sua maioria, por propriedades de 5 e 6 hectares, o setor chacareiro de Porto Velho é uma região plana que historicamente sofreu com o verão e o inverno amazônicos.
Mas para o senhor Ezequiel Antunes, a chegada da retroescavadeira deve mudar essa realidade.
“Cheguei aqui há 25 anos e a principal queixa é a condição das estradas. Essa máquina entregue pelo senador chegou em boa hora, porque as chuvas já começaram e ela vai ajudar a gente a reparar as vicinais e não ter atraso no transporte dos nossos produtos até a cidade “, detalhou o produtor.
ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Além da recuperação das vicinais, a retroescavadeira também já tem tarefa a cumprir dentro das propriedades.
Noemi Furtado, secretária geral da ASBOAS, lembra que muitos produtores já estudam em investir na piscicultura, um passo importante que agora terá a ajuda do novo maquinário.
“A gente tem produtor de milho, de mandioca, de abacaxi e queremos também ser uma região forte na criação de peixes. Por isso, a retroescavadeira será de grande ajuda na escavação dos viveiros e dos tanques”, explicou Noemi.
FORÇA DO CAMPO
Uma parceria entre o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e o senador Jaime Bagattoli, o projeto Força do Campo tem levado capacitação e apoio técnico aos pequenos produtores de vários municípios.
Graças ao aporte das emendas do senador Bagattoli, o projeto tem entregado maquinários em todas as associações por onde passou.
A entrega da retroescavadeira à ASBOAS, por exemplo, contou com as presenças de vários produtores, do presidente das ASBOAS, Eder Ferreira, dos vereadores Pedro Geovar e Jurandir Bengala, do secretário municipal de Agricultura de Porto Velho, Rodrigo Ribeiro, do secretário adjunto da Casa Civil, Carlos Magno, além dos deputados Alan Queiroz e Cristiane Lopes.








































