DOMINGO, 30/11/2025

Em destaque

Resenha Política: Bastidores, Disputas e Protagonistas de Rondônia

Entrevistas exclusivas revelam intenções eleitorais, embates jurídicos e os nomes que moldam o cenário político do estado.

Por Robson Oliveira - 30

Publicado em 

RESENHA POLÍTICA

PODCAST

Ontem, em nosso podcast Resenha Política, o vice-governador Sérgio Gonçalves confirmou que tem intenção de disputar o Governo de Rondônia pelo União Brasil e adiantou que as divergências internas no partido vão se acomodando no decorrer do tempo. Reafirmou que o grupo estará unido em 2026 numa chapa completa a todos os cargos. Quanto à demissão do irmão, Junior Gonçalves, da Casa Civil, é um assunto superado. “O ciclo de Junior no governo se completou e ele vai continuar colaborando com Rondônia de outras formas”, explicou. A repercussão da entrevista superou as expectativas.

PODCAST II

Amanhã será veiculada a entrevista com o Diretor Comercial da Marquise Ambiental, Thiago Levi, empresa responsável pela coleta dos resíduos sólidos de Porto Velho e está no meio de uma contenda jurídica intrincada entre a Prefeitura Municipal e o Tribunal de Contas do Estado.  Levi discorre sobre todo o processo iniciado ainda em 2013 que culminou com a suspensão administrativa do contrato de forma controversa uma vez que estão pendentes questionamentos judiciais.

PODCAST III

Alexandre Jésus, Procurador Geral do MP, Manoel Carlos Neri, presidente do Cofen, vereadora Sofia Andrade, Euma Tourinho, ex-candidata a prefeita da capital e Hiram Galo, presidente do CRM são as próximas personalidades entrevistadas por nosso Podcast Resenha Política. Assistam, valerá a pena ouvir cada um deles.

CURIOSIDADE

O curioso neste processo do lixo da capital, segundo o que revelou o Diretor da Marquise, é que a suspensão ocorreu a partir de uma intervenção de uma empresa supostamente interessada que ingressou na ação depois que todo procedimento licitatório havia se exaurido e o contrato homologado. E o mais curioso ainda é que esta empresa supostamente interessada no negócio não explora diretamente essa atividade comercial. Seu ramo é saneamento.

BARRADO

Um parlamentar rondoniense que compareceu ao ato de domingo passado na Avenida Paulista para reivindicar a votação da anistia aos defensores do golpe de 8 de janeiro e que depredaram os três poderes e atentaram contra o Estado Democrático de Direito, convocado por Jair Bolsonaro e pastor Silas Malafaia, revelou à coluna que o governador de Rondônia Marcos Rocha, presente ao protesto, foi impedido de subir no caminhão principal do evento onde se encontravam os governadores e o ex-presidente. Ao ser barrado, Rocha conseguiu apenas subir ao veículo quando todas as autoridades haviam saído, exceto o governador Tarcísio de Freitas que o aguardou para um registro de foto.

BARRADO II

No Instagram pessoal, Marcos Rocha postou uma fala apoiando o protesto no solo ao lado de pessoas anônimas que compareceram ao evento para aplaudir os oradores, em particular Bolsonaro. Como foi um protesto de cunho privado, não está claro se os gastos com o deslocamento do governador de Rondônia a São Paulo foram pagos com recursos próprios,  uma vez que não havia audiência de interesse estadual em sua agenda na capital paulista no último final de semana que justifique os dispêndios públicos.

TRANSPARÊNCIA

Visitando o Portal da Transparência a coluna não conseguiu verificar se os gastos com o deslocamento e estadia de Marcos Rocha foram por conta do tesouro estadual, uma vez que despesas dessa natureza devem obrigatoriamente constar no transparência Brasil. Com a palavra o governador.

AUDIÊNCIA

Assisti pela internet a audiência pública convocada pelo Governo de Rondônia para discutir a concessão do saneamento básico a ser implantado pela iniciativa privada. Foi um fracasso total em razão do despreparo dos técnicos escalados pelo governo para tirar as dúvidas dos interessados. O que se viu foi um festival de incertezas porque os técnicos governamentais apresentaram uma proposta genérica sem apontar objetivamente o que o estado pretende fazer para o saneamento da companhia.

DEMISSÕES

 Para piorar a situação, não apareceu na mesa para discussão a proposta governamental destinada aos empregados da Caerd, visto que dificilmente a iniciativa privada queira assumir a dívida trabalhista oriunda da concessão nem com os créditos devidos na praça com os credores da companhia. O que há é tão somente a intenção da privatização ou concessão, sem uma proposta concreta para a universalização do saneamento básico.

REAÇÕES

Outro ponto preponderante e que colaborou no fracasso do chamamento foi a inabilidade política do governo em dialogar com antecedência  com os prefeitos e sindicalistas. Ambos segmentos reagiram com contundência contra o processo de concessão ou a privatização. Tais reações revelam que dificilmente o Governo de Rondônia consiga quebrar com facilidade as resistências à ideia.

INVESTIMENTOS

Nos municípios, a exemplo de Cacoal, que a empresa de água investe uma quantia considerável no saneamento e na expansão da água potável, as reações tendem a escalar politicamente alturas estridentes que inviabilizarão qualquer proposta que não venha a ressarcir os investimentos feitos e aqueles programados. Uma alternativa é sanear a Caerd e prepará-la para os investimentos, respeitando os direitos dos  municípios nos rateios das rubricas que eventualmente ingressem com o saneamento da Caerd.

