DOMINGO, 15/02/2026

Em destaque

“Queremos uma cidade com menos maquiagem e mais resultados práticos”, diz Léo Moraes em entrevista na TV

Candidato à Prefeitura de Porto Velho pelo Podemos ainda reforçou sucesso em passagem pelo Detran, onde extinguiu 30 taxas e diminuiu valores de 20, incluindo CNH para idosos.

Por Felipe Corona - 30

Publicado em 

"Queremos uma cidade com menos maquiagem e mais resultados práticos", diz Léo Moraes em entrevista na TV
Foto: Divulgação

Mais uma vez, o candidato à Prefeitura de Porto Velho pelo Podemos, Léo Moraes, participou de mais uma entrevista em emissora de televisão, onde teve oportunidade de expor seus projetos e planos, caso seja eleito.

Ele esteve no programa Band Eleições 2024, na Band Rondovisão, sob o comando de Ricardo Pianta, onde ele falou sobre a atual situação da cidade.

“Nós temos um propósito, uma missão muito clara nesse processo, que é de entregar uma nova Porto Velho. Uma cidade com menos maquiagem e mais resultados práticos. Nós vivemos um paralelo e com mundos muito distantes: uma cidade com riqueza, com abundância de água, de riqueza mineral, terra muito fértil, ao passo de que estamos em nível nacional, sendo malfalados na mídia do Brasil”, lamentou ele.

Que seguiu: “Não dá para aceitar que somos a capital com pior qualidade de vida do país. A saúde tem o pior hospital do Brasil. Saneamento básico também é o pior do Brasil. Certamente teremos um ritmo muito mais rápido, melhor e em menos tempo para a população de Porto Velho”.

Incentivos fiscais

O apresentador Ricardo Pianta também perguntou a Léo sobre incentivos fiscais que estão previstos em seu plano de governo, onde o candidato promete mais desburocratização da máquina pública:

“O ambiente de negócios perpassa por uma série de fatores. Dentre eles, a discussão do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]. Não adianta discutir melhoria para o mercado, para as empresas, indústrias, quando cresce muito o valor do IPTU sem conversar com a população. Não adianta não ter uma central de alvarás para concentrar essas atividades e permitir, que de forma provisória, o empreendedor gere empregos e a administração colabore para sanar as dificuldades”.

Léo também reforçou que “o ambiente de negócios passa também por algo que sempre defendi: contra o aumento abusivo de impostos, que a gente discutiu o ISS [Imposto sobre serviços], a depender da contrapartida social para o ambiente da nossa cidade, haja vista que entramos em grandes ciclos de riqueza e prosperidade, e muitas vezes, deixaram tão somente as mazelas. Acontece desde a época da borracha, do garimpo, e agora, da água. Temos um índice de desenvolvimento prejudicado”.

O candidato do Podemos observou que “temos um setor industrial que sequer tem CEP, que é código postal. Sequer tem infraestrutura para atender o que estamos falando. Estou falando de uma cidade que é estrategicamente bem localizada, onde tenho o direito e o dever de falar que Porto Velho hoje é o coração pulsante, onde o sangue do nosso país passa. É a última fronteira de saída para a Ásia, para todo um mercado de consumo voraz”.

Guarda Municipal

Léo relembrou que “fui o autor do projeto da Guarda Municipal em 2013. Foi incluído no orçamento, mas infelizmente não foi colocado em prática. Guarda Municipal diminui em 13% os delitos, contravenções e pequenos crimes. Somos a única capital do país que não temos. Ela não só diminui a criminalidade, como traz sensação de segurança. Vale destacar que nesse bojo vamos criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Ordem, incluindo o Trânsito e outras fiscalizações”.

Ele ainda expôs que “de forma coordenada e interligada vamos diminuir esses crimes. Também quero registrar que realizaremos concurso, até porque existem recursos do Governo Federal que podem colaborar com o pagamento, e principalmente, com a capacitação dos nossos profissionais. Temos uma lei vigente no Brasil, que infelizmente em Porto Velho não foi adotada, que é utilizar nossos policiais militares no período de folga para suprir essa lacuna de imediato”.

