Para avaliar os impactos das enchentes e coordenar ações emergenciais, o governador Marcos Rocha realizou, no último domingo (30), um sobrevoo nas áreas mais atingidas pelo alto nível dos rios em Rondônia. A prioridade do governo é minimizar os danos e garantir assistência rápida às famílias afetadas.

Acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Nivaldo de Azevedo, o governador percorreu os distritos do Baixo Madeira e a BR-425, onde alguns trechos já estão submersos. “Nossas equipes estão em alerta máximo desde os primeiros sinais de cheias dos rios de todo o Estado. As ações começaram pela região centro-sul lá em Cacoal e agora se estendem ao norte, tanto nos distritos de Porto Velho, quanto dos municípios de Nova Mamoré de Guajará-mirim, com apoio as prefeituras dos municípios atingidos. Nós já entregamos mais de duas mil cestas básicas e vinte mil fardos de água potável para que a população atingida tenha atendimento adequado”, destacou Marcos Rocha.
O governo estadual atua em parceria com as Defesas Civis municipais e a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) para coordenar os esforços de apoio. Desde a criação do Comitê da Crise Hídrica, em 2023, 44 municípios trabalham juntos para mitigar os impactos das enchentes.

Segundo o coronel Nivaldo de Azevedo, o nível do Rio Madeira segue em alerta, registrando 16,46 metros, mas a previsão meteorológica indica que não deve ultrapassar os 17 metros neste ano. “As famílias que quiseram deixar suas casas foram transferidas, mas tem aquelas que não aceitam sair e insistem em ficar nas palafitas, edificações amazônicas preparadas para esse tipo de situação”, explicou.

Na BR-425, onde a água já tomou parte da pista, o Corpo de Bombeiros de Rondônia tem auxiliado na travessia de veículos pequenos e ambulâncias utilizando caminhões prancha. Além disso, com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), uma rota alternativa foi viabilizada com a colaboração de um empresário local, que cedeu uma passagem em sua propriedade. “Estamos dando apoio a população que precisa trafegar pela rodovia utilizando os caminhões prancha levando os veículos menores e ambulâncias de um lado ao outro. Estamos com as máquinas no DER fazendo também uma rota alternativa pela fazenda de um empresário que cedeu o local, a quem agradecemos muito. É um momento de união e todos tempos que fazer a nossa parte”.