DOMINGO, 18/01/2026

Em destaque

Senado premia 19 mulheres que defendem direitos e igualdade de gênero

Diploma Bertha Lutz é entregue anualmente no mês de março

Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Senado premia 19 mulheres que defendem direitos e igualdade de gênero
Lula Marques/Agência Brasil

O Senado entregou, nesta quinta-feira (27), o Prêmio Bertha Lutz a 19 mulheres que se destacaram na defesa dos direitos femininos e de questões de gênero no país. A homenagem foi realizada no plenário do Senado Federal.

Instituído em 2001, o nome do prêmio é uma homenagem à bióloga, advogada e diplomata paulista Bertha Lutz, reconhecida como líder feminista e pela luta pela educação brasileira, no século 20. Bertha Lutz batalhou pelos direitos políticos das mulheres, pelo voto feminino e foi deputada federal entre 1935 e 1937. Ela perdeu o mandato em 1937, com a implantação do Estado Novo, que suprimiu os órgãos legislativos do país.

O Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz é entregue anualmente em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A senadora Leila Barros (PDT-DF), que presidiu a sessão no Senado exclusivamente convocada para a entrega do prêmio, fez referência a duas das agraciadas com o prêmio, as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, filha e mãe, respectivamente. Fernanda Torres venceu, em janeiro, o Globo de Ouro como melhor atriz de drama e concorreu ao Oscar pela atuação no filme brasileiro Ainda Estou Aqui, de 2024. Fernanda Montenegro, de 95 anos, tem notória trajetória de oito décadas na dramaturgia. Em 1999, Fernandona, como é chamada, foi indicada ao Oscar de melhor atriz seu papel no filme Central do Brasil.

Tanto Ainda Estou Aqui quanto Central do Brasil foram dirigidos pelo brasileiro Walter Salles.

Segundo a senadora, o diploma é ato de resistência a toda forma de discriminação contra a mulher, “contra a discriminação, contra o machismo estrutural, contra a opressão e contra a desigualdade salarial de gênero também”.

Como parlamentar, a senadora Leila Barros reafirmou a importância da participação das mulheres em todos os espaços de decisão e de poder.

“Não podemos perder a oportunidade de fazer justiça, de garantir que mais mulheres ocupem as cadeiras legislativas. Precisamos de mais mulheres na política. A sub-representação feminina resulta em políticas públicas que nem sempre atendem as nossas demandas. Precisamos lutar por cotas, manter o financiamento adequado e assegurar a estrutura para que as mulheres tenham condições de disputar e vencer eleições”, afirmou Leila.

Na abertura da sessão, o senador Eduardo Gomes (PL-GO) reconheceu que as desigualdades de gênero atravessam gerações e desejou que se encerrem um dia. “A causa feminina é pela igualdade e pela justiça. É a luta contra a discriminação, contra a violência de gênero e a desigualdade salarial, a luta pela equiparação de oportunidades, pela divisão do trabalho doméstico, pela efetiva inclusão social.”

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) ressaltou que a proteção dos direitos humanos das mulheres deve ser de responsabilidade de pessoas do gênero masculino também.

“Nosso alerta é para que possamos nos unir de verdade, todos os setores, todos os homens e todas as mulheres, para que tenhamos paridade de verdade”, enfatizou Soraya.

Homenageadas

Na edição de 2025 do prêmio, as 19 personalidades agraciadas em diferentes áreas foram:

1. Ani Heinrich Sanders, produtora rural do Piauí;

2. Antonieta de Barros (in memoriam), primeira mulher negra a ser eleita deputada no Brasil, por Santa Catarina;

3. Bruna dos Santos Costa Rodrigues, juíza do Tribunal de Justiça do Ceará;

4. Conceição Evaristo, escritora e membro da Academia Mineira de Letras;

5. Cristiane Rodrigues Britto, advogada e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos;

6. Elaine Borges Monteiro Cassiano, reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul;

7. Elisa de Carvalho, pediatra, professora universitária e membro da Academia de Medicina de Brasília;

8. Fernanda Montenegro, atriz e membro da Academia Brasileira de Letras;

9. Fernanda Torres, atriz e escritora;

10. Janete Ana Ribeiro Vaz, empreendedora e cofundadora do Grupo Sabin;

11. Jaqueline Gomes de Jesus, escritora, professora e primeira gestora do sistema de cotas para negros da Universidade de Brasília (UnB);

12. Joana Marisa de Barros, médica mastologista da Paraíba;

13. Lúcia Willadino Braga, neurocientista e presidente da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação;

14. Maria Terezinha Nunes, coordenadora da Rede Equidade e ex-coordenadora do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça do Senado;

15. Marisa Serrano, ex-senadora;

16. Patrícia de Amorim Rêgo, procuradora de Justiça do Ministério Público do Acre;

17. Tunísia Viana de Carvalho, ativista dos direitos maternos e infantojuvenis;

18. Virgínia Mendes, filantropa e primeira-dama de Mato Grosso;

19. Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.

Em nome de todas as premiadas, a juíza Bruna dos Santos Costa Rodrigues disse que, apesar de a data relembrar lutas e vitórias das mulheres, e que ainda existem desafios. “Saímos daqui conversando sobre o que faremos para aquilo que nós não queremos. Saímos daqui mais decididas, mais empoderadas e com muito mais convicção de que vale a pena, a vida presta”, disse a juíza, citando fala da atriz e homenageada Fernanda Torres.

