A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) solicitou à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) a realização de um mutirão itinerante para emissão de novas carteiras de identidade (RG) aos pescadores da Colônia Z-9, em Ji-Paraná. A medida é considerada urgente diante da proximidade do período do seguro-defeso, que ocorre entre 15 de novembro de 2025 e 15 de março de 2026.
De acordo com a parlamentar, cerca de 150 pescadores e pescadoras enfrentam dificuldades para conseguir agendamento, comprometendo a regularização documental e podendo impedir o acesso ao benefício.
“É inaceitável que trabalhadores que dependem do seguro-defeso para sustentar suas famílias fiquem sem acesso ao direito por falta de estrutura na emissão de RG. O mutirão é uma medida necessária para garantir dignidade a essas famílias”, afirmou Cláudia de Jesus.
A solicitação partiu da própria Colônia de Pescadores Z-9, que relatou dificuldade em obter o documento dentro do prazo. Para a deputada, a ação é fundamental para assegurar que os pescadores tenham seus direitos preservados e não fiquem desassistidos em um período tão sensível.