DOMINGO, 19/10/2025

Em destaque

Vamos ter que aprender o mandarim, para podermos conversar com nossos novos maiores parceiros?

Aprender mandarim pode se tornar estratégico diante da aproximação do Brasil com a China e do distanciamento histórico dos Estados Unidos.

Por Sérgio Pires - 30

Publicado em 

私が持っているのは なに”! Decore estas letras no idioma mandarim. Quem sabe em breve elas não farão parte do seu vocabulário? Segundo o Google, a tradução para ela é “Sim Senhor!”. Isso poderá ser útil. Aprender o mandarim, língua falada por mais de 910 milhões de chineses e a principal do país (há pelo menos outros quatro idiomas falados em diferentes regiões do país) pode ser fundamental para que os brasileiros consigam se comunicar com aqueles que tendem a ser, um futuro que mais próximo do que se possa imaginar,  nossos mais novos e maiores  comerciais, políticos e ideológicos. Nada de inglês, o idioma oficial da maior democracia do mundo, O que podemos ter pela frente é a firme parceria com a ditadura “democrática” da China.

Há 201 anos, exatamente em 1824, apenas dois anos depois da nossa Independência, foram os Estados Unidos o primeiro país a reconhecer o novo governo. Desde lá, as relações entre as duas nações se estreitaram, chegando a um segundo século de parceria. Houve alguns momentos de tensão, como quando o governo de Getúlio Vargas chegou a namorar com o nazismo de Hitler. Mas durou pouco. Na Segunda Guerra, o Brasil foi vital para a vitória aliada contra o terror e, desde lá, as relações se aprofundaram. Até agora.

O governo de esquerda se aproximou cada vez mais da China. A terra da segunda maior economia do mundo e da segunda maior população (1 bilhão e 410 milhões de habitantes, sete vezes todos os brasileiros somados) já há alguns anos investe bilhões de dólares por aqui, principalmente nos setores de energia, transportes, tecnologia e alimentos.  Com a crise de relacionamento com os americanos, nestes pouco mais de sete meses em que Donald Trump está no poder, tudo indica que estamos andando, cada vez mais céleres, para o colo dos chineses.

“O ministro Alexandre de  Moraes está conseguindo destruir uma relação amistosa entre os Estados Unidos e o brasil de mais de 200 anos” como afirma parte de uma declaração emitida pelo governo americano, através da sua Embaixada no Brasil, sintetiza o que está acontecendo. Claro que não é só Moraes. Toda a política de esquerda comandada pelo presidente Lula é a antítese do americanismo. O atual governo brasileiro aproveita ainda mais a crise com seu parceiro de dois séculos, para  estreitar relações com ditaduras como a chinesa.

Nas próximas semanas, saberemos com mais clareza quais serão os próximos passos e se o daremos numa direção ou na outra. Não há dúvida de que, se consultada, a imensa maioria dos brasileiros optaria por uma parceria forte com os americanos, mas , é claro, isso nada significa. O governo é quem decidirá para onde nos empurrar. Neste momento, a tendência é o colo dos chineses. Oremos, pois!

SENADO APROVA MUDANÇA NA LEI DA FICHA LIMPA E CASSOL, GURGACZ E OUTROS POLÍTICOS PODEM VOLTAR ÀS URNAS

Ivo Cassol, Acir Gurgacz, Nilton Capixaba e Natan Donadon: estes quatro rondonienses estão entre os políticos brasileiros beneficiados com a decisão do Senado Federal, na tarde desta terça-feira, que aprovou mudanças na Lei da Ficha Limpa, fixando em oito anos no máximo o cumprimento de penas de perda de direito político.  A decisão, que ainda volta para a Câmara para nova votação, representou a aprovação da matéria por 50 votos a favor e 24 contra. Dois três senadores rondonienses, Jaime Bagattoli e Confúcio Moura votaram contra a mudança na lei, enquanto Marcos Rogério votou pelo sim.

A partir de agora, o projeto deve retornar à Câmara e precisa ser votado até 2 de outubro, para que possa valer para a eleição do ano que vem. É possível que isso ocorra, porque a própria Câmara há havia dado sua aprovação e o projeto só volta a ela porque teve algumas emendas no  Senado. Há ainda alguns pequenos entraves, mas a decisão do Senado dá a quase certeza de que as mudanças na legislação eleitoral valerão para a eleição do ano que vem.