IMPLOSÃO

O tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump (USA) ao comércio mundial causou uma reviravolta nas relações comerciais entre os países e os impactos concretos ainda são imprevisíveis, embora analistas econômicos se apressem em prognósticos nem sempre confirmados. A única certeza no momento é que o multilateralismo e a diplomacia ingressaram numa crise sem precedentes e os  organismos  criados pós-guerra como instrumentos de negociações políticas e comerciais perderam suas utilidades, a exemplo da ONU e OMC. As reações as tarifas e ameaças americanas revelam que uma nova ordem econômica começa a dar sinais de tempos incertos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Mapas do caminho para o fim do desmatamento e da dependência de combustíveis fósseis ainda serão construídos, afirma a ministra Marina Silva, com o Brasil mantendo a liderança do processo multilateral até 2026.
L
Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brigadistas distribuem mudas e ensinam produtores a prevenir queimadas, na Agrotec

Brigadistas da ABIEFA distribuem mudas frutíferas e nativas na Agrotec 2025 e orientam produtores sobre prevenção de incêndios e recuperação ambiental em Porto Velho.
L

Na Agrotec, Porto de Santos oferece parceria técnica para impulsionar o agro de Rondônia

Durante a Agrotec 2025, Sidnei Aranha defendeu investimentos na hidrovia do Rio Madeira como eixo estratégico para ampliar a logística, a competitividade e o crescimento do agro em Rondônia.
L

Na Agrotec, Emater anuncia sistema de atendimento digital 24h para apoiar produtor rural

Emater-RO anunciou novos programas, apoio técnico digital e medidas para recuperar a produção de leite em Rondônia durante a abertura do Fórum + Leite RO na Agrotec 2025.
L

Uma epidemia de infecção intestinal afetou mais de cem estudantes do campus “José Ribeiro Filho” em Porto Velho

A Adunir alega que o surto teve início após o jantar servido no Restaurante Universitário (RU). A Vigilância Sanitária interditou o RU e aguarda um laudo para confirmar a causa do surto.
L

Produtores de Teobroma expõem “Cachaça Mito” e “Clorocana” e conquistam público na Agrotec

Produtora de Teobroma levou à Agrotec 2025 uma vitrine completa de cachaças e licores artesanais, destacando sabores regionais e a força da agricultura familiar.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

O ministro Alexandre de Moraes proferiu voto condenando ex-integrantes da cúpula da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro. A condenação dos PMs do DF inclui o pagamento de indenização de R$ 30 milhões.
L
Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

A Marcha Nacional dos Deputados Estaduais destacou debates sobre federalismo e reforçou a participação de Rondônia nas discussões sobre a PEC 38/2025.
L
Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Nova lei autoriza uso de veículos abandonados no Detran por policiais e transforma problema histórico em reforço operacional
L
Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Projeto está em sua quinta edição e leva cidadania, saúde e inclusão à zona Leste da capital
L
Sinalização viária começa a ser implantada na RO-420 em Jacinópolis após indicação da deputada Dra. Taíssa

Sinalização viária começa a ser implantada na RO-420 em Jacinópolis após indicação da deputada Dra. Taíssa

DER atende solicitação e inicia instalação de redutores de velocidade e pintura horizontal no perímetro urbano da RO-420
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

Após a recuperação, a moto foi levada para a Delegacia de Furtos e Roubos.
10
Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Homem acusado de tentar roubo na Avenida Maringá, em Ji-Paraná, é brutalmente espancado pela vítima, sofrendo lesões graves; agressor se apresenta à UNISP.
14
Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Dois faccionados, identificados como Antônio E. e Elizeu A., morrem em confronto com a Força Tática em Paranatinga, MT, após reagirem à abordagem policial.
18
Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpre 153 ordens judiciais contra organização que usava empresa de logística para tráfico interestadual; mandado é cumprido em Porto Velho, Rondônia.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

Belkior da Silva Lopes, de 37 anos, é morto a tiros em Comodoro, MT, por ocupantes de um carro vermelho; polícia investiga autoria e motivação do crime.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Energisa corta energia em área de invasão e ignora processo judicial

Energisa corta energia em área de invasão e ignora processo judicial

A Prefeitura afirma que não solicitou o corte de energia na área invadida e que a concessionária agiu por conta própria, apesar do processo judicial de reintegração de posse em andamento.
L
Debate sobre logística evidencia papel estratégico de Porto Velho e do Rio Madeira

Debate sobre logística evidencia papel estratégico de Porto Velho e do Rio Madeira

A palestra sobre logística na Agrotec 2025 reforçou a importância do Porto de Porto Velho e da hidrovia do Rio Madeira para o escoamento da produção regional e para novas oportunidades no agronegócio.
L

Arte, fé e madeira: pirografia de acreana brilha e emociona público na Agrotec 2025

Dryelle Vieira encontrou na pirografia um caminho de sustento, fé e superação após a pandemia e hoje expõe suas peças artesanais na Agrotec 2025, em Porto Velho.
L
Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

A pista de gelo, primeira aberta ao público na capital, será inaugurada neste sábado (29) com acesso gratuito, inscrições online e estrutura inédita na região.
L
Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

O governador interino participou da premiação DestaqueJus, que reconhece magistrados e servidores do TJRO por boas práticas e inovação, reforçando a importância da gestão pública eficiente.
L
Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Feira reúne forças policiais e monitoramento tecnológico para garantir tranquilidade.
L
Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Evento aposta em manejo integrado de resíduos e devolução de benefícios à comunidade.
L
Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Cristiane Battiston será a primeira mulher a presidir o colegiado internacional do PHI.
L
Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Estudo da Nexus mostra que temas políticos e sociais sobre menstruação geram quase o dobro de interações.
L
Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Pesquisa aponta persistência da desigualdade racial no mercado de trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.