O anúncio da construção do megaempreendimento sobre o rio Mamoré, na divisa das cidades de Guajará-Mirim e Guayaramerín, trouxe o presidente da Bolívia, Luis Arce (MAS), a Porto Velho pela primeira vez. O mandatário boliviano foi recebido no Aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira pelo vice-governador de Rondônia Sérgio Gonçalves, que aproveitou o momento para enaltecer os laços de irmandade.
“O desenvolvimento não conhece fronteiras. Com a calorosa receptividade do povo rondoniense, recebi o Presidente da Bolívia, Luis Arce, para fortalecer laços que podem gerar mais comércio, empregos e oportunidades para todos. Rondônia cresce quando constrói pontes e caminha junto por um futuro melhor”, disse.
A vinda de Arce, a convite do Itamaraty e do presidente Lula, demonstra a boa relação entre os países e marca um momento histórico. Na presença de Arce, Lula assinou a ordem de serviço para a construção da ponte internacional entre as cidades brasileiras de Guajará-Mirim e Guayaramerín, cumprindo, pelo Brasil, um acordo feito há 122 anos, pelo Tratado de Petrópolis, que pôs fim à disputa territorial e consolidou a anexação do Acre ao Brasil.
A vinda de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Porto Velho, Rondônia, gerou em poucas horas uma agenda de investimentos em diversos setores. Apenas para o estado, o governo federal, investiu o montante de R$ 1,4 bilhão. Na área da infraestrutura, Lula firmou um marco histórico anunciando a construção da Ponte Internacional Guajará-Mirim – Guayaramerín. O empreendimento sobre o rio Mamoré unirá por terra o Brasil com a Bolívia, cumprindo um dos últimos acordos referentes à anexação do Acre ao território brasileiro, firmados com o país andino.