TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

Eleições: garantir vagas em creches está nos planos do seu candidato?

Cabe às prefeituras elaborar políticas públicas para a educação básica

Por Rafael Cardoso – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Eleições: garantir vagas em creches está nos planos do seu candidato?
Tânia Rêgo/Agência Brasil

As novas gestões municipais terão a tarefa de garantir que todas as crianças frequentem as escolas. Quando o assunto é a universalização do ensino, o Brasil não apenas não avançou como recuou nos últimos anos, especialmente na educação infantil – etapa cuja administração cabe aos municípios. E não é apenas na pré-escola que o país precisa avançar, mas na oferta de vagas nas creches, que têm filas de espera em diversas cidades do país.

A educação é um direito da população e, para especialistas, o tema deve ser observado com atenção por aqueles que vão escolher representantes pelos próximos quatro anos nas eleições municipais de outubro deste ano.

Demandas não faltam. “Famílias ficam com as crianças em uma fila de espera e não conseguem ter o seu direito garantido. A gente tem esse cenário, muitas vezes também os municípios não conseguindo priorizar o acesso à creche para as crianças que estão em situações de vulnerabilidade, por muitas vezes ainda não ter organizado critérios de priorização no caso de não ser possível atender a toda demanda. A gente tem ainda o cenário de famílias que desconhecem o direito do acesso à creche ou que também não vão atrás de uma vaga por saber da dificuldade no seu contexto de conseguir uma vaga para criança próximo à residência ou próximo ao local de trabalho”, ressalta a gerente de Políticas Públicas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), Karina Fasson. A fundação é uma organização da sociedade civil voltada para a primeira infância.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2019 e 2022, o Brasil não avançou na meta de universalizar a educação infantil. A frequência escolar das crianças com 4 e 5 anos de idade – início da obrigatoriedade da educação básica – recuou 1,2 ponto percentual no período, passando de 92,7% para 91,5%.

No Brasil, todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos devem estar matriculados na escola, conforme a Emenda Constitucional 59/09. Os municípios devem atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil, que abrange creches (para bebês e crianças até 3 anos) e pré-escolas (4 e 5 anos).

A creche não é uma etapa obrigatória, e as famílias podem optar por matricular as crianças, mas é dever do poder público oferecer as vagas que são demandadas. Isso ficou ainda mais claro em 2022, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ampliar a obrigatoriedade da oferta de ensino também para creches. Até então, os municípios podiam negar a matrícula alegando falta de vagas. As eleições de 2024 serão as primeiras desde que a decisão entrou em vigor.

Ainda segundo o IBGE, em todo o país, cerca de 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos não estão em creches por alguma dificuldade em acessar o serviço: seja por falta de escola, inexistência de vaga ou porque a instituição de ensino não aceitou o aluno em função da idade.

“A gente tem um desafio da garantia da educação infantil com qualidade. Não basta oferecer uma vaga. Essa educação tem que ser uma educação de qualidade, que esteja alinhada com os documentos nacionais vigentes”, diz Fasson, que acrescenta:

“A importância de uma proposta pedagógica centrada na criança, nos seus interesses, na maneira como ela se desenvolve, que considere o lúdico, que considere a exploração dos diferentes ambientes, das diferentes linguagens.”

Educação no centro do debate

Segundo a professora do Departamento de Ciência Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos (ESR/UFF), Mariele Troiano, que atua na área de Ciência Política, embora haja um certo consenso sobre a importância da educação, o tema não ocupa espaço central nas campanhas eleitorais.

“Os municípios são responsáveis pela maior porcentagem da educação básica em nosso país e conforme o Artigo 211 da Constituição Federal, espera-se dos municípios protagonismo no ensino fundamental e na educação infantil. Então, o tema deveria estar entre prioridades absolutas dos candidatos. Na minha concepção, ainda podemos avançar mais”, diz Mariele.

Para ela, o debate em torno da educação precisa ser melhor qualificado. “Na minha percepção, afirmar em campanhas eleitorais que precisamos ‘de mais escolas, mais creches’ não sustenta mais os discursos. É preciso apresentar propostas que considerem a educação em sua completude: desde o transporte escolar, a merenda, o material escolar, a capacitação do corpo docente, o salário e carreiras dos funcionários. O ensino que seja de qualidade, mas também inclusivo. Poucos candidatos estão falando de educação inclusiva, por exemplo”.

Diante da decisão do STF, a professora esperava que as creches ocupassem um espaço mais central durante a campanha, o que não tem acontecido. “O Supremo ratifica a responsabilidade do município com a educação desde a creche, passando pela pré-escola e pelo ensino fundamental. Embora a aposta como tema quente, muitos candidatos ainda não o consideram relevante. Acho que isso reforça ainda mais a importância da decisão de 2022, como revela ser um ponto crucial para a escolha eleitoral”.

