Após absurdos do governo petista, o deputado federal coronel Chrisóstomo (PL/RO) protocolou uma representação (PGR-00036332/2025) junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o governo esclareça o motivo do não repasse dos R$ 400 milhões via governo federal ao tratamento de pacientes com problema renal pelo SUS.
São mais de 700 clínicas de diálise conveniadas ao SUS no Brasil que estão sem receber desde dezembro de 2024. A promessa de pagamento foi feita em 2023 pelo próprio presidente Lula, descumprindo mais outra promessa de campanha.
Todo o atraso nos pagamentos já soma a quantia de cerca de R$ 400 milhões dos recursos oriundos do Ministério da Saúde por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para os estados e municípios. O não repasse deixa de atender cerca de 110 mil pacientes renais em todo o país.
Coronel Chrisóstomo (PL/RO), disparou críticas à gestão Lula e culpou o Ministério da Saúde. “Isso é uma vergonha. Protocolei essa representação porque não podemos deixar esse desgoverno brincar com a saúde do povo. Temos que proporcionar uma saúde digna para todos, em especial para os rondonienses, estado para qual fui eleito defender. É um direito constitucional ter acesso à saúde”, disse o deputado.
O não repasse do recurso poderá impactar diretamente na vida de pacientes que realizam tratamentos renais, bem como no mercado clínico, com o possível fechamento de clínicas especializadas que atendem apenas esta área, uma vez que, de acordo com a tabela do SUS, apenas 70% do custo real de cada sessão é para hemodiálise.