QUARTA-FEIRA, 21/01/2026

Em destaque

“Queremos uma cidade com menos maquiagem e mais resultados práticos”, diz Léo Moraes em entrevista na TV

Candidato à Prefeitura de Porto Velho pelo Podemos ainda reforçou sucesso em passagem pelo Detran, onde extinguiu 30 taxas e diminuiu valores de 20, incluindo CNH para idosos.

Por Felipe Corona - 30

Publicado em 

"Queremos uma cidade com menos maquiagem e mais resultados práticos", diz Léo Moraes em entrevista na TV
Foto: Divulgação

Mais uma vez, o candidato à Prefeitura de Porto Velho pelo Podemos, Léo Moraes, participou de mais uma entrevista em emissora de televisão, onde teve oportunidade de expor seus projetos e planos, caso seja eleito.

Ele esteve no programa Band Eleições 2024, na Band Rondovisão, sob o comando de Ricardo Pianta, onde ele falou sobre a atual situação da cidade.

“Nós temos um propósito, uma missão muito clara nesse processo, que é de entregar uma nova Porto Velho. Uma cidade com menos maquiagem e mais resultados práticos. Nós vivemos um paralelo e com mundos muito distantes: uma cidade com riqueza, com abundância de água, de riqueza mineral, terra muito fértil, ao passo de que estamos em nível nacional, sendo malfalados na mídia do Brasil”, lamentou ele.

Que seguiu: “Não dá para aceitar que somos a capital com pior qualidade de vida do país. A saúde tem o pior hospital do Brasil. Saneamento básico também é o pior do Brasil. Certamente teremos um ritmo muito mais rápido, melhor e em menos tempo para a população de Porto Velho”.

Incentivos fiscais

O apresentador Ricardo Pianta também perguntou a Léo sobre incentivos fiscais que estão previstos em seu plano de governo, onde o candidato promete mais desburocratização da máquina pública:

“O ambiente de negócios perpassa por uma série de fatores. Dentre eles, a discussão do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]. Não adianta discutir melhoria para o mercado, para as empresas, indústrias, quando cresce muito o valor do IPTU sem conversar com a população. Não adianta não ter uma central de alvarás para concentrar essas atividades e permitir, que de forma provisória, o empreendedor gere empregos e a administração colabore para sanar as dificuldades”.

Léo também reforçou que “o ambiente de negócios passa também por algo que sempre defendi: contra o aumento abusivo de impostos, que a gente discutiu o ISS [Imposto sobre serviços], a depender da contrapartida social para o ambiente da nossa cidade, haja vista que entramos em grandes ciclos de riqueza e prosperidade, e muitas vezes, deixaram tão somente as mazelas. Acontece desde a época da borracha, do garimpo, e agora, da água. Temos um índice de desenvolvimento prejudicado”.

O candidato do Podemos observou que “temos um setor industrial que sequer tem CEP, que é código postal. Sequer tem infraestrutura para atender o que estamos falando. Estou falando de uma cidade que é estrategicamente bem localizada, onde tenho o direito e o dever de falar que Porto Velho hoje é o coração pulsante, onde o sangue do nosso país passa. É a última fronteira de saída para a Ásia, para todo um mercado de consumo voraz”.

Guarda Municipal

Léo relembrou que “fui o autor do projeto da Guarda Municipal em 2013. Foi incluído no orçamento, mas infelizmente não foi colocado em prática. Guarda Municipal diminui em 13% os delitos, contravenções e pequenos crimes. Somos a única capital do país que não temos. Ela não só diminui a criminalidade, como traz sensação de segurança. Vale destacar que nesse bojo vamos criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Ordem, incluindo o Trânsito e outras fiscalizações”.

Ele ainda expôs que “de forma coordenada e interligada vamos diminuir esses crimes. Também quero registrar que realizaremos concurso, até porque existem recursos do Governo Federal que podem colaborar com o pagamento, e principalmente, com a capacitação dos nossos profissionais. Temos uma lei vigente no Brasil, que infelizmente em Porto Velho não foi adotada, que é utilizar nossos policiais militares no período de folga para suprir essa lacuna de imediato”.

Sistema Integrado de Transporte

O apresentador Ricardo Pianta ainda perguntou a Léo sobre a ação que indica um Sistema Integrado de Transporte (SIT), que está em seu plano de governo:

“Existem cidades de médio porte que são parecidas com nossa cidade e que oferecem diferentes modais de transporte, que são integrados e conectados. Estou falando de um modelo que pode ter van, dependendo da região, que muitas ruas são intrafegáveis. No inverno amazônico a água bate no joelho… Onde já tem asfalto, terá drenagem, meio-fio, calçada e sarjeta. Teremos aquelas proteções nos nossos bueiros, para fazer a limpeza constante”, explicou ele.

