A deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) protocolou as Indicações nº 9688/24 e nº 9623/24, solicitando ao Governo de Rondônia a elaboração e execução de um projeto de bloqueteamento interno em todo o Bumbódromo de Guajará-Mirim, palco do tradicional Festival Duelo na Fronteira, uma das principais manifestações culturais do estado.
De acordo com a parlamentar, o trecho que conecta os barracões à arena — por onde transitam as alegorias e integrantes das agremiações encontra-se atualmente em terra batida, tornando-se lamaçal no período de chuvas. A condição compromete a organização das apresentações e coloca em risco a segurança de participantes, trabalhadores e do público.
Obra deve garantir mais segurança e valorização cultural
A proposta prevê o bloqueteamento de todo o espaço interno, incluindo o trajeto entre os barracões e a arena principal. A obra visa preservar as estruturas alegóricas, garantir deslocamento mais seguro e proporcionar mais conforto para o público durante o festival.
“Estamos falando de um patrimônio cultural do nosso estado. É fundamental garantir infraestrutura adequada para que esse espetáculo continue crescendo com segurança, organização e valorização da nossa cultura”, destacou Dra. Taíssa.
A deputada reforçou que o projeto é urgente e essencial para o fortalecimento da logística, estrutura e identidade cultural do festival: “O Duelo na Fronteira merece um espaço à altura da sua grandeza.”
Por fim, Dra. Taíssa reafirmou o compromisso de destinar recursos e buscar melhorias estruturais: “É o recurso do povo, voltando para o povo.”