SÁBADO, 15/11/2025

Em destaque

Resenha Política: Bastidores, Disputas e Protagonistas de Rondônia

Entrevistas exclusivas revelam intenções eleitorais, embates jurídicos e os nomes que moldam o cenário político do estado.

Por Robson Oliveira - 30

Publicado em 

RESENHA POLÍTICA

PODCAST

Ontem, em nosso podcast Resenha Política, o vice-governador Sérgio Gonçalves confirmou que tem intenção de disputar o Governo de Rondônia pelo União Brasil e adiantou que as divergências internas no partido vão se acomodando no decorrer do tempo. Reafirmou que o grupo estará unido em 2026 numa chapa completa a todos os cargos. Quanto à demissão do irmão, Junior Gonçalves, da Casa Civil, é um assunto superado. “O ciclo de Junior no governo se completou e ele vai continuar colaborando com Rondônia de outras formas”, explicou. A repercussão da entrevista superou as expectativas.

PODCAST II

Amanhã será veiculada a entrevista com o Diretor Comercial da Marquise Ambiental, Thiago Levi, empresa responsável pela coleta dos resíduos sólidos de Porto Velho e está no meio de uma contenda jurídica intrincada entre a Prefeitura Municipal e o Tribunal de Contas do Estado.  Levi discorre sobre todo o processo iniciado ainda em 2013 que culminou com a suspensão administrativa do contrato de forma controversa uma vez que estão pendentes questionamentos judiciais.

PODCAST III

Alexandre Jésus, Procurador Geral do MP, Manoel Carlos Neri, presidente do Cofen, vereadora Sofia Andrade, Euma Tourinho, ex-candidata a prefeita da capital e Hiram Galo, presidente do CRM são as próximas personalidades entrevistadas por nosso Podcast Resenha Política. Assistam, valerá a pena ouvir cada um deles.

CURIOSIDADE

O curioso neste processo do lixo da capital, segundo o que revelou o Diretor da Marquise, é que a suspensão ocorreu a partir de uma intervenção de uma empresa supostamente interessada que ingressou na ação depois que todo procedimento licitatório havia se exaurido e o contrato homologado. E o mais curioso ainda é que esta empresa supostamente interessada no negócio não explora diretamente essa atividade comercial. Seu ramo é saneamento.

BARRADO

Um parlamentar rondoniense que compareceu ao ato de domingo passado na Avenida Paulista para reivindicar a votação da anistia aos defensores do golpe de 8 de janeiro e que depredaram os três poderes e atentaram contra o Estado Democrático de Direito, convocado por Jair Bolsonaro e pastor Silas Malafaia, revelou à coluna que o governador de Rondônia Marcos Rocha, presente ao protesto, foi impedido de subir no caminhão principal do evento onde se encontravam os governadores e o ex-presidente. Ao ser barrado, Rocha conseguiu apenas subir ao veículo quando todas as autoridades haviam saído, exceto o governador Tarcísio de Freitas que o aguardou para um registro de foto.

BARRADO II

No Instagram pessoal, Marcos Rocha postou uma fala apoiando o protesto no solo ao lado de pessoas anônimas que compareceram ao evento para aplaudir os oradores, em particular Bolsonaro. Como foi um protesto de cunho privado, não está claro se os gastos com o deslocamento do governador de Rondônia a São Paulo foram pagos com recursos próprios,  uma vez que não havia audiência de interesse estadual em sua agenda na capital paulista no último final de semana que justifique os dispêndios públicos.

TRANSPARÊNCIA

Visitando o Portal da Transparência a coluna não conseguiu verificar se os gastos com o deslocamento e estadia de Marcos Rocha foram por conta do tesouro estadual, uma vez que despesas dessa natureza devem obrigatoriamente constar no transparência Brasil. Com a palavra o governador.

AUDIÊNCIA

Assisti pela internet a audiência pública convocada pelo Governo de Rondônia para discutir a concessão do saneamento básico a ser implantado pela iniciativa privada. Foi um fracasso total em razão do despreparo dos técnicos escalados pelo governo para tirar as dúvidas dos interessados. O que se viu foi um festival de incertezas porque os técnicos governamentais apresentaram uma proposta genérica sem apontar objetivamente o que o estado pretende fazer para o saneamento da companhia.