Que continuou: “Temos vans, ônibus, modais que vamos discutir. E quero falar do transporte escolar, onde as crianças ficaram anos fora das salas de aula. Uma perda de capacidade cognitiva que não se repõe. Nossa central integrada vai funcionar no Centro da cidade e vai se comunicar com as regionais, da zona Leste, da zona Sul, da zona Norte e na nossa comunidade rural próxima da cidade”.

Trânsito

Léo disse que vai coordenador diversas ações para acabar com a “bagunça” que se tornou o trânsito da Capital de Rondônia:

“Teremos nosso Programa de Mobilidade Urbana, o Promurb, onde vamos reorganizar o trânsito. Imagina você que temos até hoje semáforos que não estão sincronizados. Não temos padronização das nossas calçadas, não temos um ambiente acolhedor no nosso comércio. Só ver a Sete de Setembro, local histórico para nossa cidade, que foi sepultado, praticamente morreu”.

Que observou: “Temos que investir em um calçadão na beira do Rio Madeira, temos que ter organização no nosso estacionamento, seja estacionamento rotativo ou não, bolsões de estacionamento de motos. Estacionamento oblíquo, com 45 graus, para que mais pessoas possam ter oportunidade de acessar o comércio. A realidade é que um carro para às 07 da manhã na Sete, na Jatuarana, na Amador dos Reis ou União e sai 07 da noite”.

Segundo ele, é de extrema importância reorganizar o tráfego na cidade para que haja impacto, inclusive na economia:

“Muitas pessoas deixaram de circular ali naquele comércio, gerar emprego e renda, comprar mercadorias na nossa cidade e movimentar a economia. Temos que ter pórtico [portal de entrada], pensar a colocar a fiação subterrânea. Criar um ambiente que seja realmente aconchegante e acolhedor. Recursos já tivemos! Perdemos 90 milhões de reais anos atrás, atualmente nós temos e é possível, mediante uma equipe técnica, capacitada, inclusive trazer recursos de outros níveis de governo”, comentou Léo.

Passagem pelo Detran

Léo resumiu a passagem de sucesso que teve como diretor-geral do Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran), nos últimos meses:

“Nós conseguimos acabar com 30 taxas, o que nunca tinha acontecido na história e ainda, diminuímos outras 20: CNH do idoso, que é 60% mais barato, renovação. A gente quer demonstrar que ainda há burocracia, mas nada supera a qualidade, a eficiência, vontade e o pulso para fazer”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

O Ministério do Desenvolvimento Social alerta que mensagens falsas sobre bloqueio de benefícios circulam nas redes e orienta beneficiários a verificarem informações apenas em canais oficiais.
L
Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Os presidentes do Brasil e da Turquia discutiram a reconstrução do enclave palestino e a cooperação para a próxima conferência da ONU sobre mudanças climáticas durante chamada telefônica.
L
Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Projeto segue para votação em plenário após aval da comissão técnica.
L
Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Deputado estadual reforçou compromisso com a população, defesa de políticas públicas eficientes e a importância do diálogo com a comunidade durante participação na Rádio Verde Amazônia.
L
Governo recompõe orçamento para educação e ciência e tecnologia

Governo recompõe orçamento para educação e ciência e tecnologia

A medida garante o repasse de R$ 977 milhões para o Ministério da Educação e R$ 186 milhões para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, revertendo cortes feitos no Congresso.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo federal oficializa reajuste do piso do magistério para 5,1 mil reais

Governo federal oficializa reajuste do piso do magistério para 5,1 mil reais

Medida assinada pelo presidente Lula garante aumento de 5,4% e assegura ganho real acima da inflação para professores.
L
Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

A companhia aérea anuncia rotas para Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal a partir de abril, com aumento de frequência e impacto positivo no desenvolvimento regional.
L
CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

O conselho avalia uma resolução para impedir que 13 mil recém-formados com notas insatisfatórias obtenham o registro profissional, afetando diretamente estudantes de Porto Velho e Vilhena.
L
Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

O Ministério da Educação anunciou a maior oferta da história do programa, com inscrições abertas entre os dias 26 e 29 de janeiro para candidatos sem diploma superior.
L
Resultado preliminar do processo seletivo Edital nº 51/SEMAD/SEMED/2025

Prefeitura de Porto Velho esclarece erro em resultado preliminar de processo seletivo

