O governador de Rondônia, Marcos Rocha, e a secretária da Seas, Luana Rocha, entregaram nesta sexta-feira (22) 18 conjuntos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para catadores da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de Pimenta Bueno (Cooptrec), reforçando mais uma etapa do projeto Rondônia Recicla.
A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família e do Desenvolvimento Social (Seas), tem como objetivo garantir segurança, dignidade e reconhecimento aos trabalhadores da coleta seletiva, além de estimular práticas de sustentabilidade no estado.
Segundo Marcos Rocha, a ação valoriza os catadores e melhora suas condições de trabalho. “Estamos investindo para que os catadores tenham condições dignas de trabalho, mais produtividade e, acima de tudo, proteção. Isso fortalece não apenas essas famílias, mas toda a política ambiental e de desenvolvimento sustentável em Rondônia”, destacou.
A secretária Luana Rocha explicou que o projeto nasceu a partir de diagnósticos junto aos próprios catadores, que muitas vezes ficaram à margem das políticas sociais. “O Rondônia Recicla garante não só equipamentos de proteção, mas também o reconhecimento do papel essencial que esses trabalhadores desempenham na sociedade”, afirmou.
Entregas pelo estado
Com a ação em Pimenta Bueno, já são 106 kits de EPIs entregues em diversos municípios desde o início do projeto. As próximas etapas contemplarão outras cooperativas, associações e catadores autônomos cadastrados no CadÚnico. A meta é distribuir 2 mil kits até o fim de 2025, com investimento de R$ 775 mil.
Cada kit inclui máscara respiratória, óculos de segurança, botinas, luvas anticorte, avental, abafador de ruído, chapéu árabe e uniforme completo, garantindo proteção e conforto no dia a dia de trabalho.
Sustentabilidade e inclusão
O Rondônia Recicla reforça a política de sustentabilidade do Estado, estimulando a coleta seletiva, a economia circular e a preservação ambiental, além de gerar renda e valorização social aos catadores.
A Seas reforça que as inscrições para receber os kits seguem abertas até 30 de setembro, por meio do formulário online: clique aqui.