SÁBADO, 14/02/2026

Em destaque

“Queremos uma cidade com menos maquiagem e mais resultados práticos”, diz Léo Moraes em entrevista na TV

Candidato à Prefeitura de Porto Velho pelo Podemos ainda reforçou sucesso em passagem pelo Detran, onde extinguiu 30 taxas e diminuiu valores de 20, incluindo CNH para idosos.

Por Felipe Corona - 30

Publicado em 

"Queremos uma cidade com menos maquiagem e mais resultados práticos", diz Léo Moraes em entrevista na TV
Foto: Divulgação

Mais uma vez, o candidato à Prefeitura de Porto Velho pelo Podemos, Léo Moraes, participou de mais uma entrevista em emissora de televisão, onde teve oportunidade de expor seus projetos e planos, caso seja eleito.

Ele esteve no programa Band Eleições 2024, na Band Rondovisão, sob o comando de Ricardo Pianta, onde ele falou sobre a atual situação da cidade.

“Nós temos um propósito, uma missão muito clara nesse processo, que é de entregar uma nova Porto Velho. Uma cidade com menos maquiagem e mais resultados práticos. Nós vivemos um paralelo e com mundos muito distantes: uma cidade com riqueza, com abundância de água, de riqueza mineral, terra muito fértil, ao passo de que estamos em nível nacional, sendo malfalados na mídia do Brasil”, lamentou ele.

Que seguiu: “Não dá para aceitar que somos a capital com pior qualidade de vida do país. A saúde tem o pior hospital do Brasil. Saneamento básico também é o pior do Brasil. Certamente teremos um ritmo muito mais rápido, melhor e em menos tempo para a população de Porto Velho”.

Incentivos fiscais

O apresentador Ricardo Pianta também perguntou a Léo sobre incentivos fiscais que estão previstos em seu plano de governo, onde o candidato promete mais desburocratização da máquina pública:

“O ambiente de negócios perpassa por uma série de fatores. Dentre eles, a discussão do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]. Não adianta discutir melhoria para o mercado, para as empresas, indústrias, quando cresce muito o valor do IPTU sem conversar com a população. Não adianta não ter uma central de alvarás para concentrar essas atividades e permitir, que de forma provisória, o empreendedor gere empregos e a administração colabore para sanar as dificuldades”.

Léo também reforçou que “o ambiente de negócios passa também por algo que sempre defendi: contra o aumento abusivo de impostos, que a gente discutiu o ISS [Imposto sobre serviços], a depender da contrapartida social para o ambiente da nossa cidade, haja vista que entramos em grandes ciclos de riqueza e prosperidade, e muitas vezes, deixaram tão somente as mazelas. Acontece desde a época da borracha, do garimpo, e agora, da água. Temos um índice de desenvolvimento prejudicado”.

O candidato do Podemos observou que “temos um setor industrial que sequer tem CEP, que é código postal. Sequer tem infraestrutura para atender o que estamos falando. Estou falando de uma cidade que é estrategicamente bem localizada, onde tenho o direito e o dever de falar que Porto Velho hoje é o coração pulsante, onde o sangue do nosso país passa. É a última fronteira de saída para a Ásia, para todo um mercado de consumo voraz”.

Guarda Municipal

Léo relembrou que “fui o autor do projeto da Guarda Municipal em 2013. Foi incluído no orçamento, mas infelizmente não foi colocado em prática. Guarda Municipal diminui em 13% os delitos, contravenções e pequenos crimes. Somos a única capital do país que não temos. Ela não só diminui a criminalidade, como traz sensação de segurança. Vale destacar que nesse bojo vamos criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Ordem, incluindo o Trânsito e outras fiscalizações”.

Ele ainda expôs que “de forma coordenada e interligada vamos diminuir esses crimes. Também quero registrar que realizaremos concurso, até porque existem recursos do Governo Federal que podem colaborar com o pagamento, e principalmente, com a capacitação dos nossos profissionais. Temos uma lei vigente no Brasil, que infelizmente em Porto Velho não foi adotada, que é utilizar nossos policiais militares no período de folga para suprir essa lacuna de imediato”.

