Em uma sessão da CPMI do INSS, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) confrontou a versão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as fraudes contra aposentados. Chrisóstomo questionou o advogado Eli Cohen, convidado para depor na comissão, a respeito da afirmação de Lula de que os esquemas teriam começado no governo anterior.
O deputado exibiu um gráfico para o depoente e perguntou se suas investigações corroboravam a fala do presidente. A resposta de Cohen foi direta: “Não. Sinceramente, com todo o respeito, isso parece uma piada de mau gosto”.
Reação do deputado e histórico das fraudes
Diante da resposta de Cohen, o Coronel Chrisóstomo afirmou que a narrativa do governo de Lula foi desmentida. “Pronto, excelência. Está respondido. Piada de mau gosto do Lula! O roubo é dele! De 2022 para 2024, 2024 cresceu quatro vezes mais, Brasil! É essa a verdade!”, disse o deputado. Ele acusou os apoiadores de Lula de estarem “mentindo ao Brasil”.
Durante o depoimento, Eli Cohen detalhou que já havia identificado práticas fraudulentas desde 2022, e que os esquemas foram ampliados nos anos seguintes, com movimentações bilionárias em associações de fachada que lesavam aposentados e pensionistas.