Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP). A nova composição nasce como a maior força política do país, reunindo 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, mais de 1.400 prefeitos e cerca de 12 mil vereadores em todo o Brasil.
Em Rondônia, o destaque ficou para o governador Marcos Rocha, que participou do evento e representa um dos principais nomes da federação no cenário nacional. Com o encerramento de seu segundo mandato à frente do Executivo estadual, Rocha desponta como forte candidato ao Senado em 2026 — agora com base ainda mais sólida.
“A Federação União Progressista representa um avanço significativo para Rondônia. Essa união fortalece nossa representatividade e nos posiciona de forma estratégica para os desafios futuros, especialmente as eleições de 2026”, declarou o governador.
O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, reforçou o equilíbrio entre as forças da federação:
“A decisão por uma gestão compartilhada entre mim e Ciro Nogueira foi tomada porque os integrantes de ambos os partidos entenderam que a federação traz mais força e consolida a harmonia”.
A formação da federação fortalece não apenas a base governista em Rondônia, mas projeta Marcos Rocha com ainda mais influência política e respaldo partidário para os próximos passos de sua carreira. Com ampla aprovação popular e trânsito político nacional, Rocha consolida-se como um dos nomes com maior viabilidade para o Senado Federal em 2026.