QUINTA-FEIRA, 05/03/2026
Publicidade

Em destaque

STF julga nesta sexta decisão da Câmara que suspendeu ação penal contra Ramagem no caso da trama golpista

Casa suspendeu ação penal contra deputado no caso da trama golpista

Por André Richter – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

STF julga nesta sexta decisão da Câmara que suspendeu ação penal contra Ramagem no caso da trama golpista
Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para esta sexta-feira (9), às 11h, o julgamento da decisão da Câmara dos Deputados que suspendeu a ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no caso da trama golpista na qual está envolvido o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O julgamento será realizado no plenário virtual da Primeira Turma da Corte, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin. O encerramento da votação está previsto para terça-feira (13).

A solicitação do julgamento colegiado por feita por Alexandre de Moraes após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicar o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, sobre a decisão tomada ontem (7) pelo plenário da Casa.

“Comunico a Vossa Excelência que esta Casa, em sessão deliberativa extraordinária realizada no dia 7 de maio de 2025, resolveu pela sustação da ação penal decorrente do recebimento da denúncia contida na petição nº 12.100, em curso no Supremo Tribunal Federal”, diz o ofício.

A deliberação do STF é necessária porque a decisão da Câmara abre brecha para a suspensão de todas as acusações contra Ramagem e todos os demais réus do núcleo 1 da trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Entenda

No mês passado, o Supremo enviou um ofício à Casa para informar que os deputados não poderiam suspender a íntegra do processo sobre a trama golpista contra o deputado.

A possibilidade de suspensão de processos contra deputados federais e senadores está prevista na Constituição. Conforme o Artigo 53, a Câmara e o Senado podem suspender uma ação penal contra um parlamentar.

No ofício enviado à Câmara, o STF disse que, apesar da permissão constitucional, somente os crimes que teriam sido cometidos por Ramagem após o mandato podem ser suspensos. O marco temporal é a diplomação, ocorrida em dezembro de 2022.

Segundo o Supremo, a suspensão vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Pelo entendimento, Ramagem deve continuar a responder pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Antes de ser eleito, Ramagem foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e foi acusado de usar a estrutura do órgão para espionar ilegalmente desafetos de Bolsonaro. O caso ficou conhecido como “Abin Paralela”.

Núcleo 1

Os oito réus compõem o chamado “núcleo crucial” do golpe, o Núcleo 1, e tiveram a denúncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março. São eles:

. Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;

. Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022;

. General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;

. Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

. Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;

. Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;

. Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;

. Mauro Cid, tenente-coronel, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Encontro na Assembleia Legislativa debate cadastro reserva e reforça pedido de convocação de candidatos aprovados no concurso da Defensoria Pública.
L
Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Principais hubs globais como Dubai seguem paralisados pelo quinto dia consecutivo; companhias aéreas alteram rotas e enfrentam custos crescentes com combustível e logística.
L
André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

Ministro do STF atendeu pedido da Polícia Federal; dono do Banco Master foi preso na terceira fase da Operação Compliance Zero por suspeita de fraudes e ameaças.
L
Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Presidente questionou investimento global de US$ 2,7 trilhões em armas e defendeu redirecionamento de recursos para segurança alimentar durante conferência da FAO.
L
Gleisi Hoffmann confirma saída da Secretaria de Relações Institucionais para disputar o Senado

Gleisi Hoffmann confirma saída da Secretaria de Relações Institucionais para disputar o Senado

Ministra deixa o cargo em 31 de março para cumprir o calendário eleitoral; Olavo Noleto assumirá a pasta em meio a discussões sobre a eficácia das medidas protetivas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Zé Felipe, da Zé Veículos, fala sobre venda digital e crescimento acelerado

A combinação entre tecnologia, atendimento humanizado e compromisso com a transparência tem sido o alicerce dessa trajetória.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L

IN FOCO PODCAST: Chef Lindberg Júnior compartilha sua trajetória da UNIR à gastronomia internacional