DEMISSÕES

 Para piorar a situação, não apareceu na mesa para discussão a proposta governamental destinada aos empregados da Caerd, visto que dificilmente a iniciativa privada queira assumir a dívida trabalhista oriunda da concessão nem com os créditos devidos na praça com os credores da companhia. O que há é tão somente a intenção da privatização ou concessão, sem uma proposta concreta para a universalização do saneamento básico.

REAÇÕES

Outro ponto preponderante e que colaborou no fracasso do chamamento foi a inabilidade política do governo em dialogar com antecedência  com os prefeitos e sindicalistas. Ambos segmentos reagiram com contundência contra o processo de concessão ou a privatização. Tais reações revelam que dificilmente o Governo de Rondônia consiga quebrar com facilidade as resistências à ideia.

INVESTIMENTOS

Nos municípios, a exemplo de Cacoal, que a empresa de água investe uma quantia considerável no saneamento e na expansão da água potável, as reações tendem a escalar politicamente alturas estridentes que inviabilizarão qualquer proposta que não venha a ressarcir os investimentos feitos e aqueles programados. Uma alternativa é sanear a Caerd e prepará-la para os investimentos, respeitando os direitos dos  municípios nos rateios das rubricas que eventualmente ingressem com o saneamento da Caerd.

IMPLOSÃO

O tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump (USA) ao comércio mundial causou uma reviravolta nas relações comerciais entre os países e os impactos concretos ainda são imprevisíveis, embora analistas econômicos se apressem em prognósticos nem sempre confirmados. A única certeza no momento é que o multilateralismo e a diplomacia ingressaram numa crise sem precedentes e os  organismos  criados pós-guerra como instrumentos de negociações políticas e comerciais perderam suas utilidades, a exemplo da ONU e OMC. As reações as tarifas e ameaças americanas revelam que uma nova ordem econômica começa a dar sinais de tempos incertos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade aceitar a denúncia da PGR, tornando o deputado federal Eduardo Bolsonaro réu. Ele é acusado de coação no curso do processo por articular sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, buscando pressionar o julgamento que condenou seu pai.
L
Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

O vice-presidente Geraldo Alckmin classificou a retirada da tarifa global de 10% sobre cerca de 200 produtos como um avanço diplomático. Contudo, a permanência da sobretaxa exclusiva de 40% aplicada ao Brasil mantém um obstáculo relevante à competitividade das exportações brasileiras.
L
Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Parlamentar presta socorro a filhote com ferimento grave no olho e reforça a importância da proteção animal em Porto Velho e em todo o estado.
L
Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Documento de 10 anos reforça cultura como política de Estado e pilar da democracia.
L
Candidaturas espelho inundam o país

Candidaturas espelho inundam o país

Pré-candidatos dependentes da imagem de terceiros revelam falta de preparo e oportunismo na política brasileira.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Estudo do Observatório BR-319 revelou a existência de mais de 2.240 km de estradas clandestinas que cruzam unidades de conservação e 1.297 km em territórios indígenas. A ação criminosa facilita o desmatamento e a mineração na região.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Com provas de Matemática e Ciências da Natureza, o segundo dia do Enem 2025 exige atenção aos cálculos e raciocínio lógico. Especialista sugere priorizar as questões mais fáceis e usar a estratégia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
L
Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h. As provas de Matemática e Ciências da Natureza terão duração de 5 horas.
L
Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

O acordo de cinco anos, anunciado na COP30 em Belém, visa expandir o acesso à energia renovável em comunidades isoladas, eliminando a pobreza energética e fortalecendo a bioeconomia local.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L

POLÍTICA

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo para que a Câmara dos Deputados vote o projeto de lei que visa punir o devedor contumaz. Segundo o ministro, a medida é essencial para asfixiar financeiramente o crime organizado.
L
Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

