O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nesta segunda-feira (20 de outubro de 2025), o novo presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, pela vitória nas urnas ocorrida no domingo (19). Rodrigo Paz é senador e representa o Partido Democrata Cristão (PDC), uma legenda de centro-direita.
Em publicação feita nas redes sociais, Lula informou que encaminhou uma carta ao boliviano. Nela, o presidente brasileiro reforçou a prioridade do relacionamento com a Bolívia, citando a extensa fronteira compartilhada, além de uma relação de amizade e respeito.
Prioridade nas relações bilaterais
Lula destacou que Rodrigo Paz pode contar com o compromisso do governo brasileiro em seguir trabalhando para o benefício das relações bilaterais e da cooperação em temas de interesse mútuo. A Bolívia é considerada pelo Brasil como uma parceira fundamental para a construção de uma América do Sul mais justa, solidária e integrada.
O presidente brasileiro também salientou que a conclusão do processo eleitoral boliviano ocorreu em um “clima de tranquilidade e harmonia”. Para Lula, isso demonstra o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, um valor que deve guiar toda a região sul-americana.
Fim de uma era e desafios no governo
A vitória de Rodrigo Paz marca o fim de quase duas décadas de governos do Movimento ao Socialismo (MAS), fundado por Evo Morales. A eleição ocorreu em um momento de crise econômica e representa a escolha por uma plataforma moderada.
A campanha de Paz prometeu manter os programas sociais existentes, ao mesmo tempo em que promove o crescimento do setor privado. Essa plataforma parece ter atraído eleitores de esquerda desiludidos com o MAS e cautelosos em relação a medidas de austeridade.
Entretanto, o PDC não conseguiu assegurar a maioria legislativa, o que obrigará o novo presidente a firmar alianças políticas para conseguir governar. Rodrigo Paz tomará posse no dia 8 de novembro.