SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

Eleições 2024: pessoas em situação de rua, um problema de todos

Acolhimento e assistência social são de competência das prefeituras

Por RAFAEL CARDOSO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Eleições 2024: pessoas em situação de rua, um problema de todos
JOSE CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Diego Augusto vive há cinco anos em situação de rua no centro do Rio de Janeiro. Nesse tempo, passou por todos os equipamentos de acolhimento municipais e estaduais. A avaliação que faz deles é negativa: albergues infestados por percevejos, educadores sociais que chama de “opressores sociais” e estrutura ineficiente para o trabalho com saúde mental.

Enquanto sobram problemas, falta paciência para ouvir promessas vazias das autoridades. Chega a época de eleições, os futuros prefeitos, os futuros vereadores, os futuros candidatos aparecem. Querem mostrar que estão fazendo algo. Mas, tudo isso não passa de hipocrisia. Eu incentivo as pessoas a lutar e a se manifestar, a mostrar na mídia a indignação pelos direitos violados”, diz Diego.

As eleições municipais de 2024 são um dos caminhos para a população brasileira se manifestar em defesa daqueles, como Diego, que não têm moradia e vivem em situação precária nas ruas do país. Estruturas de acolhimento e de assistência social são de competência das prefeituras. Cabe aos eleitores, portanto, estarem atentos aos planos de governo dos candidatos e os pressionarem a incluir o tema em suas discussões.

“Pessoas em situação de rua têm voz própria. Eles têm fóruns de defesa dos seus direitos e representações como sujeitos coletivos em vários movimentos sociais. Importante lembrar que eles também votam, embora não a totalidade. Então, têm uma organização política, mas não podem lutar sozinhos. É importante que a gente também fortaleça essa luta, ampliando, dando voz e visibilidade às necessidades dessa população”, defende Ana Paula Mauriel, assistente social e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Números do problema

Depois de muita luta dos movimentos sociais, a Política Nacional para a População em Situação de Rua foi instituída pelo Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009. Havia a previsão de assistência social, saúde, moradia, entre outras ações. Mas a resposta dos municípios foi muito baixa. Em 2023, apenas 18 cidades haviam aderido à política em um universo de 5.570 municípios no país.

Em dezembro de 2023, o governo federal lançou o “Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”, com investimento inicial de R$ 982 milhões. Uma espécie de atualização do plano de 2009, baseados em sete eixos: assistência social e segurança alimentar; saúde; violência institucional; cidadania, educação e cultura; habitação; trabalho e renda; e produção e gestão de dados. Até o momento, apenas o Rio de Janeiro e Belo Horizonte aderiram ao plano.

“O padrão de atuação com a população em situação de rua é um recolhimento pela violência ou pelo encarceramento via saúde mental. Sempre se priorizou uma política de higienização. E isso vem aumentando desde a pandemia nos grandes centros urbanos. A ideia de recolhimento compulsório das pessoas e a retirada dos pertences delas”, analisa a professora Ana Paula Mauriel.

Uma dificuldade importante para pensar políticas públicas voltadas a essa população é a falta de informações atualizadas. A única pesquisa nacional é de 2008, o 1º Censo e Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, que identificou quase 32 mil pessoas acima de 18 anos em 71 cidades. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou relatório em 2023 que aponta a existência de 236.400 pessoas nessa situação. Os dados se baseiam no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais.

A população em situação de rua se concentra nos grandes centros urbanos. Cerca de 90% dela vivem em dez cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte Salvador, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e Florianópolis. A cidade de São Paulo sozinha tem 41%.

Alguns municípios fazem levantamentos próprios, mas também têm problemas de atualização. Um exemplo é São Paulo, que aplicou o último censo em 2021. Nele constavam 31.884 pessoas. O Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, do Polo de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), usou dados do CadÚnico que mostram 64.818 pessoas nessa condição em 2023. Os pesquisadores dizem que a gestão municipal paulista teve a pior taxa de atualização do cadastro, quando comparada à de outras capitais.

Competências municipais

Além de um mapeamento atualizado das pessoas que estão em situação de rua, o eleitor pode ficar atento para a estrutura assistencial e de saúde especializada que o município oferece: se existem unidades suficientes, se elas estão em boas condições de funcionamento e se oferecem atendimento adequado aos usuários.

Um dos serviços municipais exclusivos para essa população é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Ele tem a função de escuta, acolhimento, orientação, encaminhamento e articulação da rede socioassistencial.

Há também o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Ele deve promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e de emissão de documentação civil. Também proporciona endereço institucional como referência para o usuário.

Existem ainda os serviços de acolhimento, que são os abrigos, casas de passagem e repúblicas. Um dos principais problemas, nesses casos, é o número insuficiente de vagas. O município do Rio de Janeiro é um exemplo disso. Em 2022, havia 7.865 pessoas em situação de rua e o número de vagas de acolhimento era de 2.200. Ou seja, o déficit era de 5.665 vagas.

No que se refere aos serviços de saúde, além do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), a população em situação de rua conta com um serviço específico: o Consultório na Rua. Um programa com diferentes profissionais que fazem atendimento fixo ou móvel. São oferecidos cuidados básicos, como curativos, remédios, orientações de cuidado e encaminhamentos para unidades de saúde. Em 2023, o Consultório na Rua estava presente em 138 municípios.

“Os candidatos devem estar atentos aos serviços especializados de abordagem social e de saúde. Não é a polícia batendo, recolhendo pertences e jogando em qualquer outro canto. É uma abordagem com equipe capacitada que chega junto à população de rua, que vai conversar e acolher. Tem psicólogos, assistentes sociais. Não se trata de uma questão de segurança pública, mas de assistência social”, diz Ana Paula Mauriel.

