SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

Vamos ter que aprender o mandarim, para podermos conversar com nossos novos maiores parceiros?

Aprender mandarim pode se tornar estratégico diante da aproximação do Brasil com a China e do distanciamento histórico dos Estados Unidos.

Por Sérgio Pires - 30

Publicado em 

Atualizado em 

私が持っているのは なに”! Decore estas letras no idioma mandarim. Quem sabe em breve elas não farão parte do seu vocabulário? Segundo o Google, a tradução para ela é “Sim Senhor!”. Isso poderá ser útil. Aprender o mandarim, língua falada por mais de 910 milhões de chineses e a principal do país (há pelo menos outros quatro idiomas falados em diferentes regiões do país) pode ser fundamental para que os brasileiros consigam se comunicar com aqueles que tendem a ser, um futuro que mais próximo do que se possa imaginar,  nossos mais novos e maiores  comerciais, políticos e ideológicos. Nada de inglês, o idioma oficial da maior democracia do mundo, O que podemos ter pela frente é a firme parceria com a ditadura “democrática” da China.

Há 201 anos, exatamente em 1824, apenas dois anos depois da nossa Independência, foram os Estados Unidos o primeiro país a reconhecer o novo governo. Desde lá, as relações entre as duas nações se estreitaram, chegando a um segundo século de parceria. Houve alguns momentos de tensão, como quando o governo de Getúlio Vargas chegou a namorar com o nazismo de Hitler. Mas durou pouco. Na Segunda Guerra, o Brasil foi vital para a vitória aliada contra o terror e, desde lá, as relações se aprofundaram. Até agora.

O governo de esquerda se aproximou cada vez mais da China. A terra da segunda maior economia do mundo e da segunda maior população (1 bilhão e 410 milhões de habitantes, sete vezes todos os brasileiros somados) já há alguns anos investe bilhões de dólares por aqui, principalmente nos setores de energia, transportes, tecnologia e alimentos.  Com a crise de relacionamento com os americanos, nestes pouco mais de sete meses em que Donald Trump está no poder, tudo indica que estamos andando, cada vez mais céleres, para o colo dos chineses.

“O ministro Alexandre de  Moraes está conseguindo destruir uma relação amistosa entre os Estados Unidos e o brasil de mais de 200 anos” como afirma parte de uma declaração emitida pelo governo americano, através da sua Embaixada no Brasil, sintetiza o que está acontecendo. Claro que não é só Moraes. Toda a política de esquerda comandada pelo presidente Lula é a antítese do americanismo. O atual governo brasileiro aproveita ainda mais a crise com seu parceiro de dois séculos, para  estreitar relações com ditaduras como a chinesa.

Nas próximas semanas, saberemos com mais clareza quais serão os próximos passos e se o daremos numa direção ou na outra. Não há dúvida de que, se consultada, a imensa maioria dos brasileiros optaria por uma parceria forte com os americanos, mas , é claro, isso nada significa. O governo é quem decidirá para onde nos empurrar. Neste momento, a tendência é o colo dos chineses. Oremos, pois!

SENADO APROVA MUDANÇA NA LEI DA FICHA LIMPA E CASSOL, GURGACZ E OUTROS POLÍTICOS PODEM VOLTAR ÀS URNAS

Ivo Cassol, Acir Gurgacz, Nilton Capixaba e Natan Donadon: estes quatro rondonienses estão entre os políticos brasileiros beneficiados com a decisão do Senado Federal, na tarde desta terça-feira, que aprovou mudanças na Lei da Ficha Limpa, fixando em oito anos no máximo o cumprimento de penas de perda de direito político.  A decisão, que ainda volta para a Câmara para nova votação, representou a aprovação da matéria por 50 votos a favor e 24 contra. Dois três senadores rondonienses, Jaime Bagattoli e Confúcio Moura votaram contra a mudança na lei, enquanto Marcos Rogério votou pelo sim.

