Após mais de uma década sem receber recursos diretos da União, Porto Velho volta a ser prioridade nacional. Sob a gestão do prefeito Léo Moraes, a Prefeitura conseguiu aprovar todas as propostas apresentadas ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo presidente Lula. O resultado é um pacote de investimentos que soma mais de R$ 32 milhões, destinado a ampliar e modernizar a saúde básica no município.
O maior projeto aprovado prevê a construção de uma policlínica, orçada em R$ 30 milhões. Com essa nova estrutura, que concentrará atendimentos especializados em um único espaço, a capital de Rondônia passará a integrar o grupo de apenas 45 cidades brasileiras contempladas com esse tipo de estrutura.
Outros recursos garantidos pelo PAC vão financiar a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e a modernização das unidades já existentes, que passarão a contar com serviços como telemedicina. O plano inclui ainda a compra de pelo menos quatro novas ambulâncias para reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Segundo Léo Moraes, os contratos para o início das obras devem ser assinados ainda em 2025. “A partir da assinatura dos contratos, a Prefeitura já poderá apresentar os projetos técnicos para viabilizar o repasse dos recursos e dar início aos trâmites legais das obras. Em relação aos equipamentos, a previsão é de que as entregas ocorram já no primeiro semestre de 2026, promovendo melhorias concretas para a nossa população”, disse o prefeito.
O anúncio dos investimentos acontece às vésperas da visita institucional do presidente Lula a Porto Velho, marcada para esta sexta-feira, 4 de agosto. A expectativa é que o presidente apresente pessoalmente os detalhes do PAC à sociedade local, destacando a importância da parceria entre o Governo Federal e a administração municipal para transformar a saúde na capital de Rondônia.