QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Analistas criticam impunidade de militares na história do país

Gilmar Mendes defende rever politização das Forças Armadas

Por Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil* - 44

Publicado em 

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, avalia que o Brasil precisa debater “com coragem” o papel dos militares no arranjo político. Segundo o magistrado, há projetos de lei em andamento no Congresso Nacional que podem evitar “a militarização da administração e a politização dos quartéis.”

Em discurso sobre a importância da democracia durante uma “roda de conversa” realizada na última quarta-feira (8) no STF, ele defendeu que uma nova legislação estabeleça um prazo de quarentena para quem quiser deixar a carreira em órgão público para se candidatar a cargos eletivos.

“Refirmo aqui não só a militares, mas juízes, promotores, delegados, policiais e tantos outros quadros da administração cuja atuação não pode ser e não deve ser instrumentalizada para fins políticos”, disse Gilmar Mendes, em evento que marcava os dois anos de tentativa de golpe contra a democracia.

Quem atua nessas carreiras pode se beneficiar da publicidade comum as atividades exercidas e gozar da empatia da opinião pública. Uma evidência disso é o crescimento de candidaturas e de políticos eleitos para a Câmara dos Deputados e para o Senado Federal que se apresentam vinculando o nome à patente que têm nas polícias militares ou nas Forças Armadas.

Quando assumem os mandatos no Congresso Nacional, os egressos dessas carreiras tornam-se quadros das bancadas da segurança pública. Na atual legislatura, a bancada conta com 56 deputados e dez senadores, de acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Na conta do Diap, o número é 16,5 vezes a mais do que a bancada da primeira legislatura (1991-1995) após a promulgação da Constituição Federal, apenas quatro parlamentares.

Eleitos ou ocupando cargos públicos, os egressos das forças de segurança defendem agendas como fim das penas alternativas, redução da idade penal e mudança do Estatuto da Criança e do Adolescente, modificação do Estatuto do Desarmamento e aumento da circulação de armas e munição, além da não adoção das câmeras corporais para monitoramento de operações policiais.

Visões idílicas e verde-amarelismo 

No caso de militares das Forças Armadas, parte da opinião pública os percebe como “pessoas com uma correção maior ou idôneas, porque algumas delas têm um tipo de tendência a não aliviar. Assim: ‘é sim ou não”, ‘é preto ou branco’, não existe o cinza. Confundem isso, um certo caráter obtuso – ou, de repente, uma intransigência – como se isso fosse disciplina, como se isso fosse austeridade”, avalia o publicitário, roteirista e ator Antonio Tabet que nos esquetes do Porta dos Fundos encarna “tipos durões”, como o policial miliciano “Peçanha”.

Para o jornalista Leandro Demori, que apresenta o programa Dando a Real com Leandro Demori na TV Brasil, os militares se beneficiam de “visões idílicas” do passado e a sentimentos triunfalistas tidos como patrióticos, que chamam de verde-amarelismo, o que mobilizou a população em momentos díspares como o suicídio de Getúlio Vargas (1954), o golpe cívico-militar (1964), as Diretas já (1984) e o impeachment de Dilma Rousseff (2016).

“[Em] todos esses momentos históricos, uma parte da sociedade brasileira, muitas vezes manipulada por líderes políticos e militares, acaba retomando esses símbolos patrióticos. A bandeira, o hino, o 7 de setembro, a proclamação da República, os grandes heróis da pátria”, disse ao programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil.

Na opinião do jornalista, os símbolos ressurgem com a promessa de resgatar um passado inexistente como solução para crises sociais e institucionais.

Impunidade

Em vez do passado idílico do verde-amarelismo, a história do Brasil traz a participação do Exército em diferentes golpes de Estado, como, por exemplo, o golpe de 1964, que instaurou um regime ditatorial por 21 anos. Esse período é marcado pela ruptura constitucional, crimes de Estado e desrespeito a direitos fundamentais e a garantias fundamentais.

A ativista, escritora e jornalista Bianca Santana salienta que os abusos e ilegalidades cometidas por militares entre 1964 e 1985 ficaram impunes.

“É uma tradição do Exército Brasileiro, dos militares no Brasil: eles nunca foram responsabilizados pelos golpes consecutivos contra a população e contra a democracia. Enquanto a gente não responsabilizar os militares pelos crimes que eles cometem, eles vão repetir.”