Caso se confirme a candidatura de Ivo Cassol, muda tudo no quadro sucessório para o Governo. O ex-governador e ex-senador já lançou seu nome para a disputa, garantindo que estará na corrida pelo Palácio  Rio Madeira/CPA, que ele construiu mas não inaugurou. Acir Gurgacz deve disputar uma das duas cadeiras ao Senado e Natan Donadon trabalha para voltar à Câmara Federal. Não se sabe ainda se Nilton Capixaba também confirmará sua candidatura.

PDT APRESENTA ALMIR JOSÉ E ELTON ASSIS COMO SEUS NOMES PARA A CÂMARA FEDERAL EM 2026

Enquanto ainda agrada o sinal verde da mudança na legislação eleitoral para poder disputar o Senado no ano que vem, o ex-senador Acir Gurgacz dá duro para cooptar novas lideranças para o PDT, partido que comanda em nível regional. Na semana passada, ele conseguiu a adesão de dois nomes fortes no Estado. Um deles, o presidente do Sindisef, o sindicato dos servidores federais, Almir José da Silva. O outro, Elton de Assis, advogado e ex-presidente da OAB rondoniense, nome dos mais respeitados em seu meio. Os atos de filiação ocorreram em evento em Porto Velho, quando reuniu lideranças regionais, apoiadores e representantes de entidades de classe. Os dois vão concorrer à Câmara Federal.

A escolha do PDT, partido do ex-senador Acir Gurgacz, reconhecido como um dos principais defensores das pautas dos servidores federais, foi fruto de consenso entre lideranças sindicais e políticas. Tanto Almir José quanto Elton de Assis, são personagens destacados em seus respectivos setores e têm chances reais de conquistar o eleitorado rondoniense. Almir José afirmou que sua filiação “representa a continuidade de uma missão: fortalecer a luta pelas reivindicações históricas da categoria em Brasília, onde diversas pautas permanecem paradas e necessitam de maior articulação junto à bancada federal de Rondônia”.

O PDT continua se preparando para 2026. O próprio Gurgacz está muito próximo de oficializar sua candidatura ao Senado. Não se sabe ainda com quem o partido fará parceria numa disputa pelo Governo, já que esta opção não tem sido prioridade para o maior líder da sigla no Estado. Acir é responsável por descobrir talentos para a política, como Marcos Rogério e Sílvia Cristina, ambos agora com outros rumos tomados.

MDB PREPARA NOMINATA FORTE PARA DISPUTAR A ASSEMBLEIA. PIMENTEL É UM DOS NOMES MAIS QUENTES

A lista de prováveis candidatos a deputado estadual, obviamente se excluindo aqueles que já estão na ALE e que, em sua maioria, buscarão a reeleição em 2026. O MDB está preparando algumas daquelas candidaturas muito viáveis. A principal delas é a do ex-secretário de saúde e ex-deputado (injustiçado, por ter sido impedido de cumprir grande parte do seu mandato) Williames Pimentel, hoje atuante junto ao INSS nacional. Outra candidatura pronta é a da ex-prefeita de Guajará  Mirim, Raíssa Bento. Ela ainda enfrenta problemas com a Justiça Eleitoral, mas se puder concorrer, é nome entre os mais fortes. Do interior também, o partido deve trazer o vereador Joziel de Brito, de Ji-Paraná.

Tem mais gente. O médico Amado Rahaal tem sido convidado para entrar na disputa. Ainda não respondeu. Nome certíssima na corrida para a ALE em 2026 é o de Paulo Moraes, irmão do prefeito Léo Moraes, com enormes chances de chegar lá. Da Câmara Municipal, entre os vários outros nomes (como os de Márcio Pacele e de Breno Mendes, dois dos mais quentes) pode surgir o nome de Marcos Combate, hoje o mais opositor na política municipal. Fora dos grupos políticos tradicionais, mas ligado ao sindicalismo, Chiquinho do Sintax deve voltar a concorrer no ano que vem.

Partidos como o Avante e vários outros, incluindo-se aí os partidos de esquerda e principalmente o PT, mas também o PDT, estão organizando suas nominatas desde agora. Muitos evitam falar em nomes para não concorrer o risco dos seus serem cooptados pela concorrência. As relações parciais que estão sendo publicadas neste espaço são apenas a ponta do iceberg que vem aí, em termos de concorrentes para o parlamento estadual daqui a um ano.