A partir de agora, o projeto deve retornar à Câmara e precisa ser votado até 2 de outubro, para que possa valer para a eleição do ano que vem. É possível que isso ocorra, porque a própria Câmara há havia dado sua aprovação e o projeto só volta a ela porque teve algumas emendas no  Senado. Há ainda alguns pequenos entraves, mas a decisão do Senado dá a quase certeza de que as mudanças na legislação eleitoral valerão para a eleição do ano que vem.

Caso se confirme a candidatura de Ivo Cassol, muda tudo no quadro sucessório para o Governo. O ex-governador e ex-senador já lançou seu nome para a disputa, garantindo que estará na corrida pelo Palácio  Rio Madeira/CPA, que ele construiu mas não inaugurou. Acir Gurgacz deve disputar uma das duas cadeiras ao Senado e Natan Donadon trabalha para voltar à Câmara Federal. Não se sabe ainda se Nilton Capixaba também confirmará sua candidatura.

PDT APRESENTA ALMIR JOSÉ E ELTON ASSIS COMO SEUS NOMES PARA A CÂMARA FEDERAL EM 2026

Enquanto ainda agrada o sinal verde da mudança na legislação eleitoral para poder disputar o Senado no ano que vem, o ex-senador Acir Gurgacz dá duro para cooptar novas lideranças para o PDT, partido que comanda em nível regional. Na semana passada, ele conseguiu a adesão de dois nomes fortes no Estado. Um deles, o presidente do Sindisef, o sindicato dos servidores federais, Almir José da Silva. O outro, Elton de Assis, advogado e ex-presidente da OAB rondoniense, nome dos mais respeitados em seu meio. Os atos de filiação ocorreram em evento em Porto Velho, quando reuniu lideranças regionais, apoiadores e representantes de entidades de classe. Os dois vão concorrer à Câmara Federal.

A escolha do PDT, partido do ex-senador Acir Gurgacz, reconhecido como um dos principais defensores das pautas dos servidores federais, foi fruto de consenso entre lideranças sindicais e políticas. Tanto Almir José quanto Elton de Assis, são personagens destacados em seus respectivos setores e têm chances reais de conquistar o eleitorado rondoniense. Almir José afirmou que sua filiação “representa a continuidade de uma missão: fortalecer a luta pelas reivindicações históricas da categoria em Brasília, onde diversas pautas permanecem paradas e necessitam de maior articulação junto à bancada federal de Rondônia”.

O PDT continua se preparando para 2026. O próprio Gurgacz está muito próximo de oficializar sua candidatura ao Senado. Não se sabe ainda com quem o partido fará parceria numa disputa pelo Governo, já que esta opção não tem sido prioridade para o maior líder da sigla no Estado. Acir é responsável por descobrir talentos para a política, como Marcos Rogério e Sílvia Cristina, ambos agora com outros rumos tomados.

MDB PREPARA NOMINATA FORTE PARA DISPUTAR A ASSEMBLEIA. PIMENTEL É UM DOS NOMES MAIS QUENTES

A lista de prováveis candidatos a deputado estadual, obviamente se excluindo aqueles que já estão na ALE e que, em sua maioria, buscarão a reeleição em 2026. O MDB está preparando algumas daquelas candidaturas muito viáveis. A principal delas é a do ex-secretário de saúde e ex-deputado (injustiçado, por ter sido impedido de cumprir grande parte do seu mandato) Williames Pimentel, hoje atuante junto ao INSS nacional. Outra candidatura pronta é a da ex-prefeita de Guajará  Mirim, Raíssa Bento. Ela ainda enfrenta problemas com a Justiça Eleitoral, mas se puder concorrer, é nome entre os mais fortes. Do interior também, o partido deve trazer o vereador Joziel de Brito, de Ji-Paraná.

Tem mais gente. O médico Amado Rahaal tem sido convidado para entrar na disputa. Ainda não respondeu. Nome certíssima na corrida para a ALE em 2026 é o de Paulo Moraes, irmão do prefeito Léo Moraes, com enormes chances de chegar lá. Da Câmara Municipal, entre os vários outros nomes (como os de Márcio Pacele e de Breno Mendes, dois dos mais quentes) pode surgir o nome de Marcos Combate, hoje o mais opositor na política municipal. Fora dos grupos políticos tradicionais, mas ligado ao sindicalismo, Chiquinho do Sintax deve voltar a concorrer no ano que vem.