Sistema Integrado de Transporte

O apresentador Ricardo Pianta ainda perguntou a Léo sobre a ação que indica um Sistema Integrado de Transporte (SIT), que está em seu plano de governo:

“Existem cidades de médio porte que são parecidas com nossa cidade e que oferecem diferentes modais de transporte, que são integrados e conectados. Estou falando de um modelo que pode ter van, dependendo da região, que muitas ruas são intrafegáveis. No inverno amazônico a água bate no joelho… Onde já tem asfalto, terá drenagem, meio-fio, calçada e sarjeta. Teremos aquelas proteções nos nossos bueiros, para fazer a limpeza constante”, explicou ele.

Que continuou: “Temos vans, ônibus, modais que vamos discutir. E quero falar do transporte escolar, onde as crianças ficaram anos fora das salas de aula. Uma perda de capacidade cognitiva que não se repõe. Nossa central integrada vai funcionar no Centro da cidade e vai se comunicar com as regionais, da zona Leste, da zona Sul, da zona Norte e na nossa comunidade rural próxima da cidade”.

Trânsito

Léo disse que vai coordenador diversas ações para acabar com a “bagunça” que se tornou o trânsito da Capital de Rondônia:

“Teremos nosso Programa de Mobilidade Urbana, o Promurb, onde vamos reorganizar o trânsito. Imagina você que temos até hoje semáforos que não estão sincronizados. Não temos padronização das nossas calçadas, não temos um ambiente acolhedor no nosso comércio. Só ver a Sete de Setembro, local histórico para nossa cidade, que foi sepultado, praticamente morreu”.

Que observou: “Temos que investir em um calçadão na beira do Rio Madeira, temos que ter organização no nosso estacionamento, seja estacionamento rotativo ou não, bolsões de estacionamento de motos. Estacionamento oblíquo, com 45 graus, para que mais pessoas possam ter oportunidade de acessar o comércio. A realidade é que um carro para às 07 da manhã na Sete, na Jatuarana, na Amador dos Reis ou União e sai 07 da noite”.

Segundo ele, é de extrema importância reorganizar o tráfego na cidade para que haja impacto, inclusive na economia:

“Muitas pessoas deixaram de circular ali naquele comércio, gerar emprego e renda, comprar mercadorias na nossa cidade e movimentar a economia. Temos que ter pórtico [portal de entrada], pensar a colocar a fiação subterrânea. Criar um ambiente que seja realmente aconchegante e acolhedor. Recursos já tivemos! Perdemos 90 milhões de reais anos atrás, atualmente nós temos e é possível, mediante uma equipe técnica, capacitada, inclusive trazer recursos de outros níveis de governo”, comentou Léo.

Passagem pelo Detran

Léo resumiu a passagem de sucesso que teve como diretor-geral do Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran), nos últimos meses:

“Nós conseguimos acabar com 30 taxas, o que nunca tinha acontecido na história e ainda, diminuímos outras 20: CNH do idoso, que é 60% mais barato, renovação. A gente quer demonstrar que ainda há burocracia, mas nada supera a qualidade, a eficiência, vontade e o pulso para fazer”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Delegado Camargo cobra explicações sobre transporte inter-hospitalar em RO

Deputado questiona Governo de Rondônia e SESAU sobre possíveis irregularidades trabalhistas e tributárias no Pregão nº 90197/2024.
L
Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Ministro defende que perdão legal não alcança delitos como ocultação de cadáver e sequestro que se estenderam além de 1979; julgamento foi suspenso por pedido de vista.
L
Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Relator do caso no STF rejeitou recursos de ex-comandantes por omissão no 8 de janeiro; ministros têm até o dia 24 de fevereiro para concluir o julgamento virtual.
L
André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

Ministro do STF lidera inquérito sobre fraudes bancárias após saída de Dias Toffoli; magistrado busca atualização sobre dados colhidos em aparelhos apreendidos.
L
Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Câmara argentina aprova novo Código Penal Juvenil e baixa responsabilidade penal para 14 anos; tema volta ao centro do debate sobre segurança pública no Brasil.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O que assistir no Cine Araújo Porto Velho neste fim de semana

A programação do Cine Araújo reúne animação, aventura, suspense e títulos para todas as idades no fim de semana, com sessões durante a tarde e noite.
L
Amazônia, Gente e Justiça: Adriana Vieira da Costa fala sobre Lei do RECAM

