Desde que entrou na vida pública, Cláudia de Jesus (PT) defende os trabalhadores da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO). Profissionais que estão há mais de uma década sem reajuste na tabela salarial, o que tem reduzido drasticamente o poder de compra dos empregados.
Em julho de 2022, a deputada realizou uma audiência pública em Ouro Preto do Oeste. A pauta foi sobre a valorização do quadro técnico da entidade. Desde então, defende junto ao governo estadual recomposição da tabela salarial dos empregados, concessão da licença prêmio por assiduidade, implantação de produtividade e a necessidade de contratação de pessoal para recomposição do quadro de servidores.
Na manhã da última quarta-feira (6), a deputada fez mais uma reunião de alinhamento com os trabalhadores. Estavam presentes o presidente do Sindicato, Maciel Fidelix Rosa junto com outros membros da diretoria do Sindicatos dos Empregados da Emater (Seater), e o presidente da Associação dos Empregados da Emater, Jurandir Pereira de Moura.
“Temos a certeza de que o governador Marcos Rocha está sensível à causa da Emater, tanto pelas situações vivenciadas pelos empregados quanto pela importância que a instituição representa para a geração de emprego e renda no campo e nas cidades e por sua importância na construção do PIB estadual”, disse a deputada.
“Fortalecer a Emater é contribuir com programa sociais como o de aquisição de alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) a reforma agrária, a aplicação do crédito rural, as ações em defesa do meio ambiente e a função social da propriedade”, comentou a parlamentar.
Histórico
Cláudia de Jesus que foi secretária de agricultura e vereadora no município de Ji-Paraná desenvolveu parcerias com a Emater, sempre defendeu a instituição. E entende que é por meio da empresa que as políticas públicas dos governos municipais, estaduais e federal chegam aos pequenos produtores.
A Emater está presente nos 52 municípios do estado e vem ao longo de mais de 50 anos desempenhando papel preponderante no desenvolvimento do setor produtivo primário, em especial para a agricultura familiar. Também possui forte atuação no meio rural, contribuindo para produção, produtividade e com a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos rondonienses.