Partidos como o Avante e vários outros, incluindo-se aí os partidos de esquerda e principalmente o PT, mas também o PDT, estão organizando suas nominatas desde agora. Muitos evitam falar em nomes para não concorrer o risco dos seus serem cooptados pela concorrência. As relações parciais que estão sendo publicadas neste espaço são apenas a ponta do iceberg que vem aí, em termos de concorrentes para o parlamento estadual daqui a um ano.

HIRAN GALLO COMANDA COMEMORAÇÕES DOS 80 ANOS DO CFM, A ENTIDADE QUE REÚNE 650 MIL MÉDICOS

O rondoniense José Hiran Gallo, porto-velhense da gema, preside uma das maiores e mais importantes entidades de classe do país, o Conselho Federal de Medicina. Hiran já comandou uma série de atividades históricas da entidade, mas, na próxima semana, estará à frente de um dos mais importantes deles: as comemorações dos 80 anos de fundação da entidade. O marco inicial do CFM é um decreto de 1945, que estabeleceu os Conselhos de Medicina como órgão responsáveis pela fiscalização e normatização da prática médica no Brasil.

Hoje o Conselho se tornou uma das instituições mais respeitadas do país, com seus 650 mil associados, liderados pelo médico rondoniense que tem se destacado na luta diária pelo direito médico e sua preciosa e inexpugnável relação com o paciente. Médicos/heróis que todos os dias dedicam todos os seus esforços para salvar vidas, sem dúvida serão os grandes homenageados nos dias 10 e 11 da próxima semana, quando das comemorações dos 80 anos de história do Conselho que os abriga.

LÉO EM ALTA, DESTACANDO NOS VÍDEOS PEQUENOS E GRANDES PASSOS. MAS PROTESTA CONTRA SUJEIRA NOS IGARAPÉS

Encerrando oito meses de governo, Léo Moraes continua em alta na opinião pública da sua cidade. São comuns as cenas dele sendo abraçado e festejado onde quer que esteja. Dias atrás, um menino de sete anos foi levado por sua mãe até o Prefeito. A criança, chorando, declarou sua enorme admiração pelo Prefeito, que também se emocionou. Léo continua uma presença constante nas redes sociais, gravando vídeos todos os dias, praticamente, informado a população de realizações ou que estão prontas ou em andamento; de pequenos passos até os grandes avanços que estão preparando para a Capital dos rondonienses.

Temas quentes como a implantação do novo hospital municipal e universitário, em parceria com a Unir, prestes a ser comprado e que em breve começará a ser adaptado para funcionar, já  provavelmente no ano que vem; uma série de obras de melhorias e limpeza nos igarapés, preparando a cidade ao menos para amenizar a temporada de chuvas que se aproxima; a comemoração pela queda de 85 por cento nas, são questões registradas por Léo, nos seus contatos diários, pessoalmente ou por net, com a população..

Há, contudo, algo que irrita o Prefeito; é o que muita gente ainda comete, contra toda uma luta por limpeza que ele está liderando. Num dos vídeos, Léo Moraes protesta, com veemência, porque suas equipes limparam três vezes o mesmo igarapé, no Bairro Três Marias e, pouco tempo depois, estava tudo sujo novamente, cheio de materiais e lixo jogados. “Assim não dá”, disse o Prefeito, pedindo apoio da coletividade para ajudar em todo o esforço para melhorar as condições de limpeza da cidade.

Uma série de eventos, incluindo uma sessão especial do Senado Federal, a partir das 10 horas do dia 11 próxima, uma  quinta-feira, será um dos pontos altos das festividades. No dia anterior, na sede da entidade, em Brasília, uma série de palestras e debates envolvendo temas de grande importância para o mundo da Medicina e, por extensão, para a saúde da população, incluindo a Medicina daqui a 80 anos, estará sendo realizada dentro da programação , do CFM octogenário. Tudo sob o comando de Rondônia, através de Hiran Gallo, seu presidente neste momento histórico.

