O deputado federal Dr. Fernando Máximo (União Brasil-RO) destacou, durante sessão ordinária na Câmara Federal, em Brasília (DF), o trabalho realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) por meio do projeto “Meu Voto, Meu Poder”. A iniciativa tem promovido cidadania e possibilitado o alistamento eleitoral de quem ainda não é eleitor — inclusive jovens de 16 e 17 anos e idosos que não têm mais obrigação legal de votar.
“Juízes e desembargadores da Corte Eleitoral têm levado seus servidores aos rincões de Rondônia, regiões de difícil acesso na Amazônia, além de municípios distantes da capital, Porto Velho. Tudo isso para garantir cidadania a essas pessoas, sem excluir ninguém. Parabenizo o TRE-RO, destaque nacional pela seriedade e idoneidade com que atua. Muito me honra saber que um tribunal desse nível pertence ao meu estado”, ressaltou Dr. Fernando Máximo, que também elogiou o trabalho do desembargador Daniel Lagos e dos demais membros da Corte.
Operações itinerantes
O “Meu Voto, Meu Poder” realiza operações itinerantes dos cartórios eleitorais, levando serviços essenciais para comunidades de difícil acesso. Além disso, o projeto conta com parcerias de instituições como o Tribunal de Justiça de Rondônia, o Governo do Estado e prefeituras municipais.
Entre os serviços mais procurados estão o alistamento eleitoral, a transferência de domicílio e a atualização cadastral. A ação garante ao cidadão a regularização do título de eleitor, assegurando a participação nas eleições e o acesso a diversos serviços públicos, como emissão de passaporte, matrícula em escolas públicas e inscrição em concursos.
Com o projeto, a Justiça Eleitoral amplia o acesso à cidadania, fortalecendo a democracia em Rondônia, mesmo em locais distantes e de difícil acesso.