A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) cobrou do Governo de Rondônia providências urgentes para evitar a paralisação do Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho. Segundo a parlamentar, a instituição filantrópica, referência em média complexidade, enfrenta uma crise financeira grave devido a atrasos nos repasses estaduais que somam cerca de R$ 6 milhões.
O requerimento apresentado pela deputada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) solicita informações detalhadas sobre a situação do convênio e sobre as medidas que estão sendo adotadas para garantir a continuidade dos serviços. “Não podemos admitir que um hospital histórico e essencial para Rondônia seja levado à paralisação por falta de repasses”, afirmou Cláudia de Jesus.
De acordo com a direção técnica do hospital, os repasses estão atrasados há quatro meses, o que já provocou a suspensão de atendimentos, como o serviço de oftalmologia. A crise também é agravada pela demora na liberação de emendas parlamentares destinadas à instituição, que há quase 50 anos presta atendimento gratuito à população do estado.