GOVERNADOR VÊ DE PERTO PRODUÇÃO VITORIOSA DE CAFÉ, QUE COMEÇOU COM MUDAS DOADAS PELA EMATER

Foi um momento especial, quando se viu um retrato reduzido, mas pródigo em conquistas, da produção de Rondônia. O governador Marcos Rocha, (acompanhado do seu secretário de Agricultura, Luiz Paulo e do deputado Cirone Deiró) , não conseguiu conter sua alegria, ao ouvir os agradecimentos de um produtor de café de Cacoal, que começou pequeno, com muitas mudas doadas pelo Governo, via Emater  e que hoje se tornou um dos destaques do plantio e venda do produto, inclusive com conquistas de prêmios nacionais. Rocha visitou a propriedade Café da Luz, localizada na Linha 12, em Cacoal, com objetivo de conhecer a força do agronegócio familiar e o potencial econômico da região, que se destaca nacionalmente pela qualidade do café robusta produzido.

O produtor João Alves da Luz  já conquistou importantes premiações, como o título de campeão no Prêmio CNA Artesanal 2024, além de destaques em concursos como o ConCafé e o COY Brasil. “A cafeicultura mostra a força da agricultura familiar em Rondônia. É o resultado do trabalho de pessoas dedicadas, que ajudam a movimentar a economia do nosso Estado e levar o nome de Rondônia para o Brasil e para o mundo”, comemorou, emocionado, o governador Marcos Rocha.

Rondônia é atualmente o maior produtor de café da Região Norte e o quinto maior do Brasil, com 49 mil hectares cultivados e cerca de 3 milhões de sacas ao ano, conforme dados do IBGE. A atividade garante renda a mais de 20 mil famílias rondonienses, fortalecendo a economia e incentivando a permanência das novas gerações no campo.

Para se ter ideia da grandeza da nossa cafeicultura, em 2024, Rondônia registrou 130 milhões de dólares  em exportações de café, tendo como principais destinos países como Vietnã, Bélgica, Rússia, Alemanha, Estados Unidos, Índia, Polônia, China, Marrocos e Itália.

COMEÇA O JULGAMENTO DO GOLPE QUE NÃO HOUVE. BOLSONARO PODE PEGAR 40 ANOS DE CADEIA

O Brasil está prestes a assistir uma das maiores injustiças (maior ainda do que a do 8 de Janeiro)  da sua história, com a condenação do ex-Presidente Jair Bolsonaro e outros réus, por crimes que eles não cometeram. Uma narrativa, criada a partir de um fato concreto, com a maioria das suas nuances apenas calcada nela, na narrativa, deve colocar Bolsonaro ante uma pena de não menos 40 anos na cadeia, se não for mais. Ele teria sido o cérebro e liderado uma tentativa de golpe onde não houve Forças Armadas, um só tiro, um só ferido e, apenas, a presença de dois ou três milhares de desnorteados, praticando atos de vandalismo.

A partir da criação de uma pretensa “trama golpista”, onde testemunhas foram pressionadas e ameaçadas, onde provas que poderiam ajudar na defesa não foram aceitas; onde os advogados não tiveram acesso a todos os autos e onde vários quesitos constitucionais foram ignorados, começou nesta terça o julgamento que só um brasileiro, totalmente fora da realidade do seu país, imagina que será justo e, ainda, que já não tem sua sentença decidida.

Com exceção dos aliados do Planalto e da maioria dos ministros do STF, ou seja, uma espécie de extensão do braço palaciano, é pequeno o número de pessoas que acredita que realmente houve uma tentativa de golpe de Estado. Seria o primeiro no mundo onde não houve um só ato de violência grave, um tiro, um braço quebrado, embora alguns dos participantes do 8 de Janeiro, vários presos injustamente, tenham recebido penas que superaram os 14 anos de prisão. Lamentável que a verdadeira democracia brasileira esteja submetida a este tipo de ação do Judiciário, mas infelizmente é a essa ação que o país está submetido, atualmente.