Cabe, então, ao eleitorado cobrar isso dos candidatos. “O eleitorado é atravessado diretamente pelo tema, no seu dia a dia. Não só é a criança que precisa da escola, da creche enquanto os pais trabalham, mas porque a escola significa também saúde, alimentação, transporte, segurança. Além disso, a educação em nosso país é sinônimo de transformação social, possibilidade de melhores condições de vida. Estar atento ao tema nas eleições já sinaliza a consciência do exercício do direito e dever estruturado e fomentado pelo viés educacional”, defende.

Direitos das crianças

Oferecer uma educação infantil de qualidade e acreditar nas crianças como possibilidade de mudança do mundo foi o que motivou Simone Serafim do Nascimento a seguir a carreira do magistério. Ela é professora articuladora (coordenadora pedagógica) no Espaço de Desenvolvimento Infantil Claudio Cavalcanti, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A creche pública atende de forma integral 140 crianças de 2 e 3 anos de idade.

“A gente acredita muito nessa potência da educação infantil, como uma etapa da educação básica que valoriza as crianças e que dá esse protagonismo para elas, enquanto cidadãos que já são”, diz.

“O professor atua como um mediador, aproveita as brincadeiras das crianças, tem uma escuta e uma observação muito atenta para, a partir dessas brincadeiras das crianças, criar situações de aprendizagem”, explica.

Na escola, tudo vira aprendizado. Ela conta que um dos projetos desenvolvidos veio de uma lanterna que uma das crianças trouxe de casa. A partir das brincadeiras, foi incentivada uma investigação com luz e sombra e, consequentemente, com fotografia. Os estudantes entraram em contato com fotografias de diferentes culturas. As crianças puderam depois tirar as próprias fotos, que viraram exposição na escola.

“As crianças recém-chegadas ao mundo, são pesquisadoras natas. E nós, professores de educação infantil, nos aguçamos para pesquisar a pesquisa das crianças”, diz a professora.

Segundo Simone, a experiência que desenvolvem na creche deveria ser oferecida para toda a população que precisa desse serviço. “O que eu vejo hoje nesse mundo moderno, até como mulher, como profissional, é que todos precisam da creche, porque é esse espaço das crianças, para que as crianças fiquem em segurança, fiquem se desenvolvendo, para que a família tenha suas escolhas de vida, profissional ou não. Mas a creche é realmente um direito da criança”.

Para Simone, nas eleições de 2024, o tema da educação será um diferencial. “Escolher candidatos que pensam a educação como uma forma de transformar e de mudar a sociedade, de reduzir a desigualdade, valorizar a educação pensando numa perspectiva de mudança e de mobilidade social, de redução de desigualdades sociais, é algo importante”, diz.

“Também que [os candidatos] tenham nas suas pautas a valorização do professor e a valorização da educação de forma integral. Valorização dos profissionais, qualificar as formações, valorizar as formações, valorizar a instituição enquanto prédio, favorecer melhores condições de acesso e de continuidade nas escolas”.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vereador Márcio Pacele busca informações sobre a regularização do Jardim Santana 1 e 2 em reunião na Semdec

Vereador Márcio Pacele busca informações sobre a regularização do Jardim Santana 1 e 2 em reunião na Semdec

Parlamentar reforça diálogo com moradores e acompanha de perto o andamento da regularização dos bairros.
L
Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Veículo reforça ações da Assistência Social e amplia atendimento a comunidades rurais e famílias vulneráveis.
L
Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Brasília que convocará uma reunião com o Congresso Nacional, STF e segmentos sociais para criar um “mutirão educacional” de combate à violência de gênero, em resposta à alta de feminicídios.
L
Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Análises sobre Refis, inelegibilidade, disputa eleitoral e investimentos da Energisa revelam um estado em transformação contínua.
L
Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma ter firmeza do presidente da Câmara para votar projeto que endurece regras contra devedores contumazes em Brasília, priorizando a regulamentação da reforma tributária.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Conexão RH: Antônio C. Forchetto No Centro Do Debate Sobre Liderança E Gestão

para uma entrevista especial sobre o papel estratégico do RH nas empresas, o desenvolvimento de lideranças e as novas exigências do mercado profissional.
L
STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

Primeira Turma do STF inicia nesta terça-feira julgamento que pode condenar seis réus do núcleo 2, acusados por crimes como golpe de Estado e organização criminosa armada em Brasília.
L
SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

Novo ciclo do Projeto Cuidados Paliativos começa em 2026, com objetivo de treinar profissionais do SUS e oferecer mais qualidade de vida a pacientes com doenças graves.
L
Ministro Flávio Dino determina divulgação de CPF de quem recebe salário via emendas da saúde

