No Dia Internacional da Agricultura Familiar, o congressista Dr. Fernando Máximo celebrou a destinação de R$ 15 milhões em investimentos para o fortalecimento do setor produtivo em Rondônia. Os recursos são voltados para a aquisição de equipamentos modernos, compra de máquinas e implementos agrícolas, carretas para transporte de calcário e ações de regularização fundiária, beneficiando comunidades rurais em várias regiões do estado.
“Parabéns a todos os agricultores familiares, pois são vocês que colocam o alimento em nossas mesas. Reitero minha admiração por essas pessoas que trabalham de sol a sol, com as mãos calejadas, para que nós tenhamos o que comer em casa e para que o país aumente sua produção. Esses investimentos garantem mais dignidade e oportunidade para quem gera emprego e renda na nossa nação”, destacou Dr. Fernando Máximo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura representa cerca de 20,4% do PIB de Rondônia. Em 2024, o setor agropecuário alcançou faturamento recorde de R$ 18 bilhões, crescimento de 13% em relação a 2023. Nos últimos seis anos, o Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária praticamente dobrou.
Esses resultados são impulsionados por investimentos em infraestrutura rural, exportação, assistência técnica e crédito para os pequenos produtores. Rondônia se destaca na produção de café, sendo o maior produtor da região Norte e o quinto maior do Brasil; de cacau, o segundo na região Norte e terceiro do país; e também na produção de feijão, milho, soja, arroz, mandioca e até uva, cultivada principalmente no sul do estado.
Mesmo em Porto Velho, onde a agropecuária representa 3,6% do PIB municipal, o setor segue essencial para a economia de diversos municípios rondonienses alguns com mais de 40% do valor adicionado bruto oriundo da agropecuária.
Para Dr. Fernando Máximo, o fortalecimento da agricultura familiar é estratégico para a economia de Rondônia e para garantir mais emprego, renda e qualidade de vida para milhares de famílias.