Sistema Integrado de Transporte

O apresentador Ricardo Pianta ainda perguntou a Léo sobre a ação que indica um Sistema Integrado de Transporte (SIT), que está em seu plano de governo:

“Existem cidades de médio porte que são parecidas com nossa cidade e que oferecem diferentes modais de transporte, que são integrados e conectados. Estou falando de um modelo que pode ter van, dependendo da região, que muitas ruas são intrafegáveis. No inverno amazônico a água bate no joelho… Onde já tem asfalto, terá drenagem, meio-fio, calçada e sarjeta. Teremos aquelas proteções nos nossos bueiros, para fazer a limpeza constante”, explicou ele.

Que continuou: “Temos vans, ônibus, modais que vamos discutir. E quero falar do transporte escolar, onde as crianças ficaram anos fora das salas de aula. Uma perda de capacidade cognitiva que não se repõe. Nossa central integrada vai funcionar no Centro da cidade e vai se comunicar com as regionais, da zona Leste, da zona Sul, da zona Norte e na nossa comunidade rural próxima da cidade”.

Trânsito

Léo disse que vai coordenador diversas ações para acabar com a “bagunça” que se tornou o trânsito da Capital de Rondônia:

“Teremos nosso Programa de Mobilidade Urbana, o Promurb, onde vamos reorganizar o trânsito. Imagina você que temos até hoje semáforos que não estão sincronizados. Não temos padronização das nossas calçadas, não temos um ambiente acolhedor no nosso comércio. Só ver a Sete de Setembro, local histórico para nossa cidade, que foi sepultado, praticamente morreu”.

Que observou: “Temos que investir em um calçadão na beira do Rio Madeira, temos que ter organização no nosso estacionamento, seja estacionamento rotativo ou não, bolsões de estacionamento de motos. Estacionamento oblíquo, com 45 graus, para que mais pessoas possam ter oportunidade de acessar o comércio. A realidade é que um carro para às 07 da manhã na Sete, na Jatuarana, na Amador dos Reis ou União e sai 07 da noite”.

Segundo ele, é de extrema importância reorganizar o tráfego na cidade para que haja impacto, inclusive na economia:

“Muitas pessoas deixaram de circular ali naquele comércio, gerar emprego e renda, comprar mercadorias na nossa cidade e movimentar a economia. Temos que ter pórtico [portal de entrada], pensar a colocar a fiação subterrânea. Criar um ambiente que seja realmente aconchegante e acolhedor. Recursos já tivemos! Perdemos 90 milhões de reais anos atrás, atualmente nós temos e é possível, mediante uma equipe técnica, capacitada, inclusive trazer recursos de outros níveis de governo”, comentou Léo.

Passagem pelo Detran

Léo resumiu a passagem de sucesso que teve como diretor-geral do Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran), nos últimos meses:

“Nós conseguimos acabar com 30 taxas, o que nunca tinha acontecido na história e ainda, diminuímos outras 20: CNH do idoso, que é 60% mais barato, renovação. A gente quer demonstrar que ainda há burocracia, mas nada supera a qualidade, a eficiência, vontade e o pulso para fazer”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
L
STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

Corte analisa recurso que questiona pagamento da GDASS a servidores inativos.
L
Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Encontro marca o primeiro ato do ministro como relator do inquérito no STF.
L
Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes.
L
STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

INSS contesta enquadramento da atividade como especial após reforma da Previdência.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Sempre alegre e entusiasta, Elaine era uma presença vibrante que contagiava a todos ao seu redor.
L
Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Governo orienta cadastro antecipado para reforçar segurança no Carnaval.
L
Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Prefeitura orienta foliões a consultar aplicativos e planejar deslocamentos para evitar contratempos
L
Carnaval acende alerta para bebidas adulteradas com metanol nos estados

Carnaval acende alerta para bebidas adulteradas com metanol nos estados

Autoridades reforçam que foliões devem consumir apenas produtos de origem comprovada.
L
Especialistas orientam foliões a reforçar hidratação e alimentação leve no Carnaval

Especialistas orientam foliões a reforçar hidratação e alimentação leve no Carnaval

