QUARTA-FEIRA, 13/11/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Na ONU, Lula vai falar sobre combate à fome e crise climática

Em Nova York, presidente também participará da Cúpula do Futuro

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Na ONU, Lula vai falar sobre combate à fome e crise climática
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve discursar na terça-feira (24) sobre o combate à fome e à crise climática no discurso de abertura da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, que ocorrerá em Nova York, nos Estados Unidos, que reúne anualmente 193 chefes de Estado e de governo de todo o mundo.

A previsão foi dada pelo secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Carlos Márcio Cozendey, em entrevista coletiva à imprensa, nesta terça-feira (17), em Brasília. O diplomata explicou quais serão os temas prioritários do governo brasileiro que devem estar presentes no discurso que segue em elaboração. “Podemos esperar que eles [temas] sigam um pouco a agenda que o Brasil propôs para o G20, ou seja, que falem de inclusão, combate à fome, transição energética e reforma da governança global”.

O tema proposto pelo presidente da Assembleia Geral, embaixador Philemon Yang, de Camarões, para este ano é: “Unidade na diversidade para a promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para todos, em toda parte”. O presidente brasileiro falará após os discursos do secretário-geral da ONU, António Guterres, e do presidente da assembleia geral da ONU.

Sobre as queimadas e eventos extremos ocorridos no Brasil, Cozendey disse que o governo brasileiro deve levar para o cenário internacional que é preciso agir rapidamente. “O que vemos no Brasil tem uma relação muito grande com os eventos climáticos extremos, seja uma seca excepcional que está, de certa maneira, relacionada às transformações que têm acontecido”.

O presidente Lula chegará aos Estados Unidos no sábado (21) e tem previsão de retorno ao Brasil na quarta-feira (25). Além da Assembleia Geral da ONU, o presidente brasileiro participará de encontros com chefes-estado e grupos de interesse do Brasil.

Pacto para o Futuro

Na manhã de domingo (22), Lula participa da abertura da Cúpula do Futuro. Ele será o segundo a discursar no encontro de dois dias, que reunirá líderes mundiais para debater formas de enfrentar as crises de segurança emergentes, acelerar o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e abordar as ameaças e oportunidades das tecnologias digitais.

Como resultado, a Cúpula do Futuro deve produzir o documento Pacto para o Futuro, negociado entre os estados-membros para reforçar a cooperação global e estabelecer compromissos para uma melhor adaptação aos desafios atuais, para o futuro do multilateralismo renovado e eficaz, para benefício das gerações futuras.

“O Pacto para o Futuro inclui temas como o desenvolvimento sustentável, paz e segurança internacionais, ciência, tecnologia e cooperação digital, juventude e gerações futuras e reforma da governança global”, disse Cozendey.

Democracia e extremismos

O presidente Lula também presidirá, junto com o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, uma mesa redonda sobre democracia e extremismos. O evento terá como objetivo discutir formas de avançar os princípios democráticos, proteger instituições a fim de garantir eleições livres, estados de direito e liberdades individuais, ao mesmo tempo que assegura o crescimento econômico sustentável e inclusivo.

Segundo o embaixador do MRE, os países convidados pelos dois presidentes vão discutir questões como os impactos que a desinformação tem gerado nos processos democráticos.

G20

Pela primeira vez, uma reunião do G20 ocorrerá na sede das Nações Unidas, em Nova York, com a participação aberta a todos os membros das Nações Unidas. Em 2024, o grupo composto pelos 19 países mais desenvolvidos do globo e dois órgãos regionais, a União Africana e a União Europeia está sob a presidência rotativa do Brasil.

O presidente Lula fará o discurso de abertura da segunda reunião ministerial de chanceleres do G20, com o objetivo de abordar a necessidade de reforma da governança global no âmbito das Nações Unidas até 2030, marco temporal de cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Lula também deve tratar da arquitetura financeira e organização de alto comércio.

O embaixador Carlos Márcio Cozendey adiantou que o Brasil também apresentará a Aliança Global Contra à Fome e à Pobreza, lançada no Brasil, em julho.

Ucrânia e Rússia

Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, no dia 27, os representantes diplomáticos do Brasil devem divulgar aos demais países a proposta construída em conjunto com a China e assinada pelo assessor Especial da Presidência da República, Celso Amorim, no primeiro semestre deste ano, em Pequim.