A jornalista Juliana Dal Piva, autora do livro O Negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro (editora Zahar, 2022), concorda que “é um problema antigo nosso não julgar militares.”

Para ela, o país erra, ao “não reformar as instituições que preparam esses militares, [e ao] não discutir todo o legado autoritário da ditadura.”

Christian Dunker, psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP, também avalia que são necessárias reformas e espera que no caso da intentona bolsonarista de 8 de janeiro em Brasília haja medidas contra os responsáveis pela tentativa frustrada de mais um golpe militar.

“A gente precisa de pagamento da dívida simbólica para os envolvidos”, afirma.

Ponta firme

O publicitário Antonio Tabet faz coro contra a possibilidade de anistia a quem conspirou para a insurreição que destruiu parte do prédio do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto. Ele, no entanto, não generaliza o envolvimento de todo o Exército nos planos golpistas do fim do governo Bolsonaro.

“A gente sabe que o golpe de fato só não aconteceu porque alguns militares foram ponta firme. Tem muita gente muito boa no Exército e o próprio noticiário dá conta hoje de que o golpe não aconteceu porque havia pessoas ali dentro que tinham noção e não se dobraram aos interesses de uma minoria golpista”, acredita Tabet.

O jornalista Felipe Recondo, que cobre o Poder Judiciário há mais de 20 anos na capital federal, tem visão semelhante à do publicitário.

“Não dá para simplificar, tratar como simplesmente algo monolítico. Como qualquer instituição feita por pessoas, havia pessoas a favor, havia pessoas contra.” “Eu acho que é preciso separar o que é instituição do que é uma parte dela ou parte das pessoas que também integram a instituição”, acrescenta o jornalista à TV Brasil.

Leandro Demori relativiza a importância dessas distinções.

“Não há um só golpe em que houve consenso nas Forças Armadas. Todos os golpes na história do Brasil, feitos pelas Forças Armadas, em parceria com o poder civil, foram dados por grupos dentro das Forças Armadas.”

“O nosso grande problema é que esses golpes militares, principalmente a partir da República, eles são vistos pela sociedade brasileira – assim foram empacotados e vendidos no grande supermercado de ideias – como momentos de purificação da República”, acrescenta o jornalista.

Instituições maduras

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste que é necessário “separar a instituição das pessoas. São algumas pessoas que desviaram a sua conduta e que, infelizmente, tentaram e participaram de um crime”, diz fazendo referência ao inquérito da PF sobre os planos golpistas ao fim do governo Bolsonaro.

Para ele, houve uma tentativa golpe de Estado gestada “por pessoas que deveriam defender o Estado e defender a democracia.” Mas, “as instituições são maduras o suficiente para perceber que equívocos dessa monta jamais podem ser reiterados.”

“Eu digo sempre é que a democracia, as instituições são seres vivos. Nós precisamos nutri-los, precisamos alimentá-los, precisamos cuidar, precisamos estar vigilantes todo o tempo para que as instituições sigam fortes e que a democracia seja preservada”, finaliza o diretor-geral da PF.

Agência Brasil enviou mensagem, na segunda-feira (6), ao advogado Paulo Bueno, defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro, para manifestação, mas não obteve resposta até o momento. O espaço segue aberto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Spray de pimenta passa a ser permitido como defesa pessoal em Rondônia.
L
Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Maternidade em Ji-Paraná avança com investimentos do Novo PAC.
L

Reconhecimento consolida Nova Brasilândia d’Oeste como a Cidade do Café

Solenidade do Melhor Café de Nova Brasilândia d’Oeste contou com a presença do deputado Cássio Gois e celebrou a força da cafeicultura local.
L
Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Revisão da dosimetria das penas é apontada como afronta ao STF.
L
Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Anistia a PMs cancela punições e restabelece direitos funcionais.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

As mobilizações ocorrem em diversas regiões para contestar a tese jurídica que restringe a demarcação de terras, enquanto o tema avança no Congresso e no STF.
L
Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Devido à final do Mundial, ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Ponto facultativo libera servidores municipais durante final do Mundial de Clubes.
L
STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

O placar atual no Supremo Tribunal Federal rejeita a restrição para demarcação de terras indígenas e o relator propõe prazo de dez anos para concluir processos.
L

Zezé Di Camargo: quando o dinheiro público canta alto e a hipocrisia desafina

Cantor critica o governo federal em discursos públicos, mas acumula quase R$ 20 milhões em cachês pagos por prefeituras em 2025, levantando debate sobre coerência política, discurso moral e uso de dinheiro público.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 18/12/2025: escolhas conscientes e avanço gradual