Beber ao menos dois litros de água por dia é recomendação básica para evitar complicações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Vice-presidente afirma que propostas legislativas para licenciamento compulsório de fármacos emagrecedores prejudicam a segurança jurídica e afastam novos negócios.
L
Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Governo Federal estabelece cronograma de pagamentos e limites de empenho para ministérios sem aplicar cortes imediatos no Orçamento aprovado pelo Congresso.
L
Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos a pacientes com doenças crônicas

Leis estaduais reconhecem fibromialgia como deficiência, ampliam benefícios e reforçam campanhas como Fevereiro Roxo e Laranja.
L
Alex Redano destina R$ 500 mil para subestação no Hospital de Ariquemes

Alex Redano destina R$ 500 mil para subestação no Hospital de Ariquemes

Alex Redano destina R$ 500 mil para subestação no Hospital de Ariquemes
L
Emenda de R$ 1,5 milhão garante transporte coletivo gratuito em Ariquemes

Emenda de R$ 1,5 milhão garante transporte coletivo gratuito em Ariquemes

Recursos destinados pelos deputados Delegado Lucas e Alex Redano viabilizam início do sistema nos próximos meses.
L
Publicidade

POLÍCIA

PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

Ação policial no Setor 4 de Jaru apreendeu drogas e equipamentos furtados, resultando na condução de suspeitos por tráfico e receptação.
14
Força Tática captura foragido em Alta Floresta

Força Tática captura foragido em Alta Floresta

Operação da Polícia Militar em Alta Floresta apreendeu drogas, munição e objetos; homem com mandado de recaptura foi preso em residência no Centro.
16
Operação apreende maconha: quatro presos em RO

Operação apreende maconha: quatro presos em RO

Ação integrada em Nova Brasilândia apreendeu 42 kg de maconha em veículos e prendeu quatro suspeitos durante fiscalização contra tráfico de drogas.
14
Carretas pegam fogo na BR-364: bombeiros agem

Carretas pegam fogo na BR-364: bombeiros agem

Colisão entre carretas na BR-364, entre Campos de Júlio e Comodoro, mobilizou bombeiros e interditou trecho; condutores escaparam sem ferimentos.
16
Acidente na BR-364: carro pega fogo em RO

Acidente na BR-364: carro pega fogo em RO

Colisão entre veículos na BR-364, entre Presidente Médici e Ji-Paraná, deixou quatro feridos e envolveu funcionários de concessionária rodoviária.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Intervenção da Prefeitura na Rua Benjamin Constant amplia escoamento e busca reduzir alagamentos históricos na capital.
L
Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Estudantes com melhor desempenho no Avalia Porto Velho recebem bicicletas em solenidade na Escola Alegria, na zona Sul da capital.
L
Fomenta Cacau: acordo amplia mudas em Porto Velho

Fomenta Cacau: acordo amplia mudas em Porto Velho

Parceria do Fomenta Cacau prevê produção de mudas e assistência técnica para fortalecer a cacauicultura e beneficiar produtores rurais de Porto Velho.
L
Carnaval em Porto Velho: trânsito terá plano

Carnaval em Porto Velho: trânsito terá plano

Planejamento viário da Semtran para o carnaval em Porto Velho prevê interdições, fiscalização e o programa Disque Vida para reduzir acidentes.
L
Casa noturna em Vilhena: jovens passam mal

Casa noturna em Vilhena: jovens passam mal

Duas jovens foram socorridas após consumo de bebidas em casa noturna de Vilhena; uma delas relatou possível dopagem e caso pode ser investigado.
14
Naufrágio próximo a Manaus deixa dois mortos e sete desaparecidos

Naufrágio próximo a Manaus deixa dois mortos e sete desaparecidos

Força-tarefa mantém buscas na região do Encontro das Águas.
18
Carnaval como Antigamente volta ao Ypiranga

Carnaval como Antigamente volta ao Ypiranga

Juraci Jorge apresenta no Agenda News Folia 2026 os detalhes do baile de salão que resgata tradição e valoriza a cultura carnavalesca de Porto Velho.
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.