Ministro Flávio Dino determina divulgação de CPF de quem recebe salário via emendas da saúde

Decisão do STF exige que emendas coletivas para pagamento de pessoal na saúde sigam regras de transparência de emendas individuais, incluindo a publicação de nome e CPF no Portal da Transparência.
L
Saúde encerra monitoramento de intoxicação por metanol após estabilidade

Saúde encerra monitoramento de intoxicação por metanol após estabilidade

Medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8), indicando que o último caso confirmado de intoxicação por metanol ocorreu em 26 de novembro de 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Assembleia Legislativa reúne opiniões de servidores, parlamentares e sociedade até 15 de janeiro de 2026.
L
STF suspende operações federais em reservas estaduais após pedido da Alero

STF suspende operações federais em reservas estaduais após pedido da Alero

Supremo impede desintrusão e cortes de serviços até julgamento do mérito.
L
Conab e BNDES lançam programa “Amazônia Viva” com R$ 96,6 milhões em investimentos

Conab e BNDES lançam programa “Amazônia Viva” com R$ 96,6 milhões em investimentos

Iniciativa do programa Amazônia Viva prevê ações para fortalecer cadeias produtivas sustentáveis e gerar renda a povos tradicionais.
L
A política no fundo do poço

A política no fundo do poço

Participação da ex-primeira-dama em ato de pré-campanha chama atenção para o uso de figuras de projeção nacional em disputas estaduais.
L
Manutenção RO-140 Pedro Fernandes cobra DER por trecho crítico entre Cacaulândia e Colina Verde

Manutenção RO-140 Pedro Fernandes cobra DER por trecho crítico entre Cacaulândia e Colina Verde

O deputado Pedro Fernandes atendeu produtores e motoristas, solicitando o encascalhamento emergencial para garantir a segurança e mobilidade na Manutenção RO-140.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Homem sofre mal súbito e morre a caminho do hospital em Porto Velho

Homem sofre mal súbito e morre a caminho do hospital em Porto Velho

Vítima ainda não identificada no bairro Lagoinha, zona leste da capital, sofreu mal súbito nesta terça-feira (9) e já estava sem vida quando a família buscou auxílio do Corpo de Bombeiros em Porto Velho.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura participa pela primeira vez do Projeto Papai Noel dos Correios

Prefeitura participa pela primeira vez do Projeto Papai Noel dos Correios

Semias integra o projeto doando brinquedos para atender pedidos das crianças que escreveram cartinhas ao Papai Noel.
L
Pit stop orienta a população sobre os cuidados em caso de enchentes

Pit stop orienta a população sobre os cuidados em caso de enchentes

Iniciativa soma às medidas da Prefeitura para reforçar a segurança e orientar moradores durante o período chuvoso.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza mutirão de Cadastro Único para pescadores do Baixo Madeira

Prefeitura de Porto Velho realiza mutirão de Cadastro Único para pescadores do Baixo Madeira

O benefício paga um salário mínimo por mês, por até cinco parcelas e garante assistência financeira a pescadores que dependem exclusivamente da pesca.
L
Pesca artesanal ganha novo impulso com aprovação de política municipal

Pesca artesanal ganha novo impulso com aprovação de política municipal

Proposta cria ações de qualificação, infraestrutura e segurança.
L
Agenda News: Bolos natalinos da Vó Alzira adoçam sua Noite Feliz

Agenda News: Bolos natalinos da Vó Alzira adoçam sua Noite Feliz

Tradição, sabor e carinho em cada fatia com opções especiais para encomendar e encantar sua ceia de Natal.
L
Conde Von Noble integra antologia em homenagem ao Bicentenário de Dom Pedro II

Conde Von Noble integra antologia em homenagem ao Bicentenário de Dom Pedro II

Obra reúne 200 autores e celebra o legado cultural e humanista do último imperador.
L
TRT-14 participa do 1º Encontro de Cerimonialistas do TRT da Paraíba

TRT-14 participa do 1º Encontro de Cerimonialistas do TRT da Paraíba

Encontro fortalece o cerimonial, promove troca de experiências, e amplia os conhecimentos dos participantes.
L
Agricultores de Vale do Anari recebem trator e triturador com recurso de Cláudia de Jesus

Agricultores de Vale do Anari recebem trator e triturador com recurso de Cláudia de Jesus

Entrega de trator e triturador fortalece agricultura familiar.
L
Guia de boas práticas lançado pelo governo de RO aprimora gestão e otimiza entregas no serviço público

Guia de boas práticas lançado pelo governo de RO aprimora gestão e otimiza entregas no serviço público

Documento orienta equipes a adotar metodologias ágeis e reforça a modernização da administração pública.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.