O projeto “Enxergando com Amor”, idealizado pelo deputado federal Dr. Fernando Máximo (PL-RO), segue transformando a vida de milhares de crianças em Rondônia. Somente em 2025, cerca de 16 mil estudantes das redes públicas estadual e municipal passaram por avaliação oftalmológica completa e receberam óculos gratuitos, com direito à escolha de armação e cor. A iniciativa já é considerada uma política pública de referência na área da saúde ocular infantil.
Segundo o parlamentar, o uso de telas aumentou significativamente os casos de problemas de visão entre crianças. “Hoje, duas em cada dez crianças da rede pública no Brasil apresentam algum grau de deficiência visual. Muitas não usam óculos por falta de diagnóstico ou por limitações financeiras das famílias. Com este projeto, garantimos diagnóstico precoce e acesso gratuito aos óculos”, afirmou Dr. Fernando Máximo.
Impacto direto no aprendizado
A professora Luciana Vivian, de Alta Floresta D’Oeste, destacou o impacto positivo do projeto na sala de aula. “As crianças que passaram a usar óculos melhoraram muito no rendimento escolar. Gostaria de parabenizar o Dr. Fernando Máximo por essa iniciativa, que realmente faz a diferença”, afirmou.
A mãe Patrícia da Silva, de Vilhena, também celebrou o resultado: “Ficamos surpresos com o diagnóstico da nossa filha Maria Eduarda. Não imaginávamos que ela precisava de óculos. Esse projeto é muito importante para as famílias como a nossa”.
Prevenção, inclusão e economia pública
De acordo com estudos citados pelo deputado, 85% das crianças da rede pública que precisam de óculos não têm acesso ao equipamento. Além de promover a inclusão e o bem-estar, o projeto gera economia para a Administração Pública ao evitar que deficiências visuais comprometam o desenvolvimento escolar, gerando problemas sociais e econômicos futuros.
“Problemas de visão não tratados resultam em baixo desempenho escolar, evasão e exclusão social. Com um diagnóstico simples e a entrega de óculos, rompemos esse ciclo e damos às crianças a oportunidade de enxergar — e aprender — com dignidade”, concluiu o parlamentar.
Com a expansão do projeto para municípios menores, a expectativa é alcançar ainda mais estudantes nos próximos meses, consolidando o “Enxergando com Amor” como uma política pública permanente de saúde e educação.
News Rondônia no evento!
Ver essa foto no Instagram