O senador Jaime Bagattoli (PL) participou, neste domingo (6), da manifestação de apoio ao PL da Anistia aos presos políticos do 8 de Janeiro. Um dos mais ativos apoiadores da anistia, Bagattoli esteve ao lado do presidente Jair Bolsonaro e de lideranças da direita brasileira, como o senador Marcos Rogério
“Nós precisamos resolver essa situação, essa injustiça que foi cometida pelo Supremo Tribunal Federal. Não podemos aceitar que pais e mães de família sejam sujeitos a penas tão severas por um crime que não cometeram. É uma defesa da democracia e do estado de direito”, declarou o senador nas redes sociais.
O ato contou com discursos de parlamentares e representantes da direita, como o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da primeira-dama Michelle Bolsonaro, mas o momento mais aguardado ficou por conta da fala de Bolsonaro.
Em quase meia de hora de fala, o presidente lembrou da importância da anistia na pacificação do país e, principalmente, das sentenças abusivas do Supremo Tribunal Federal (STF) contra os envolvidos nos atos de janeiro.
“Estamos aqui, em grande parte, impulsionados pelo episódio da Débora que foi condenada a 14 anos de prisão e o pagamento de uma multa milionária. Eu não tenho adjetivos para qualificar quem condena uma mãe de dois filhos a uma pena tão absurda”, declarou Bolsonaro aos manifestantes.
O PL 2858/2023, que concede anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, segue tramitando na Câmara dos Deputados.