CRISPIN SUGERE REDUÇÃO PARA 50 POR CENTO DAS ÁREAS PRESERVADAS NAS RESERVAS LEGAIS, APÓS AMPLO DEBATE

Redução num percentual mínimo de Reserva Legal de 80 por cento para até 50 por cento, em casos específicos, exclusivamente para fins de recomposição ambiental. Esta é uma das principais propostas apresentadas pelo deputado estadual Ismael Crispin, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, para um novo projeto de Reservas Legais em Rondônia. Entre as condições impostas para esta finalidade, estariam a localização do imóvel em municípios com mais de 50 por cento da área ocupada por unidades de conservação ou terras indígenas homologadas; compromisso de recomposição, regeneração ou compensação ambiental; e inscrição válida no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O projeto também prevê hipóteses de redução fundamentadas no Zoneamento Socioeconômico-Ecológico de Rondônia, desde que haja autorização do Poder Executivo, após deliberação do Conselho Estadual de Meio Ambiente. Nessas situações, a redução não se aplicará a áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, corredores ecológicos ou territórios de populações tradicionais, salvo justificativa técnica. Para apresentar suas propostas, Crispin percorreu todas as regiões do Estado, debatendo com comunidades e lideranças a atualização do Zoneamento.

Ao justificar a proposta, o deputado Ismael Crispin destacou que a iniciativa supre uma lacuna existente na legislação estadual. “Hoje Rondônia não possui uma norma em vigor que discipline as hipóteses de redução da Reserva Legal, o que impede a aplicação prática do Código Florestal e gera insegurança jurídica tanto para os produtores quanto para os órgãos ambientais. Nosso objetivo é trazer clareza, conciliar preservação com desenvolvimento e garantir que a regularização ambiental seja efetiva”, avisou. Na condição de presidente da Comissão de Meio Ambiente, Crispin reforçou a importância de um debate amplo sobre a matéria.

PERGUNTINHA

Você também tem acompanhado pelas redes sociais a série de denúncias de corrupção, tipo cada enxadada é uma minhoca, que já teriam sendo praticadas meses antes da realização da COP 30, em Belém do Pará, em que até a água comprada para o evento teria tido um superfaturamento acima de 600 por cento?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campeonato da Grande Família começa em Guajará-Mirim com apoio de R$ 300 mil

Campeonato da Grande Família começa em Guajará-Mirim com apoio de R$ 300 mil

Tradicional torneio de futebol amador teve início no Campo do Rui Almeida e contará com investimento parlamentar para alcançar distritos e comunidades.
L
PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer ao STF para manter suspensa a norma estadual que proíbe a reserva de vagas raciais em instituições de ensino.
L
Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

O parlamentar rondoniense classificou a decisão judicial como uma vitória contra injustiças e destacou a união da bancada federal na defesa do estado.
L
Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Deputada estadual reforça estrutura da saúde em São Miguel do Guaporé com automóvel 0 km para melhorar atendimento à população.
L
Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

O ministro do Trabalho destacou que a taxa Selic teve impacto mais negativo na geração de vagas do que as sobretaxas comerciais impostas pelos Estados Unidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país, mas avança no Norte

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país, mas avança no Norte

Novo boletim da Fiocruz aponta que o vírus da influenza A é o principal responsável pela alta de internações em estados como Amazonas e Acre.
L
Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

A concessionária responsável pelo trecho da rodovia em Rondônia afirma cumprir todas as obrigações contratuais e mantém a cobrança da tarifa normalmente.
L
Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito Léo Moraes pede ajuda da população para cuidar dos animais e denunciar casos de abandono e maus-tratos.
L
Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Chuvas intensas e persistentes devem atingir todo o estado nesta sexta-feira, com risco de descargas elétricas, ventos fortes e alagamentos durante o fim de semana.
L
Indícios de precarização trabalhista e subtributação levantam alerta em licitação de transporte inter-hospitalar em Rondônia

Indícios de precarização trabalhista e subtributação levantam alerta em licitação de transporte inter-hospitalar em Rondônia

Apontamentos envolvem possíveis violações a direitos trabalhistas e desvio de arrecadação municipal em contrato da saúde estadual
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedágio BR-364: Justiça suspende cobrança em Rondônia