Amazônia, Gente e Justiça: Adriana Vieira da Costa fala sobre Lei do RECAM

Programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Adriana Vieira da Costa para comentar a Lei nº 6.329/2026, que cria o RECAM em Rondônia.
L
Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Ação foi realizada nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, na BR-364.
L
Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Programa Bora Ali entrevista Camila Schiavinato Canova sobre políticas públicas, Expo Turismo e inclusão por meio do Turismo Social no estado.
L

Nota de pesar: Zélia Melo de Oliveira dos Santos

Nascida em Manicoré e radicada em Porto Velho, Zélia Melo de Oliveira dos Santos deixa um legado de fé, amor à família e acolhimento que seguirá vivo na memória de todos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Proposta aprovada em comissão da Câmara dos Deputados do Brasil cria regras para destinação de máquinas apreendidas e busca segurança jurídica a trabalhadores do setor.
L
Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Emenda parlamentar assegura recursos para construção de quadra no Centro Educativo Dom Bosco, em Ji-Paraná.
L
Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Deputado estadual destaca estruturação do Centro Cirúrgico de Cujubim e destinação de recursos para cirurgias eletivas em Rondônia.
L
Dra. Taíssa celebra 34 anos de 17 municípios de RO

Dra. Taíssa celebra 34 anos de 17 municípios de RO

Deputada destaca emendas, projetos de lei e indicações que fortalecem cidades criadas em 13 de fevereiro de 1992 no interior de Rondônia.
L
Eyder Brasil: capacitação gera renda

Eyder Brasil: capacitação gera renda

Cursos financiados por emendas do deputado Eyder Brasil qualificam jovens em Rondônia, ampliando oportunidades de trabalho e impacto social nas comunidades.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende arma e droga em Itapuã do Oeste

PM apreende arma e droga em Itapuã do Oeste

Pistola calibre .380, munições e cerca de 330 gramas de cocaína foram localizadas após denúncia de ameaça
10
Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Homem foi detido após cortar o cabelo da companheira durante discussão no bairro Areia Branca.
10
Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Suspeitos foram localizados horas após crime no bairro Castanheiras
14
Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Thales publicou mensagem em rede social citando crise conjugal antes de atirar contra os filhos e cometer suicídio; documento foi apagado logo depois.
18
Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário Thales atirou contra os próprios filhos antes de tirar a vida; criança de 8 anos segue internada em estado gravíssimo em Goiás.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde reforça atendimento nos blocos de Carnaval

Saúde reforça atendimento nos blocos de Carnaval

Semusa disponibiliza Van de Acolhimento, Tenda da Saúde e equipes do Samu nos circuitos de blocos em Porto Velho.
L
Parque da Cidade reabre com novas áreas de lazer

Parque da Cidade reabre com novas áreas de lazer

Espaço será reaberto às 5h deste sábado (14)
L
Saúde divulga funcionamento no Carnaval

Saúde divulga funcionamento no Carnaval

UPAs e prontos atendimentos funcionam 24h; Corujão da Saúde atende casos leves até a meia-noite entre 13 e 19 de fevereiro.
L
Feira de adoção oferece cães neste sábado

Feira de adoção oferece cães neste sábado

Evento acontece das 8h às 11h, no Parque da Cidade, com até 10 cães disponíveis para adoção responsável.
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para monitor educacional

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para monitor educacional

Inscrições online ficam abertas de 16 a 20 de fevereiro; vagas são para contratação imediata e cadastro reserva na zona urbana e rural
L
Primeiras imagens de “Bom Futuro”: drama amazônico resgata memória e resistência feminina

Primeiras imagens de “Bom Futuro”: drama amazônico resgata memória e resistência feminina

Longa filmado em Rondônia mistura ficção histórica, thriller social e realismo mágico para revisitar o ciclo do garimpo sob o olhar de quatro mulheres.
L

Requerimento de Outorga: NUCLEO DE MEDICINA INTEGRATIVA DRA FERNANDA NATHALIA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

SESAU anula homologação e determina apuração sobre contratação de ambulâncias após parecer da PGE e questionamento do MPC.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.