TERÇA-FEIRA, 24/06/2025

Léo Moraes quer revitalizar Centro de Porto Velho para gerar mais emprego e renda

Projeto quer padronizar calçadas e avalia instalação de fiação subterrânea na Avenida Sete de Setembro

Por Felipe Corona

Publicado em 

Léo Moraes quer revitalizar Centro de Porto Velho para gerar mais emprego e renda - News Rondônia
Imagens: Band

Na sabatina promovida pelo grupo Rondovisão Band na noite da última quinta-feira (09), o candidato do Podemos à Prefeitura de Porto Velho, Léo Moraes, respondeu diversas questões importantes para o futuro da capital de Rondônia.

A transmissão foi comandada pela jornalista Júlia Scherer e logo na primeira pergunta, Léo respondeu porquê estaria preparado para ser prefeito de Porto Velho:

“Tenho me preparado pela vivência, tanto pela atividade administrativa, na gestão pública, bem como do conhecimento da necessidade das pessoas, onde o calo aperta, andando pelos quatro cantos da nossa cidade. Além da formação, ainda há o preparo nessa breve trajetória política, realmente atender a vontade da população”, disse ele.

Léo foi estimulado a falar sobre a carreira política, que inclui um mandato como vereador, um como deputado estadual e outro como federal:

“Fui vereador, deputado estadual e federal. Graças a Deus, nas três oportunidades, fui escolhido como mais atuante entre os legisladores”, observou ele.

Que seguiu: “Como deputado federal fui escolhido como um dos 20 mais atuantes no ranking dos políticos. Nós sempre lutamos para que o atendimento chegasse na ponta da corda. Criamos o programa de estágio, que está vigente até hoje na administração pública. Como deputado, evitamos o aumento estratosférico do ICMS para respeitar o gerador de emprego. É a mãe das políticas, pois é quem traz a dignidade, o feijão no prato na família de Porto Velho”.

Léo Moraes quer revitalizar Centro de Porto Velho para gerar mais emprego e renda - News Rondônia

Léo também falou de sua atuação em Brasília, na Câmara dos Deputados: Como deputado federal participamos do debate da reforma tributária, respeitando sempre os servidores públicos. Criamos por exemplo a Polícia Penal, atuamos na área da saúde, da enfermagem. Na pandemia trouxemos respiradores, trouxemos recursos, onde uma parte foi executada e outra preterida, infelizmente”.

O candidato do Podemos ainda comentou a atual situação da capital de Rondônia: “Quando eu falo que temos asfalto em cima de asfalto, é porque a administração pública pode mais, pois asfalto sem drenagem não dá. No nosso inverno amazônico, temos água no joelho. Na seca é poeira nos olhos. Precisamos de calçada, meio-fio, sarjeta. Precisamos de remédio nos postos, precisamos contratar mais profissionais de saúde”.

E reforçou que a educação precisa de um maior cuidado com todas as camadas da população, incluindo as pessoas com deficiência.

“Precisamos de uma educação mais inclusiva, onde precisamos discutir todos os termos envolvendo as pessoas com deficiência, a neurodivergência, o TEA, que é o Transtorno do Espectro Autista, que inclusive as leis de Rondônia são de minha autoria, onde estive próximo dessa demanda. Então, o poder público tem que estar nessa busca ativa”.

Infraestrutura

Durante a sabatina, a apresentadora do grupo Rondovisão Band ainda trouxe um dado preocupante, onde o Marco do Saneamento estabelece que até 2033 os municípios devem atender a população com 99% de água potável e pelo menos 90% com coleta e tratamento de esgoto.

Atualmente atende menos da metade da população com água potável e 9,9% com coleta de esgoto e enquanto trata apenas 1,7%. E está em último lugar do saneamento.

“Isso é um absurdo, uma catástrofe que vivemos em Porto Velho. Estamos entre as piores cidades de médio porte do Brasil, como Ananindeua no Pará ou Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O Trata Brasil indica que em oito anos não avançamos em nada nessa matéria que é uma das mais importantes da administração pública. Cada real investido em saneamento básico, você economiza 9 na saúde”, indicou Léo.

Que complementou: “Nós precisamos atacar isso, pois vamos nos bairros mais distantes, no Ayrton Senna, no Canaã, pois as famílias no máximo têm uma fossa amazônica para ter dignidade. Nós vamos enfrentar esse problema, pois isso me trás tranquilidade e economia para investir em outras áreas”.

Outra preocupação de Léo é a área da saúde, especialmente com os profissionais que atuam neste setor.

“É um tripé muito claro, onde todos deveriam saber fazer: valorização dos nossos profissionais, capacitação dos mesmos e investimento na melhoria da infraestrutura dos ambientes. São guerreiros que são lembrados apenas nos momentos de desespero. Na época da pandemia, nós estávamos lá no Hospital João Paulo para promover pelo menos o protocolo, pois nós tínhamos o maior índice de mortes a cada mil profissionais”.

Ele também respondeu sobre a revitalização da Avenida Sete de Setembro para promover a geração de emprego e fomento da economia:

“A gente discute isso desde 2013: a mobilização, a mobilidade urbana. Discutimos um calçadão próximo da Sete de Setembro, para resgatar o nosso pertencimento. Estacionamento rotativo, como a zona azul ou algo parecido. Às vezes nem é de propósito, mas colocam o carro às 07 da manhã na Sete de Setembro e só vão retirar às 07 da noite. Quantas pessoas deixaram de acessar o comércio e fomentar a economia? Isso permite que o emprego aumente”.