Pedágio BR-364: Justiça suspende cobrança em Rondônia

Deputado Coronel Chrisóstomo comemora liminar que interrompe tarifação entre Porto Velho e Vilhena, destacando impactos no transporte e na população.
L
Janeiro Branco: Eyder Brasil promove ação de saúde mental

Janeiro Branco: Eyder Brasil promove ação de saúde mental

Deputado estadual organiza evento em Porto Velho com lazer, orientação e atividades educativas para conscientizar sobre a saúde emocional da população.
L
Malafaia pede rejeição de denúncia por ofensas a generais

Malafaia pede rejeição de denúncia por ofensas a generais

O pastor Silas Malafaia solicitou ao STF o arquivamento da acusação de calúnia e injúria apresentada pela PGR após falas proferidas em ato em São Paulo.
L
TRT-14 e TJRO: parceria amplia acesso à Justiça Digital

TRT-14 e TJRO: parceria amplia acesso à Justiça Digital

Tribunais de Rondônia alinham estratégias para Justiça Itinerante e Fóruns Digitais, garantindo atendimento a comunidades remotas e simplificação dos serviços.
L
Dino nega pedido para suspender renovação automática da CNH

Dino nega pedido para suspender renovação automática da CNH

O ministro do STF rejeitou a ação que questionava a dispensa de exames para bons condutores, mantendo a validade da nova regra que já gerou economia milionária.
L
Publicidade

POLÍCIA

Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Homem que estava internado em estado grave após tiroteio no bairro Mariana não resistiu aos ferimentos; Polícia Civil investiga as causas do ataque.
18
Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Ação rápida de policiais do 1º Batalhão resultou na prisão do suspeito e na devolução de objetos pessoais à vítima nas proximidades do Ministério Público.
12
Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Ação do Batalhão de Polícia Ambiental resulta em prisões e apreensão de caminhões que operavam esquema de extração clandestina no sul de Rondônia.
10
Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Diligências em Vista Alegre do Abunã resultam em prisões, apreensão de dinheiro e diversos aparelhos celulares utilizados pelo crime organizado.
14
Adolescente é apreendido por tráfico no bairro Teixeirão

Adolescente é apreendido por tráfico no bairro Teixeirão

A Polícia Militar localizou porções de maconha, cocaína e balanças de precisão no quarto do jovem após abordagem motivada por forte odor de entorpecente.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiscalização ambiental multa empresa por abandono de animal

Fiscalização ambiental multa empresa por abandono de animal

Empresa foi autuada após vídeo mostrar cão abandonado em avenida movimentada de Porto Velho; caso será encaminhado ao MPRO e à PGM.
L
Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Pesquisa e relatório da Microsoft indicam que devs estão abandonando o Xbox, enquanto a divisão de games registra queda de faturamento no início de 2026.
L

Requerimento da Licença Ambiental: LONDON MÁRMORES E PORCELANATOS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, INSTALAÇÃO e OPERAÇÃO
L
Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Manobras militares no estreito de Ormuz e ameaças diretas da Casa Branca elevam o preço do petróleo e acendem alerta para novo conflito global.
L
Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Apesar da queda de 2,31% no volume consumido, o faturamento da indústria cresceu mais de 25%, impulsionado pelo aumento do valor do produto nas gôndolas.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala sobre os 32 anos do Pirarucu do Madeira

O tema do Carnaval 2026 do bloco é “Um freio torrado de alegria”, uma expressão carregada de irreverência e identidade regional.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: Agropecuária Masutti Ltda

Licença de Operação – LO Nº 089/2024/SEMMA/PMV
L
Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Modalidade se consolida como instrumento de organização financeira para compra de bens de alto valor
L
FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

Fórum permanente de Rondônia alinhou estratégias, capacitou coordenadores e planejou ações para impulsionar micro e pequenas empresas em 2026.
L
TE Connectivity celebra 10 anos de formação profissional com foco regional

TE Connectivity celebra 10 anos de formação profissional com foco regional

Formare chega ao décimo ano com 108 participantes qualificados e nova turma confirmada
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.