Para quem está em condição extrema há tanto tempo, é difícil acreditar que os poderes municipais por si só tenham interesse em transformar a realidade dos que vivem nas ruas. Por isso, Diego Augusto entende que um futuro melhor, com a garantia de todos os direitos, depende do envolvimento de toda a sociedade.

“Eu não vejo mais esperança nas autoridades municipais de tentar solucionar ou evoluir as condições das pessoas em situação de rua, de jeito nenhum. A sociedade civil sim. Quando a sociedade civil se organizar para manifestar e lutar pelos seus direitos violados, aí, sim, os direitos virão para as nossas vidas”, disse Diego.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Gás do Povo chega a todas as capitais nesta segunda-feira

Programa Gás do Povo chega a todas as capitais nesta segunda-feira

A segunda fase da iniciativa beneficia 950 mil novas famílias, incluindo moradores de Porto Velho, com vales para recarga gratuita de botijões de 13 kg.
L
Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para atualizar as normas e o custeio da assistência psicossocial pública, buscando adaptar o serviço às novas demandas do pós-pandemia.
L
Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

País registrou mais de 1,7 mil mortes pela doença em 2025 e especialistas alertam para a necessidade de manter a imunização em dia nos grupos prioritários.
L
Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 92 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 realizado na noite de sábado, e o valor principal subiu para o próximo sorteio agendado para terça-feira.
L

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Indicação sugere isenção do imposto sobre energia elétrica compensada por minigeração solar no estado
L
Prefeito recebe deputado Edevaldo Neves e anuncia investimento superior a R$ 1 milhão para Itapuã do Oeste

Prefeito recebe deputado Edevaldo Neves e anuncia investimento superior a R$ 1 milhão para Itapuã do Oeste

Recursos serão destinados à construção da sede da Polícia Militar Mirim, fortalecendo projetos sociais no município
L
Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Investimento de 200 mil reais será aplicado na revitalização da Associação Rancho da Amizade para garantir melhorias estruturais e fortalecer atividades comunitárias na região.
L
Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Parlamentar anuncia ação junto à agência reguladora para suspender pedágio até que melhorias previstas sejam entregues; alerta sobre impacto nos preços de alimentos
L
Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Análise política aponta padrão de rupturas sucessivas e isolamento de antigos aliados como marca do governo estadual; ex-vice e principais nomes da base foram descartados ao longo do caminho
L
Publicidade

POLÍCIA

Policiais militares do 5º BPM prendem jovem por tráfico de drogas no bairro Mariana

Policiais militares do 5º BPM prendem jovem por tráfico de drogas no bairro Mariana

Um rapaz de 22 anos foi detido em flagrante com dezenas de porções de entorpecentes e câmeras de monitoramento durante patrulhamento ostensivo na zona leste da capital.
14
Criminosos roubam motocicleta e ameaçam grávida na zona sul

Criminosos roubam motocicleta e ameaçam grávida na zona sul

A vítima implorou pela vida após um dos assaltantes sugerir que o comparsa atirasse em suas costas no bairro Aeroclube; veículo ainda não foi localizado pela polícia.
12
Motorista embriagado causa acidente e fere mãe e filho

Motorista embriagado causa acidente e fere mãe e filho

Um homem foi preso na noite deste sábado após colidir com dois veículos e atingir uma motocicleta no bairro Tancredo Neves, resultando no socorro de duas vítimas.
10
Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Um homem de 30 anos que cumpria pena sob monitoramento eletrônico e um cúmplice foram detidos após assaltarem vítimas em sequência usando um simulacro de arma de fogo.
16
Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Um homem foi preso e um adolescente apreendido na madrugada deste domingo após fugirem da polícia em uma motocicleta sem placa e trafegarem pela contramão em avenidas movimentadas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: AC ARQUITETURA E CONSTRUCAO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS nº Nº 698 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO MARIANA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

Licença Ambiental de operação n° 016.00093.004/2024-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental: WESLEY ARAUJO DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADO (LAS)
L

Requerimento da Licença Ambiental: Anderson Mauricio Monteiro

Licença Ambiental PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Desempenho insatisfatório de faculdades de medicina gera debate sobre fiscalização

Desempenho insatisfatório de faculdades de medicina gera debate sobre fiscalização

A primeira edição do Enamed revelou que 30% das instituições brasileiras não atingiram o nível mínimo de proficiência, acendendo alerta para a expansão desenfreada de vagas.
L
Inteligência artificial é a maior preocupação das empresas brasileiras

Inteligência artificial é a maior preocupação das empresas brasileiras

Executivos apontam que, apesar do potencial estratégico, a tecnologia traz riscos operacionais e legais que superam a capacidade atual de governança das organizações.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA: Para onde irão quase 5 trilhões de reais que o Brasil pode arrecadar de impostos neste ano?

OPINIÃO DE PRIMEIRA: Para onde irão quase 5 trilhões de reais que o Brasil pode arrecadar de impostos neste ano?

O volume de tributos pagos pelos brasileiros em 2026 pode atingir a marca histórica de 5 trilhões de reais, enquanto serviços básicos como saúde e educação permanecem deficientes.
L
Homem armado tenta invadir casa noturna e acaba contido com cadeira

Homem armado tenta invadir casa noturna e acaba contido com cadeira

O suspeito pretendia entrar à força no estabelecimento para retirar a ex-esposa do local, mas foi desarmado por seguranças e preso pela Polícia Militar no centro da capital.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.