Horóscopo de Quarta-Feira, 17/12/2025: ajustes finos e foco nas relações

O horóscopo de 17 de dezembro de 2025 indica um dia propício para reorganizar prioridades, fortalecer diálogos e tomar decisões conscientes no trabalho e na vida afetiva
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

PF consulta STF sobre recebimento de encomendas por Bolsonaro

PF consulta STF sobre recebimento de encomendas por Bolsonaro

A corporação busca orientações do ministro Alexandre de Moraes para estabelecer um protocolo de inspeção e entrega de cartas e objetos destinados ao ex-presidente.
L
Moraes formaliza pedido de extradição de Alexandre Ramagem

Moraes formaliza pedido de extradição de Alexandre Ramagem

O ministro do Supremo Tribunal Federal enviou a documentação ao Ministério da Justiça para trazer de volta o deputado condenado que fugiu para os Estados Unidos.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia registra avanços em saúde, educação, agronegócio e política em 2025

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia registra avanços em saúde, educação, agronegócio e política em 2025

Investimentos públicos e parcerias fortalecem serviços essenciais e promovem desenvolvimento no estado.
L
Alero aprova projeto de lei que autoriza crédito para pagamento de benefício a servidores do TCE-RO

Alero aprova projeto de lei que autoriza crédito para pagamento de benefício a servidores do TCE-RO

Recursos do superávit financeiro de 2024 serão destinados ao pagamento do benefício especial a membros e servidores.
L
Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Governo Lula lança Centro de Clima e Saúde e avança com políticas voltadas à Amazônia.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Colisão frontal durante ultrapassagem irregular matou três pessoas e deixou feridos na manhã desta terça-feira.
16
Polícia Militar prende integrantes de facção criminosa no residencial Santa Bárbara

Polícia Militar prende integrantes de facção criminosa no residencial Santa Bárbara

A operação realizada na manhã desta quarta-feira resultou na apreensão de uma pistola, munições e entorpecentes na zona oeste de Porto Velho.
14
Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Justiça Federal impõe regime fechado após maior apreensão de ouro já registrada no país.
14
Tiroteio assusta moradores após motociclista furar blitz em RO

Tiroteio assusta moradores após motociclista furar blitz em RO

O incidente ocorreu nesta terça-feira durante uma perseguição policial iniciada na linha 85 e finalizada nas proximidades da prefeitura municipal.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: F C ONORIO MAFA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº 156533
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO CALAMA – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO)
L
Juiz Adolfo Theodoro Naujorks toma posse como desembargador do TJRO

Juiz Adolfo Theodoro Naujorks toma posse como desembargador do TJRO

Magistrado com mais de três décadas de atuação passa a integrar o segundo grau do Judiciário estadual.
L
Grupo União dos Jornalistas entrega uma tonelada de alimentos ao NACC

Grupo União dos Jornalistas entrega uma tonelada de alimentos ao NACC

A ação solidária é fruto da arrecadação realizada durante a confraternização da categoria e beneficia crianças em tratamento contra o câncer em Porto Velho.
L
Atividades extrativistas impulsionam desenvolvimento sustentável na Resex Rio Cautário

Atividades extrativistas impulsionam desenvolvimento sustentável na Resex Rio Cautário

Coleta de borracha gera renda, preserva a floresta e fortalece comunidades tradicionais no Vale do Guaporé.
L

Jaru homenageia profissionais com a Comenda Heróis da Saúde Renerci Baquer

Cerimônia reconheceu servidores da saúde pública de Jaru por serviços prestados à população com a Comenda Heróis da Saúde Renerci Baquer.
L
Parlamento Europeu vota a favor de iniciativa para facilitar acesso ao aborto

Parlamento Europeu vota a favor de iniciativa para facilitar acesso ao aborto

O plano permite que cidadãs de países com leis restritivas realizem o procedimento em outros Estados membros da União Europeia com custos cobertos por um fundo comum.
L
Associação Amigos do Bairro Castanheira realiza evento Natal Cultural

Associação Amigos do Bairro Castanheira realiza evento Natal Cultural

A celebração contará com apresentações musicais e bingo gratuito com prêmios como moto elétrica e eletrodomésticos em três localidades.
L
Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Lei contra leite em pó importado fortalece produção local.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.