Marcos Rocha (UB) foi um dos nove governadores da Amazônia Legal que assinou, nesta quarta-feira (16), carta à presidência da República em apoio ao nome do procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre (MPAC), para a vaga de Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Os escolhidos na votação do STJ foram Sammy Barbosa, do Ministério Público do Acre, Marluce Caldas, do MP-AL, e Carlos Frederico, do Ministério Público Federal. A vaga destinada a membros do MP foi aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz. A lista será encaminhada ao presidente Lula (PT) pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin.
Na carta assinada pelos governadores, eles citam que Sammy tem uma “trajetória de vida e profissionalismo que denotam competência, probidade, responsabilidade, equilíbrio e qualificação que bem representam a região norte”.
Sammy é natural de Xapuri, Acre. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre (1994), com mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2023). Atualmente, é membro do MP/AC, onde atua como titular da 6ª Procuradoria de Justiça Criminal.