O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (27) que teve uma boa reunião com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur, na Malásia.
Trump descreveu Lula como “um sujeito muito vigoroso” e confirmou que as negociações comerciais entre os dois países continuam.
Diálogo direto entre líderes
Em entrevista rápida na saída do hotel, Lula destacou que ele e Trump mantêm um canal direto de comunicação para tratar de eventuais dificuldades nas negociações.
“Estabelecemos uma regra de negociação que toda vez que tiver uma dificuldade eu vou conversar pessoalmente com ele. Ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele”, afirmou o presidente brasileiro.
Ao final da conversa, Lula agradeceu as felicitações de Trump pelo seu aniversário de 80 anos: “Eu vi a mensagem. Eu agradeço”.
Questões comerciais em pauta
Durante a coletiva, Lula se mostrou otimista quanto à suspensão das tarifas aplicadas pelos EUA e afirmou ter boa impressão sobre a possibilidade de acordo:
“Estou convencido de que, em poucos dias, teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil para que a vida siga boa e alegre do jeito que dizia o Gonzaguinha na sua música”.
Trump mencionou que os produtos brasileiros atualmente pagam tarifa de cerca de 50% nos Estados Unidos e disse que as negociações continuarão.
Encontro durante a cúpula da ASEAN
O encontro ocorreu na programação da 47ª Cúpula da ASEAN, na Malásia, onde Lula também participa de agendas com líderes da Ásia do Sudeste, buscando fortalecer relações comerciais e diplomáticas.











































