A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma missão humanitária no distrito de Calama, em Porto Velho, uma das regiões mais afetadas pela cheia do rio Madeira. A ação foi coordenada pela Prefeitura de Porto Velho na pessoa do prefeito, Léo Moraes e reuniu diversas instituições para levar apoio direto às famílias ribeirinhas.
Em Brasília, a parlamentar já havia acionado o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, solicitando o envio de mantimentos, colchões, roupas de cama e outros itens essenciais. Pediu também, ao ministro dos Transportes, Renan Filho, o alteamento da BR-425 — medida fundamental para manter o acesso entre Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré nos períodos de cheia.
“São regiões que fazem parte da minha história, que eu conheço desde criança. Estar aqui, escutar as famílias, olhar nos olhos dessas pessoas e poder ajudar, é uma responsabilidade que carrego com o coração. Nosso mandato está presente, atuante e disponível para garantir dignidade a essas comunidades”, afirmou.
A ação envolveu um grande esforço conjunto, reunindo Forças Armadas, Defensoria Pública, Justiça Federal, Câmara de Vereadores, Secretaria Estadual de Segurança, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Durante a visita, o barco da Marinha ofereceu atendimento médico, odontológico e exames clínicos aos moradores de Calama.
Além da entrega de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e outros itens de primeira necessidade, a missão também buscou ouvir as comunidades e levantar as demandas específicas de cada localidade.
“Estamos aqui para ouvir, para entender o que essas comunidades precisam de forma urgente e também a médio e longo prazo. Só assim conseguiremos oferecer um suporte verdadeiro, que respeite a realidade de quem vive nessas regiões”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
Léo também agradeceu a parceria de Cristiane. “A presença dela aqui não é simbólica. Ela atua, entrega, resolve. É uma parceira incansável da nossa gente.”
O defensor público geral do Estado, Victor Hugo de Souza Lima, destacou o papel da Defensoria nesse momento. “Precisamos estar onde o povo está principalmente em cenários de crise. Essa missão representa o compromisso institucional de garantir os direitos e a dignidade dessas famílias.”
A deputada reforçou que o trabalho está apenas começando. “Seguiremos firmes, de mãos dadas com o povo, com fé, responsabilidade e, acima de tudo, com amor no coração. É em momentos como este que reafirmamos o verdadeiro sentido de servir: estar presente, agir e cuidar.