Era por volta das 9h45 quando o avião presidencial, trazendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva, surgiu nos céus do Acre. A estadia do mandatário no estado responde, inclusive, à promessa de Lula de visitar todos os estados brasileiros durante seu terceiro mandato.
Além disso, Lula chega ao estado vizinho levando um aporte financeiro bilionário para obras fundamentais que travam a economia desde a época de Michel Temer e Jair Bolsonaro, principalmente o sucateamento da BR-364 entre a capital e o município de Cruzeiro do Sul. Esse é um acesso cobrado pela população à bancada do Acre, mas que nunca saiu do papel. Segundo analistas de política, a visita ao Acre, justamente ao estado do Norte com o maior número de eleitores bolsonaristas, contribui, de certa forma, para o desenvolvimento econômico do estado.
Essa obra estará incluída no pacote de investimentos que será anunciado pelo presidente da República. Lula também divulgará a ordem de serviço da ponte em Rodrigues-Alves. No total, a visita de Lula ao Acre não apenas inseriu o estado no seu calendário de visitas, mas também deixará um legado ao comunicar investimentos da ordem de R$ 1 bilhão.
Lula em Rondônia
À tarde, a partir das 15 horas, Lula chega a Rondônia. Aqui, o presidente da República também fará o anúncio de obras fundamentais para a economia estadual. Algumas delas, como a dragagem do Rio Madeira, já acontecem. Outras, como é o caso da construção da ponte binacional Guajará-Guayaramerín, entre as cidades de Guajará-Mirim e Guayaramerín, representarão para o governo Lula um megaempreendimento em Rondônia, depois das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira.
A construção da megaponte binacional Guajará-Guayaramerín sobre o rio Mamoré unirá por terra Brasil e Bolívia, cumprindo o acordo histórico que possibilitou a anexação do Acre ao país pelo Tratado de Petrópolis em 1903. Além da ponte Rondon-Roosevelt, que liga Porto Velho a Manaus, e da ponte do distrito de Abunã. Com destaque também para as obras habitacionais em todo o estado, que ajudaram a tirar milhares de famílias do mapa da miséria em território rondoniense.