“Na pauta de gênero, não existe esquerda ou direita. A pauta é única porque é o direito humano. Todos e todas querem que o Brasil seja reconhecido, não por violar os direitos humanos, como tantas condenações que temos junto às cortes internacionais, mas por ser um país que executa e dialoga para que os direitos humanos, a igualdade das mulheres, o direito de viver, o direito de se vestir como quiser, o direito de ser o que quiser e de não estar a todo tempo pela pecha do machismo e do racismo que são presentes na nossa sociedade”, afirmou, em discurso a juíza.

Bruna Rodrigues mencionou ainda a escritora Conceição Evaristo, presente à cerimônia de entrega dos diplomas, segundo a qual, “o importante não é ser o primeiro. O importante é abrir caminhos”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Nova era da fiscalização no agro, Estéfano Radamés explica tudo

O Momento Agro deste sábado recebe o advogado e especialista em Direito Ambiental e Regularização Fundiária para explicar como a tecnologia vai transformar a fiscalização nas propriedades rurais a partir de 2026.
L
Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

A atleta da equipe Irmãos Olímpio garantiu o título em Lisboa após superar dificuldades financeiras para viajar até Portugal e representar o estado em competição internacional.
L
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

O documento será formalizado neste sábado em Assunção e cria a maior zona de livre comércio do mundo, integrando um mercado consumidor de 720 milhões de pessoas.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

O concurso 2.961 acontece na noite deste sábado em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até as 20h30 em casas lotéricas ou pelos canais digitais da Caixa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Deputado afirma que investimento integra repasse federal de R$ 4 milhões pago em 2025 para fortalecer a segurança em Rondônia; motocicletas aguardam regularização documental para entrarem em operação.
L
Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Coronel Chrisóstomo diz que decisão do STF foi desproporcional e afirma que já havia solicitado prisão domiciliar para Jair Bolsonaro, citando idade e saúde como fatores previstos em lei.
L
Dra. Taíssa: governo é cobrado por convocação na Polícia Civil

Dra. Taíssa: governo é cobrado por convocação na Polícia Civil

Requerimento 3530/2025 pede cronograma e dados sobre novas convocações do concurso da Polícia Civil em Rondônia, citando demora, déficit de efetivo e necessidade de transparência.
L
Dra. Taíssa: plataforma gratuita prepara alunos para o Enem

Dra. Taíssa: plataforma gratuita prepara alunos para o Enem

Indicação 15325/26 propõe cooperação entre Seduc e Setic para criar uma plataforma online gratuita, voltada ao ensino médio estadual, com aulas, simulados e trilhas personalizadas.
L
Eyder Brasil: Léo Moraes amplia ônibus de acessibilidade

Eyder Brasil: Léo Moraes amplia ônibus de acessibilidade

Ônibus Multissensorial em Porto Velho passa a atender outras deficiências e pessoas em vulnerabilidade, ampliando o transporte adaptado e fortalecendo inclusão e segurança no deslocamento urbano.
L
Publicidade

POLÍCIA

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã deste sábado na Avenida Rio Madeira e mobilizou o Corpo de Bombeiros, que controlou as chamas antes que se espalhassem.
14
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma briga motivada pela escolha da programação de televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado dentro de uma unidade de tratamento no bairro Mariana.
10
Jovem é preso em flagrante furtando fios em residência no bairro Pedrinhas

Jovem é preso em flagrante furtando fios em residência no bairro Pedrinhas

O suspeito de 22 anos foi flagrado por policiais militares no forro de um imóvel na zona norte de Porto Velho após um vigilante de rua desconfiar de uma bicicleta parada.
12
Após confusão, motorista embriagado atropela pessoas em frente a boate em Porto Velho

Após confusão, motorista embriagado atropela pessoas em frente a boate em Porto Velho

O jovem de 23 anos foi preso em flagrante na madrugada deste sábado após atingir várias pessoas na Avenida Calama durante uma tentativa de fuga após uma confusão.
16
PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

Suspeito foi preso no bairro Novo Ji-Paraná após abordagem em local apontado como ponto de tráfico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Modelo elétrico estreia assistente Gemini e sistema HuginCore em sua nova geração
L
Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Rafael Germano, de 32 anos, apresentava ferimentos por arma branca; crime pode ter ocorrido entre quarta e quinta-feira.
14
Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Motociclista tentou desviar de um cachorro, perdeu o controle e colidiu frontalmente com caminhão nas proximidades do Frigon.
16
Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Brasileiro condenado pela Justiça de Rondônia foi localizado no exterior, deportado e capturado em Minas Gerais após cooperação entre PF, TJ/RO e INTERPOL.
18
Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Dupla foi flagrada com artefatos incendiários prontos para ataque contra empresa de internet; ação estaria ligada a dívida com facção criminosa.
14
Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Acidente ocorreu no bairro Beira Rio; vítima recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada para avaliação médica.
12
Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Homem caiu na água ao lançar tarrafa no distrito de Alvorada do Oeste; buscas foram retomadas neste sábado com apoio do Corpo de Bombeiros.
16
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma discussão motivada pela programação da televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado em uma instituição de acolhimento no bairro Mariana.
16
Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Acidente ocorreu próximo a Vilhena quando caminhoneiro seguia para visitar o filho internado após cirurgia; vítima perdeu o controle do veículo ao passar por poça d’água.
18
Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Execuções transmitidas ao vivo e tribunais do crime motivam ações policiais; adolescente de 16 anos foi torturada e morta após decisão de facção.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.