“É um documento dirigido a países que têm interesse em cooperar”, afirmou o secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores.

Demais encontros

Até o momento, o presidente Lula tem confirmados encontros com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com o presidente da assembleia geral. No dia 23, à margem do debate geral da ONU, o presidente do Brasil deve participar de encontros bilaterais com países membros das Nações Unidas.

A agenda ainda não está fechada para estes encontros. Lula também deve participar de reuniões de grupos dos quais o Brasil faz parte, como o Brics – formado Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul; o Fórum de Diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul (IBAS); o G77, bloco formado por países em desenvolvimento, além do Grupo de Contato de Chanceleres da América do Sul.

De acordo com o Itamaraty, até o momento não há previsão do presidente Lula abordar, em sua passagem por Nova York, a crise da Venezuela e o processo político-eleitoral do país vizinho.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lebrinha visita Triunfo a convite de Silas e se compromete com melhorias para a comunidade

Lebrinha visita Triunfo a convite de Silas e se compromete com melhorias para a comunidade

A visita tinha o por objetivo um debate com a comunidade sobre as necessidades em saúde, educação, infraestrutura e agricultura.
L

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras

A iniciativa irá atender a uma demanda antiga dos moradores e trabalhadores que utilizam diariamente a via.
L

Cristiane Lopes defende PEC 47 Durante Reunião da Bancada Federal de Rondônia com Candidato à Presidência da Câmara

Segundo a parlamentar a PEC 47 sempre foi uma de suas prioridades, sendo também uma das primeiras bandeiras levantas no início do mandato, buscando consolidar avanços para a categoria e para o estado como um todo.
L

Gislaine Lebrinha ressalta compromisso do governo com a educação indígena e comemora avanços

Parlamentar destacou a importância dessa parceria com o governo de Rondônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jeep amplia e deixa mais potente a linha Commander 2025

SUV pode ser equipado com o novo motor Hurricane e ganhou a versão esportiva Blackhawk
L

Júnior Lopes destaca o papel transformador da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer no #GiroNews

Em entrevista, o secretário compartilha iniciativas e desafios da pasta, evidenciando o impacto social e econômico do esporte e da cultura em Rondônia
L

Participe do Sorteio Exclusivo do News Rondônia e Concorra a uma Cachaça Premissa Clássica!

Aproveite esta oportunidade única para degustar uma cachaça de alta qualidade. Não perca essa chance!
L

#GiroNews | Entrevista Luciano Brandão – Diretor-presidente da Emater-RO

Nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, às 16h, o programa Giro News traz uma entrevista com Luciano Brandão
L
Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO inicia inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado 2025/1

As vagas são para os Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Unificado: sai resultado da autodeclaração de candidatos

Concurso Unificado: sai resultado da autodeclaração de candidatos

Quem discordar da avaliação pode entrar com recurso até quinta-feira
L
Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Inscrições abertas até 05/12/24
L
CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

Recurso deve ser inserido na área do candidato no site do certame
L

CNU: sai resultado da prova de títulos

Candidatos podem entrar com recursos até 5 de novembro.
L
Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Esta é a segunda menor taxa de desocupação desde 2012
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus defende trabalhadores da Emater

Deputada destaca a urgência na valorização de profissionais que sustentam a agricultura familiar no estado.
L

Dra. Taíssa cobra agilidade do Iphan para aprovação do projeto de revitalização do museu de Guajará-Mirim

Projeto está em fase de avaliação pela equipe de engenharia do instituto e tem um prazo de 45 dias para ser concluído.
L
Sílvia Cristina apoia candidatura de Hugo Mota, mas pede celeridade na votação da PEC da transposição

Sílvia Cristina apoia candidatura de Hugo Mota, mas pede celeridade na votação da PEC da transposição

Em reunião da bancada com o futuro presidente da Câmara, ela defendeu a PEC 47 da transposição como prioridade.
L

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Com redução expressiva no desmatamento e exemplos de sustentabilidade, o governador evidencia a importância de políticas concretas e investimento.
L

Cláudia de Jesus incentiva Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim

Apresentação dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho são as grandes atrações.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro invade cruzamento e causa acidente com duas vítimas na zona sul