No programa, ele vai falar sobre coragem para mudar de rota, desafios da gastronomia, mercado local, experiências internacionais e o que significa empreender na área em Rondônia. Prepare-se para uma conversa inspiradora sobre escolhas, propósito e sabor.
L
Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Ministério do Meio Ambiente anuncia mobilização de 4,6 mil brigadistas e infraestrutura tecnológica para monitoramento em tempo real; foco é a prevenção antecipada.
L
Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Inmet e CPTEC apontam chuvas de níveis 2 e 3, com risco de alagamentos e transbordamentos, especialmente no norte, oeste e sudoeste do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Segunda Turma do STF julgará manutenção da prisão de Daniel Vorcaro nesta sexta

Segunda Turma do STF julgará manutenção da prisão de Daniel Vorcaro nesta sexta

Colegiado analisará decisão do ministro André Mendonça contra dono do Banco Master; participação de Dias Toffoli no julgamento é incerta.
L
Governo intensifica combate ao feminicídio com ações no "Março de Luta"

Governo intensifica combate ao feminicídio com ações no “Março de Luta”

Ministra Márcia Lopes defende tolerância zero a retrocessos e destaca a importância da integração entre os Três Poderes para frear a violência de gênero.
L
Dra. Taíssa articula retroescavadeira para Pimenteiras

Dra. Taíssa articula retroescavadeira para Pimenteiras

Equipamento será destinado no segundo semestre, em parceria com o deputado federal Fernando Máximo, para fortalecer a agricultura familiar no município.
L
Eyder Brasil garante atuação de servidores cedidos no Detran-RO

Eyder Brasil garante atuação de servidores cedidos no Detran-RO

Projeto aprovado na Assembleia regulariza participação de profissionais nas ações educativas e reforça segurança jurídica no trânsito em Rondônia.
L
Ieda Chaves propõe condomínios exclusivos para idosos em Rondônia

Ieda Chaves propõe condomínios exclusivos para idosos em Rondônia

Indicação sugere estudo de viabilidade para moradias adaptadas à terceira idade; governo deve avaliar impacto financeiro e demanda habitacional.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

A ação ocorreu com o apoio da Polícia Federal, de diversas unidades da Polícia Militar do estado, do GEFRON-MT, do Grupo Especial de Investigação – G.E.I., da Agência de Inteligência do CRP I e do Exército Brasileiro, apreendeu 391,4 kg de drogas e uma arma de fogo em Porto Velho.
10
Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Dupla foi filmada durante assalto no bairro Nova Floresta; Classic usado no crime foi localizado capotado na Estrada dos Japoneses com apoio do helicóptero da PM.
12
Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Ação conjunta cumpriu oito mandados de busca e apreensão após ameaças contra policiais penais; duas pessoas foram presas com munições de fuzil.
10
Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Dupla abandonou Classic capotado na zona Sul de Porto Velho; PM encontrou chaves de carro roubado no bairro Nova Floresta.
16

Mulher grávida é presa após marido apenado atirar em homem durante assalto na zona leste

O fato ocorreu na Rua Santa Cruz, bairro Três Marias, zona leste de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MARCELO CRUZ DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO  Nº 016.00029.005/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: ASSOCIAÇÃO CONDOMÍNIO JEQUITIBÁ

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº 016.00112.006/2024-SUL
L

Workshop de Convênios reforça transparência e eficiência em Rondônia

Workshop de Convênios reúne mais de 200 participantes em Porto Velho para qualificar gestores e fortalecer a execução dos recursos estaduais.
L
Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Magistrado confirmou legalidade das prisões preventivas; dono do Banco Master e o cunhado foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória de Guarulhos.
L
Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Pesquisa aponta que jornada invisível de cuidados consome cerca de mil horas anuais a mais para mulheres do que para homens; especialistas defendem mudança cultural e políticas de compensação.
L

Léo Moraes anuncia ponto de apoio para entregadores de delivery em Porto Velho

Entregadores de delivery terão estrutura completa entre o Porto Velho Shopping e o Parque da Cidade, por meio de parceria da Prefeitura com o iFood para garantir melhores condições de trabalho.
L
Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Encontro reuniu Executivo, Legislativo e representantes da classe artística para debater políticas públicas, reativação de espaços culturais e criação do Fundo Municipal de Cultura.
L

Resultado da Lotofácil 3626 acumula e vai a R$ 10 milhões

Concurso 3626 da Lotofácil, sorteado nesta terça (3) no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador do prêmio principal; próximo sorteio paga R$ 10 milhões.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.