HIRAN GALLO COMANDA COMEMORAÇÕES DOS 80 ANOS DO CFM, A ENTIDADE QUE REÚNE 650 MIL MÉDICOS

O rondoniense José Hiran Gallo, porto-velhense da gema, preside uma das maiores e mais importantes entidades de classe do país, o Conselho Federal de Medicina. Hiran já comandou uma série de atividades históricas da entidade, mas, na próxima semana, estará à frente de um dos mais importantes deles: as comemorações dos 80 anos de fundação da entidade. O marco inicial do CFM é um decreto de 1945, que estabeleceu os Conselhos de Medicina como órgão responsáveis pela fiscalização e normatização da prática médica no Brasil.

Hoje o Conselho se tornou uma das instituições mais respeitadas do país, com seus 650 mil associados, liderados pelo médico rondoniense que tem se destacado na luta diária pelo direito médico e sua preciosa e inexpugnável relação com o paciente. Médicos/heróis que todos os dias dedicam todos os seus esforços para salvar vidas, sem dúvida serão os grandes homenageados nos dias 10 e 11 da próxima semana, quando das comemorações dos 80 anos de história do Conselho que os abriga.

LÉO EM ALTA, DESTACANDO NOS VÍDEOS PEQUENOS E GRANDES PASSOS. MAS PROTESTA CONTRA SUJEIRA NOS IGARAPÉS

Encerrando oito meses de governo, Léo Moraes continua em alta na opinião pública da sua cidade. São comuns as cenas dele sendo abraçado e festejado onde quer que esteja. Dias atrás, um menino de sete anos foi levado por sua mãe até o Prefeito. A criança, chorando, declarou sua enorme admiração pelo Prefeito, que também se emocionou. Léo continua uma presença constante nas redes sociais, gravando vídeos todos os dias, praticamente, informado a população de realizações ou que estão prontas ou em andamento; de pequenos passos até os grandes avanços que estão preparando para a Capital dos rondonienses.

Temas quentes como a implantação do novo hospital municipal e universitário, em parceria com a Unir, prestes a ser comprado e que em breve começará a ser adaptado para funcionar, já  provavelmente no ano que vem; uma série de obras de melhorias e limpeza nos igarapés, preparando a cidade ao menos para amenizar a temporada de chuvas que se aproxima; a comemoração pela queda de 85 por cento nas, são questões registradas por Léo, nos seus contatos diários, pessoalmente ou por net, com a população..

Há, contudo, algo que irrita o Prefeito; é o que muita gente ainda comete, contra toda uma luta por limpeza que ele está liderando. Num dos vídeos, Léo Moraes protesta, com veemência, porque suas equipes limparam três vezes o mesmo igarapé, no Bairro Três Marias e, pouco tempo depois, estava tudo sujo novamente, cheio de materiais e lixo jogados. “Assim não dá”, disse o Prefeito, pedindo apoio da coletividade para ajudar em todo o esforço para melhorar as condições de limpeza da cidade.

Uma série de eventos, incluindo uma sessão especial do Senado Federal, a partir das 10 horas do dia 11 próxima, uma  quinta-feira, será um dos pontos altos das festividades. No dia anterior, na sede da entidade, em Brasília, uma série de palestras e debates envolvendo temas de grande importância para o mundo da Medicina e, por extensão, para a saúde da população, incluindo a Medicina daqui a 80 anos, estará sendo realizada dentro da programação , do CFM octogenário. Tudo sob o comando de Rondônia, através de Hiran Gallo, seu presidente neste momento histórico.

GOVERNADOR VÊ DE PERTO PRODUÇÃO VITORIOSA DE CAFÉ, QUE COMEÇOU COM MUDAS DOADAS PELA EMATER

Foi um momento especial, quando se viu um retrato reduzido, mas pródigo em conquistas, da produção de Rondônia. O governador Marcos Rocha, (acompanhado do seu secretário de Agricultura, Luiz Paulo e do deputado Cirone Deiró) , não conseguiu conter sua alegria, ao ouvir os agradecimentos de um produtor de café de Cacoal, que começou pequeno, com muitas mudas doadas pelo Governo, via Emater  e que hoje se tornou um dos destaques do plantio e venda do produto, inclusive com conquistas de prêmios nacionais. Rocha visitou a propriedade Café da Luz, localizada na Linha 12, em Cacoal, com objetivo de conhecer a força do agronegócio familiar e o potencial econômico da região, que se destaca nacionalmente pela qualidade do café robusta produzido.

