Apaixonada por livros, a vereadora e educadora Amanda Areval, de Vilhena, encontrou uma forma de unir Política e Literatura. Para estimular o hábito da leitura e, ao mesmo tempo, promover a capacitação dos integrantes de sua equipe, Amanda criou o “Clube do Leitura do Gabinete 6”. Marcado para começar nesta quinta-feira, 10, às 18h, na Câmara de Vereadores, o clube terá como primeira obra analisada o clássico da teoria política mundial “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel. Chamando a atenção do público, a iniciativa já tem diversos interessados de fora do gabinete confirmados como participantes.
“Sempre tive o hábito da leitura e como os integrantes de nosso gabinete também são envolvidos com a Educação, Cultura e Literatura, resolvemos criar um espaço coletivo de estímulo à leitura que pudesse propiciar também uma espécie de ‘formação continuada’ em nossa equipe. Todos são bem-vindos e queremos que esse gosto pela leitura analisada se fortaleça em tantos quantos for possível através desta ação”, explica Amanda.
A participação é gratuita e todos podem fazer parte do clube com uma única exigência: cumprir as metas de leitura para cada encontro. Para esta quinta-feira, 10, a meta envolve a leitura dos cinco primeiros capítulos da obra, bem como o prefácio e introdução. A edição escolhida por Amanda é a da editora Penguin, mas na falta desta, o interessado pode levar qualquer edição e formato para participar das conversas. O primeiro encontro contará com uma explanação do contexto histórico, da vida do autor e dos acontecimentos políticos da época em que foi escrito o livro.
O PRÍNCIPE – Nas palavras da própria editora Penguin, “em 1513, durante um dos momentos mais conturbados da História do território que hoje compõe a Itália, Nicolau de Maquiavel escreve, no exílio, O Príncipe, um tratado de filosofia política que aparta a política da moral, fundando assim aquilo que hoje conhecemos como o pensamento político moderno”.
Continuando a editora garante que “com inusitado pragmatismo e realismo, Maquiavel analisa governos e governantes do passado, de imperadores romanos a papas renascentistas, para, liberto de qualquer idealismo, identificar a verdadeira natureza do poder e dos seus mecanismos e traçar o retrato do príncipe perfeito, forte, determinado, que inspiraria, nos seus adversários e aliados, lealdade e temor em igual medida”.
Mais informações sobre o Clube de Leitura do Gabinete 6 podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional da vereadora Amanda Areval, (69) 98171-4000 ou pelo e-mail amandaarevalvilhena@gmail.com.