Sistema exibiu lista completa de inscritos com pontuação zerada devido a equívoco material na publicação do edital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Azul amplia malha aérea em Rondônia: Novos voos conectam interior ao centro-sul

Azul amplia malha aérea em Rondônia: Novos voos conectam interior ao centro-sul

Senador Jaime Bagattoli consegue ampliação da Azul com três novas rotas diretas de Cuiabá para Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal, além de voos diários entre Confins e Porto Velho a partir de abril. Medida impulsiona turismo e economia do estado com mais opções de conexão.
L
Com apoio de Cláudia de Jesus, escola de Teixeirópolis recebe R$ 65 mil em computadores

Com apoio de Cláudia de Jesus, escola de Teixeirópolis recebe R$ 65 mil em computadores

A iniciativa reforça a importância da atuação parlamentar na destinação de recursos para a educação básica, especialmente em municípios do interior.
L
Governo federal anuncia projeto para participação popular no orçamento da União

Governo federal anuncia projeto para participação popular no orçamento da União

A iniciativa Orçamento do Povo permitirá que cidadãos escolham prioridades para seus municípios, como ambulâncias do Samu e climatização de escolas.
L
Psol aciona STF contra gratificação a policiais por mortes em serviço

Psol aciona STF contra gratificação a policiais por mortes em serviço

A ação foi designada ao ministro Alexandre de Moraes e contesta o bônus de produtividade aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
L
A Caminhada Quixotesca de Nikolas Ferreira em Busca de Visibilidade Política

A Caminhada Quixotesca de Nikolas Ferreira em Busca de Visibilidade Política

A caminhada do deputado de Minas Gerais até Brasília é vista como estratégia de autopromoção, distante de causas nacionais urgentes como emprego e combate à miséria.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Homem estava foragido e deve cumprir pena de 14 anos de reclusão determinada pela Justiça maranhense.
12
Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Veículo em chamas gera bloqueio completo da rodovia e mobiliza equipes da concessionária para conter riscos no local.
14
Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Acidente ocorreu em trecho de terra próximo à comunidade de Igapó-Açu no trajeto entre Porto Velho e Manaus.
10
PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

Fiscalizações em Porto Velho e Ariquemes resultaram na prisão de três condutores e na apreensão de motocicletas e veículos de carga com sinais identificadores adulterados.
14
Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

A colisão ocorreu no cruzamento da avenida Alexandre Guimarães com a rua Abnatal Bentes de Lima, no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, na tarde desta quarta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estados Unidos suspendem emissão de novos vistos de imigração para brasileiros

Estados Unidos suspendem emissão de novos vistos de imigração para brasileiros

Medida afeta 75 países e visa restringir a entrada de estrangeiros que possam depender de benefícios sociais norte-americanos.
L
Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

O país registrou o maior crescimento nas chegadas internacionais, segundo relatório da ONU Turismo, consolidando sua posição como destino global de destaque.
L
Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Pesquisa de Satisfação do Ensino revela que a imensa maioria de residentes e professores recomenda os hospitais universitários da rede federal no Brasil.
L
IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

A série de terror baseada em Stephen King ganha sequência confirmada, com Andy Muschietti à frente do projeto que explorará o passado sombrio de Derry em 1935.
L

Banco da Amazônia leva pauta da Amazônia ao Fórum Econômico Mundial, em Davos

Instituição participa da 56ª edição do Fórum Econômico Mundial, entre 19 e 23 de janeiro, com agenda focada em desenvolvimento sustentável e cooperação internacional.
L

Banco da Amazônia apoia primeira delegação feminina latino-americana em Davos

Delegação formada só por mulheres participou de debates paralelos ao Fórum Econômico Mundial, com apoio do Banco da Amazônia e liderança da Plataforma Mulheres Inspiradoras.
L
Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

O Conselho Federal de Medicina estuda impedir o registro profissional de estudantes com baixo desempenho no Enamed, incluindo alunos de Rondônia, para proteger a saúde pública.
L
Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Agência determina apreensão de produtos irregulares anunciados no Instagram e alerta para riscos à saúde dos consumidores.
L
MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

Microempreendedores excluídos devem regularizar dívidas e solicitar o reenquadramento até dia 31 para garantir a atuação formal em 2026.
L

Por que imóveis em cidades turísticas têm usos tão diferentes ao longo do ano?

Cidades turísticas consolidadas mantêm fluxo contínuo de visitantes ao longo do ano, influenciando o uso dos imóveis, a organização urbana e a convivência entre moradia e estadia temporária.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.