O produtor João Alves da Luz  já conquistou importantes premiações, como o título de campeão no Prêmio CNA Artesanal 2024, além de destaques em concursos como o ConCafé e o COY Brasil. “A cafeicultura mostra a força da agricultura familiar em Rondônia. É o resultado do trabalho de pessoas dedicadas, que ajudam a movimentar a economia do nosso Estado e levar o nome de Rondônia para o Brasil e para o mundo”, comemorou, emocionado, o governador Marcos Rocha.

Rondônia é atualmente o maior produtor de café da Região Norte e o quinto maior do Brasil, com 49 mil hectares cultivados e cerca de 3 milhões de sacas ao ano, conforme dados do IBGE. A atividade garante renda a mais de 20 mil famílias rondonienses, fortalecendo a economia e incentivando a permanência das novas gerações no campo.

Para se ter ideia da grandeza da nossa cafeicultura, em 2024, Rondônia registrou 130 milhões de dólares  em exportações de café, tendo como principais destinos países como Vietnã, Bélgica, Rússia, Alemanha, Estados Unidos, Índia, Polônia, China, Marrocos e Itália.

COMEÇA O JULGAMENTO DO GOLPE QUE NÃO HOUVE. BOLSONARO PODE PEGAR 40 ANOS DE CADEIA

O Brasil está prestes a assistir uma das maiores injustiças (maior ainda do que a do 8 de Janeiro)  da sua história, com a condenação do ex-Presidente Jair Bolsonaro e outros réus, por crimes que eles não cometeram. Uma narrativa, criada a partir de um fato concreto, com a maioria das suas nuances apenas calcada nela, na narrativa, deve colocar Bolsonaro ante uma pena de não menos 40 anos na cadeia, se não for mais. Ele teria sido o cérebro e liderado uma tentativa de golpe onde não houve Forças Armadas, um só tiro, um só ferido e, apenas, a presença de dois ou três milhares de desnorteados, praticando atos de vandalismo.

A partir da criação de uma pretensa “trama golpista”, onde testemunhas foram pressionadas e ameaçadas, onde provas que poderiam ajudar na defesa não foram aceitas; onde os advogados não tiveram acesso a todos os autos e onde vários quesitos constitucionais foram ignorados, começou nesta terça o julgamento que só um brasileiro, totalmente fora da realidade do seu país, imagina que será justo e, ainda, que já não tem sua sentença decidida.

Com exceção dos aliados do Planalto e da maioria dos ministros do STF, ou seja, uma espécie de extensão do braço palaciano, é pequeno o número de pessoas que acredita que realmente houve uma tentativa de golpe de Estado. Seria o primeiro no mundo onde não houve um só ato de violência grave, um tiro, um braço quebrado, embora alguns dos participantes do 8 de Janeiro, vários presos injustamente, tenham recebido penas que superaram os 14 anos de prisão. Lamentável que a verdadeira democracia brasileira esteja submetida a este tipo de ação do Judiciário, mas infelizmente é a essa ação que o país está submetido, atualmente.

CRISPIN SUGERE REDUÇÃO PARA 50 POR CENTO DAS ÁREAS PRESERVADAS NAS RESERVAS LEGAIS, APÓS AMPLO DEBATE

Redução num percentual mínimo de Reserva Legal de 80 por cento para até 50 por cento, em casos específicos, exclusivamente para fins de recomposição ambiental. Esta é uma das principais propostas apresentadas pelo deputado estadual Ismael Crispin, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, para um novo projeto de Reservas Legais em Rondônia. Entre as condições impostas para esta finalidade, estariam a localização do imóvel em municípios com mais de 50 por cento da área ocupada por unidades de conservação ou terras indígenas homologadas; compromisso de recomposição, regeneração ou compensação ambiental; e inscrição válida no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O projeto também prevê hipóteses de redução fundamentadas no Zoneamento Socioeconômico-Ecológico de Rondônia, desde que haja autorização do Poder Executivo, após deliberação do Conselho Estadual de Meio Ambiente. Nessas situações, a redução não se aplicará a áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, corredores ecológicos ou territórios de populações tradicionais, salvo justificativa técnica. Para apresentar suas propostas, Crispin percorreu todas as regiões do Estado, debatendo com comunidades e lideranças a atualização do Zoneamento.