Uma equipe do BPTRAN sinalizou o local até a chegada da equipe de resgate.
12
Em Ji-Paraná, PRF identifica transporte irregular de aproximadamente 50 m³ de produto florestal

Em Ji-Paraná, PRF identifica transporte irregular de aproximadamente 50 m³ de produto florestal

A carga estava sendo transportada de modo contrário à legislação vigente
10

Casal de adolescentes fica ferido em acidente entre carro e moto

Ambos ficaram feridos e foram socorridos por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
12
PF prende em flagrante uma mulher tentando embarcar com skunk no Aeroporto Internacional de Porto Velho

PF prende em flagrante uma mulher tentando embarcar com skunk no Aeroporto Internacional de Porto Velho

A presa partiu de Manaus e tentava embarcar com drogas na mala para Belo Horizonte
10
Carro capota e deixa ocupantes feridos na BR-364 em Porto Velho

Carro capota e deixa ocupantes feridos na BR-364 em Porto Velho

De acordo com as primeiras informações, o veículo seguia para a capital, quando o motorista perdeu o controle da direção depois que o veículo aquaplanou na pista molhada.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Educação inclusiva e superação: Lívia Telles e Fábio Saavedra falam sobre inclusão no IFRO no programa Agenda News

A pedagoga Lívia Telles e o escritor Fábio Saavedra discutem o impacto do NAPNE e a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento dos estudantes no IFRO
L

Mais de 25 mil alunos de Rondônia comparecem ao segundo dia de provas do Enem

Número supera em 2,6 mil alunos o total de estudantes rondonienses que fizeram as provas do segundo dia do Enem em 2023.
L

Gatinho brasileiro ganha concurso dos melhores gatos do planeta; conheça o Max!

Mas o charme, beleza e carisma de Max não passaram despercebidos. Quando o resultado saiu e Vânia ouviu o nome do animal, não se conteve.
L
Turismo deve faturar R$ 157,74 bilhões na alta temporada de verão

Turismo deve faturar R$ 157,74 bilhões na alta temporada de verão

Os quatro meses representam cerca de 44% da receita anual dos produtos e serviços turísticos.
L
Lucro da Caixa sobe 21,6% e chega a R$ 9,4 bilhões em 2024

Lucro da Caixa sobe 21,6% e chega a R$ 9,4 bilhões em 2024

Despesas de pessoal e administrativas aumentaram 10% no período
L
Brasil terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em partida contra Venezuela

Brasil terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em partida contra Venezuela

Jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo começa às 18h de quinta (14)
L
Deputado Cássio Gois realizará homenagem histórica aos 200 anos da presença Luterana no Brasil

Deputado Cássio Gois realizará homenagem histórica aos 200 anos da presença Luterana no Brasil

O evento, marcado para esta sexta-feira, 15 de novembro, às 18h, na Câmara Municipal de Cacoal, homenageará a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) por suas contribuições sociais e religiosas. 
L
Geraldo Rufino inspira mais de 600 pessoas em Ji-Paraná com sua história de superação e sucesso

Geraldo Rufino inspira mais de 600 pessoas em Ji-Paraná com sua história de superação e sucesso

Com um carisma contagiante, Geraldo Rufino compartilhou sua trajetória de vida, marcada por desafios e conquistas.
L
Comunidade Quilombola de Pimenteiras recebe oficina de turismo cultural e descobre um novo caminho para o desenvolvimento

Comunidade Quilombola de Pimenteiras recebe oficina de turismo cultural e descobre um novo caminho para o desenvolvimento

A instrutora Bruna Fava ministrou uma oficina de Turismo Cultural, promovendo um momento de reflexão e aprendizado sobre as potencialidades turísticas da região.
L
Encontro de Prefeitos e Prefeitas da AROM supera expectativas e reúne mais de 300 participantes em Porto Velho

Encontro de Prefeitos e Prefeitas da AROM supera expectativas e reúne mais de 300 participantes em Porto Velho

O evento reuniu mais de 300 representantes de todos os municípios rondonienses, incluindo prefeitos eleitos, reeleitos, em final de mandato, juntamente com suas equipes técnicas, que debateram e compartilharam boas práticas de administração pública municipal.
L