O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou neste domingo (2) a Aldeia Vista Alegre de Capixauã, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, na Região de Santarém, no Pará. Durante a visita, o presidente prometeu solucionar a falta de energia elétrica na comunidade.
“Uma coisa que eu estranhei. Eu pensei que tinha energia […] eu prometo para vocês que vocês vão ter energia aqui na comunidade de vocês”, disse Lula, destacando que a instalação de placas solares é uma solução viável e de baixo impacto ambiental.
A cacique Irenilce Kumaruara recebeu o presidente e apresentou a demanda por rede elétrica para 4.338 famílias, o que representa uma população de mais de 13 mil indígenas na região.
Demarcação de terras e Universidade Indígena
As aldeias indígenas na Resex Tapajós-Arapiuns ainda dependem do avanço no processo de demarcação. A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joência Wapichana, garantiu que a demarcação física das comunidades de Vista Alegre e Escrivão deverá ocorrer no primeiro semestre do próximo ano.
Desde o início do terceiro mandato de Lula, 16 novas terras indígenas foram demarcadas, superando a meta inicial de 14 áreas homologadas.
Ainda na aldeia, Lula anunciou a criação da Universidade Indígena no dia 17 de novembro, em evento em Brasília. A instituição terá sede na capital, mas contará com extensões em todos os estados para que os estudantes possam frequentar os cursos mais próximos de onde moram.
A agenda de visitas do presidente a comunidades indígenas faz parte da preparação prévia para a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro.









