Ao justificar a proposta, o deputado Ismael Crispin destacou que a iniciativa supre uma lacuna existente na legislação estadual. “Hoje Rondônia não possui uma norma em vigor que discipline as hipóteses de redução da Reserva Legal, o que impede a aplicação prática do Código Florestal e gera insegurança jurídica tanto para os produtores quanto para os órgãos ambientais. Nosso objetivo é trazer clareza, conciliar preservação com desenvolvimento e garantir que a regularização ambiental seja efetiva”, avisou. Na condição de presidente da Comissão de Meio Ambiente, Crispin reforçou a importância de um debate amplo sobre a matéria.

PERGUNTINHA

Você também tem acompanhado pelas redes sociais a série de denúncias de corrupção, tipo cada enxadada é uma minhoca, que já teriam sendo praticadas meses antes da realização da COP 30, em Belém do Pará, em que até a água comprada para o evento teria tido um superfaturamento acima de 600 por cento?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula e Trump: química azeda e Brasil manda recado firme

Após tarifas e sanções impostas pelos EUA, Lula afirma que não vai aceitar líder estrangeiro “falar grosso com o Brasil” e alfineta Donald Trump em público.
L

Ciro Gomes deve se filiar ao PSDB e disputar governo do Ceará em 2026, diz presidente da sigla

Presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, afirma que filiação será oficializada na próxima semana e que Ciro pretende retornar ao comando do estado nas eleições de 2026.
L

Lula busca aproximação com a Assembleia de Deus Madureira

Encontro com o bispo Samuel Ferreira reforça estratégia política e religiosa do governo para 2026
L
Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

A capacitação é voltada a mulheres que desejam iniciar um empreendimento ou aprimorar a gestão de negócios já existentes.
L
Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, concede cinco dias para defesa do ex-presidente Fernando Collor justificar equipamento sem bateria durante prisão domiciliar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (23/1) para seu signo

Horóscopo de domingo dia 19: menos drama, mais leveza e uma pitada de sinceridade

Previsões descontraídas para cada signo, com conselhos realistas, toque de humor e aquela dose de verdade que todo mundo precisa, mas nem sempre quer ouvir.
L

TCE expõe falhas graves em hospitais de Porto Velho e cobra soluções imediatas

Mesmo com reformas e entrega de insumos, o Hospital João Paulo II ainda enfrenta superlotação, falta de profissionais, equipamentos quebrados e escassez de medicamentos.
L

Vintage Culture: Estrutura de camarote sofre danos e deixa feridos em Porto Velho

Parte do camarote cedeu durante show no estacionamento do Porto Velho Shopping, deixando pessoas feridas; chuva intensa horas antes pode ter contribuído para o incidente.
10

Vaga de emprego para Analista de Marketing e Design em Porto Velho, Salário R$ 2.413,42

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando um Analista de Marketing e Design para integrar sua equipe criativa em Porto Velho, Rondônia.
L

Prefeitura realiza limpeza e remove entulho na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição

No sábado, (18), a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) removeu o entulho acumulado em quintais da rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição, zona Sul.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L

POLÍTICA

Barroso vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Barroso vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Com voto de Luís Roberto Barroso, placar no STF fica em 2 a 0 pela descriminalização, mas julgamento é suspenso por pedido de destaque de Gilmar Mendes.
L
Padilha reforça Dia D da vacinação e combate a desinformação no Brasil

Padilha reforça Dia D da vacinação e combate a desinformação no Brasil

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convoca famílias em pronunciamento para o Dia D neste sábado e alerta sobre o risco da desinformação antivacina na América Latina.
L
Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar em aborto legal e proíbe punição

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar em aborto legal e proíbe punição

Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, decidiu que enfermeiros e técnicos podem atuar em interrupções de gestação previstas em lei e suspendeu processos contra profissionais.
L
Lula defende autodeterminação da Venezuela em meio à pressão dos EUA