O líder do PT na Câmara protocolou um Projeto de Resolução (PRC) que busca a instauração imediata do procedimento de perda de mandato para deputados federais que acumularem faltas injustificadas.
L
Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projetos de lei que alteram a lei orçamentária para autorizar a criação de 8,6 mil novas vagas e criticou a elite por não permitir o acesso do povo à educação.
L
Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Município reforça apoio aos pequenos produtores durante visita da Comissão do Senado Federal.
L
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

A Primeira Turma do STF decidiu tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo, após denúncia relacionada à sua atuação junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra exportações brasileiras.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Suspeita de 19 anos foi flagrada pelo aparelho Bodyscan ao tentar visitar o pai no presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso, acompanhada da irmã de 4 anos.
16
Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Acidente no cruzamento da Rua Aruba com José Amador dos Reis deixou o piloto de moto aplicativo ferido na manhã deste sábado.
12
Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Acidente na Rua Benedito Inocêncio deixou duas mulheres e um homem feridos na noite de sexta-feira no bairro JK.
12
Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dois jovens, de 23 e 25 anos, foram detidos com meio tablete de maconha na zona leste da cidade na noite de sexta-feira.
16
Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Acidente na Penal deixou três feridos e envolveu um Fiat Strada e um Ford Fusion na noite de sexta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Conhecido por seu jeito brincalhão, divertido e de bom humor, Miguel tinha a determinação como marca registrada. Amava cuidar dos seus, aconselhar, ouvir e estar presente em cada momento importante.
L
EUA reduzem tarifas de importação para café, laranja, carne bovina e outros produtos

EUA reduzem tarifas de importação para café, laranja, carne bovina e outros produtos

O presidente Donald Trump emitiu um decreto para isentar determinados produtos agrícolas das tarifas recíprocas em vigor desde abril. A medida atende a preocupações com o alto preço de alimentos nos Estados Unidos.
L
Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial é pago neste sábado

Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial é pago neste sábado

Cerca de 152,4 mil de trabalhadores serão beneficiados pelo pagamento extra do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O recurso fica disponível para saque até 29 de dezembro.
L
Estudo sugere que inflamação é chave para o estabelecimento e progressão do Alzheimer

Estudo sugere que inflamação é chave para o estabelecimento e progressão do Alzheimer

Pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer (UFRGS) indica que o acúmulo das proteínas tau e beta-amiloide só causa danos quando células de defesa do cérebro (microglia e astrócitos) estão ativadas, sugerindo novas vias de tratamento.
L
Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

O evento gratuito “Re-conhecendo nosso rio” ocorre neste sábado (15) em parceria com a UFRJ e o ICMBio. A iniciativa visa educar o público sobre a rica e desconhecida fauna de peixes e crustáceos dos rios que nascem na maior floresta urbana do mundo.
L
Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

O projeto Pará Mais Sustentável, aprovado durante a COP30, destinará recursos para 27 municípios nas regiões do Baixo Amazonas e Xingu. A iniciativa visa fortalecer a sociobiodiversidade e o desenvolvimento de baixo carbono no estado.
L
Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

A Seleção Brasileira superou o adversário africano no Emirates Stadium, em mais um amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2026. Estêvão e Casemiro marcaram os gols da vitória, consolidando a tática ofensiva de Carlo Ancelotti.
L
Sobretaxa de 40% nos EUA Mantém Entrave para Exportações Brasileiras

Sobretaxa de 40% nos EUA mantém entrave para Exportações Brasileiras

Apesar da redução de uma tarifa de 10% para 80 produtos, entidades setoriais apontam que a sobretaxa adicional de 40% imposta pelos Estados Unidos é o principal obstáculo para a competitividade brasileira no mercado norte-americano.
L
Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Primeira noite do Duelo na Fronteira 2025 reúne centenas de pessoas no Bumbódromo de Guajará-Mirim e destaca as apresentações do Boi Malhadinho Mirim e Adulto.
L
Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

No Dia da Proclamação da República, o Governo de Rondônia reforça que responsabilidade fiscal, transparência e trabalho contínuo são essenciais para um Brasil mais digno.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.