Lula defende autodeterminação da Venezuela em meio à pressão dos EUA

Presidente criticou a intervenção externa nos destinos de Caracas e Havana e condenou a autorização de ações da CIA por Donald Trump para derrubar o governo de Nicolás Maduro.
L
Barroso solicita a retomada do julgamento sobre o aborto no STF

Barroso solicita a retomada do julgamento sobre o aborto no STF

Ministro do Supremo Tribunal Federal, em seu último dia no cargo, pediu o agendamento de uma sessão virtual extraordinária para dar continuidade à análise da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido de alta periculosidade de Rondônia é preso na Bolívia em operação integrada

Foragido de alta periculosidade de Rondônia é preso na Bolívia em operação integrada

O mandado foi cumprido sem resistência ou intercorrências.
12
Motociclista fica ferido em colisão entre moto e carro no bairro Lagoinha

Motociclista fica ferido em colisão entre moto e carro no bairro Lagoinha

Acidente aconteceu no cruzamento da Rua Benedito Inocêncio com a Rua Vasco da Gama.
14
Força Tática do 1º BPM prende suspeito com drogas em ponto de tráfico no bairro Embratel

Força Tática do 1º BPM prende suspeito com drogas em ponto de tráfico no bairro Embratel

O homem de 27 anos foi flagrado com pedra de crack e dinheiro durante operação no Beco da Duque de Caxias, área já conhecida pelo intenso comércio de entorpecentes.
10
Colisão entre motos deixa três homens feridos no bairro Lagoinha

Colisão entre motos deixa três homens feridos no bairro Lagoinha

A batida ocorreu no cruzamento das Ruas Atlético e Corinthians, na zona Leste de Porto Velho.
14
Força Tática do 9º prende suspeito durante assalto na BR-364 em Porto Velho

Força Tática do 9º prende suspeito durante assalto na BR-364 em Porto Velho

A prisão aconteceu na passarela em frente ao Atacadão.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Nerivaldo Bento da Silva

Natural de Porto Velho, Nerivaldo será lembrado pelo carinho, simplicidade e amor à música, deixando saudades em familiares e amigos, com despedida na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Cemitério Santo Antônio
L

Alexandre de Moraes defende ensino sobre gênero nas escolas e STF derruba lei de Garanhuns

STF derruba lei de Garanhuns que barrava temas de gênero nas escolas, e Moraes defende que educação não pode excluir a existência de pessoas trans, travestis e a diversidade da sociedade.
L

ESOTERISMO: Sedução, atração e mistérios da Rosa

Muito além da beleza e do perfume, a rosa é vista como símbolo de poder espiritual, usada em rituais de amor, proteção, cura e transformação por tradições místicas ao redor do mundo.
L
ASEPAF promove Festa do Dia das Crianças na Feira da Décima Avenida com Carreta Furacão

ASEPAF promove Festa do Dia das Crianças na Feira da Décima Avenida com Carreta Furacão

O evento gratuito acontece no dia 20 de outubro, a partir das 19h, e promete uma noite de alegria, música e diversão para toda a família.
L
Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Apesar da gravidade da batida, o motorista não ficou ferido, havendo apenas danos materiais.
10

Especialista em saúde pública desafia presidente do Conselho Municipal de Bellingham em disputa eleitoral

Disputa pelo Distrito 2 em Bellingham coloca frente a frente a presidente do Conselho Municipal, Hollie Huthman, e a epidemiologista Leah Wainman, que defendem propostas ligadas à habitação, saúde pública e equidade social.
L

Johnson chama protesto “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”; organizadores rebatem

Após chamar a manifestação “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”, o presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, é alvo de críticas de democratas e organizadores, que defendem o movimento como pacífico e pró-democracia.
L
Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Investigada por suposta ligação com organização criminosa e atos de tortura, a influencer tem o caso acompanhado de perto pelo advogado, que defende a aplicação de medidas cautelares.
L
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

A entrega de 269 títulos reforça o compromisso da Prefeitura em garantir moradia digna, segurança jurídica e inclusão social para centenas de famílias.
L
Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

O homem de 26 anos foi cercado e agredido por moradores após ser flagrado dentro de uma residência no bairro Agenor de Carvalho.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.