Léo finalizou: Precisamos discutir a padronização das nossas calçadas, quem sabe uma fiação subterrânea. Um ambiente acolhedor, que gere emprego e que a população possa circular. Na zona Leste do mesmo jeito, na zona Sul do mesmo jeito. Devemos trazer os empresários para perto, para que eles entendam, que vamos entregar uma nova Porto Velho”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Márcio Pacele leva reivindicações de alunos da Ponta do Abunã à SEDUC e solicita aplicação do ENEM nos distritos

O vereador garantiu que seguirá acompanhando de perto o andamento da demanda.
L
Lula cria Prêmio Nacional da Educação para reconhecer redes municipais

Lula cria Prêmio Nacional da Educação para reconhecer redes municipais

Objetivo é reconhecer cidades e estados que alcançarem metas
L
Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

JAIME BAGATTOLI: Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

Segundo o senador, os profissionais deverão iniciar os trabalhos a partir do fim de julho.
L

Deputada Dra. Taíssa reforça defesa da criação de novos municípios em Rondônia

Audiência reuniu autoridades federais, estaduais e moradores de distritos rondonienses em um marco pela busca da emancipação.
L

Deputado Alan Queiroz institui capelania escolar voluntária na rede pública de Rondônia

Lei sancionada garante apoio espiritual e emocional a estudantes e educadores, com atuação de voluntários capacitados nas escolas estaduais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia

Nesta segunda, às 17h, o Jovem News conversa com Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia. Liderança juvenil, valores e protagonismo dos jovens em destaque. Não perca!
L

Rede Sismográfica Brasileira destaca tremor de terra de 3.5 na escala Richter em Rondônia

O epicentro foi localizado nas proximidades de Ouro Preto do Oeste, mas o abalo foi sentido também em Ji-Paraná, Teixeirópolis, Jaru e Vale do Paraíso.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Francisco Luis Nanci Fluminhan – Advogado

Nesta segunda-feira, dia 23, às 16h, o Ponto & Contraponto recebe o advogado e professor universitário Francisco Luis Nanci Fluminhan para uma análise esclarecedora sobre o direito médico.
L

Bolívia: Andrónico Rodrigues repudia a violência política no país e afirma que os bolivianos desejam paz e emprego

Para Andrónico, sem essa estabilidade política, a Bolívia não avançará.
L

Porto-velhenses podem opinar onde creches noturnas devem ser instaladas

Formulário foi disponibilizado para compreender melhor a demanda da população
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus participa da entrega de carro para unidade de saúde de Alvorada do Oeste

Parlamentar autorizou a liberação de emenda no valor de R$ 100 mil para a prefeitura.
L

Cássio Gois destaca aprovação de projeto que valoriza os mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na Alero.
L

Deputada Dra. Taíssa entrega 32 motos para agentes comunitários de saúde em Alto Paraíso

Veículos garantem mais dignidade, eficiência e estrutura para profissionais que atuam na linha de frente da saúde básica no município.
L

Eyder Brasil leva serviços gratuitos a mais de 2 mil pessoas na 2ª edição do Cidadania no Bairro em Porto Velho

Com mais de 50 serviços ofertados, ação social transformou a Escola Maria Francisca de Jesus Gonçalves em polo de cidadania e acolhimento
L

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista quebra a perna após queda em viaduto na capital

De acordo com testemunhas, o motociclista, que aparentava estar embriagado, teria passado direto na curva, batido na barra de proteção e caído.
14

Ciclista é atropelada por moto na zona Leste

A mulher ficou com dores pelo corpo e foi amparada por populares até a chegada do Samu.
10

Jovem morto em confronto com o BPTAR estava com revólver calibre 38 municiado

Segundo as primeiras informações, o indivíduo estava armado quando foi abordado pela guarnição.
18
Criminoso é baleado durante troca de tiros com a PM na zona leste

Criminoso é baleado durante troca de tiros com a PM na zona leste

Segundo as primeiras informações, o indivíduo estaria armado quando foi abordado pela guarnição, no entanto, teria reagido, havendo troca de tiros.
16
Polícia Civil de Rondônia prende mulher suspeita de tentativa de homicídio em Ariquemes

Polícia Civil de Rondônia prende mulher suspeita de tentativa de homicídio em Ariquemes

O crime ocorreu no dia 8 de junho, após um desentendimento durante uma festa em um Clube de Ariquemes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump afirma que Irã e Israel aceitaram cessar-fogo após ofensiva contra base dos EUA

Presidente afirma que conflito chegou ao fim após 12 dias de tensão, mas ainda não há confirmação oficial de Teerã ou Tel Aviv
L
Autoridades buscam alternativas para solucionar fechamentos nos cruzamentos da BR 364

Autoridades buscam alternativas para solucionar fechamentos nos cruzamentos da BR 364

A reunião teve como objetivo viabilizar medidas alternativas legais e seguras para lidar com a interdição da via.
L
Botafogo avança às oitavas da Copa do Mundo de Clubes apesar de derrota para o Atlético de Madrid

Botafogo avança às oitavas da Copa do Mundo de Clubes apesar de derrota para o Atlético de Madrid

Alvinegro sofre revés de 1 a 0 para o Atlético de Madrid
L
Defesa de Bolsonaro pede para acompanhar acareação entre Mauro Cid e Braga Netto no STF

Defesa de Bolsonaro pede para acompanhar acareação entre Mauro Cid e Braga Netto no STF

Ambos são réus na ação penal da trama golpista
L
Seleção Brasileira Feminina de Basquete define 12 convocadas para a AmeriCupW no Chile

Seleção Brasileira Feminina de Basquete define 12 convocadas para a AmeriCupW no Chile

Estreia do Brasil será no próximo sábado (28) contra a Argentina
L
Intenção de Consumo das Famílias registra alta de 0,5% em junho, mas cautela persiste

Intenção de Consumo das Famílias registra alta de 0,5% em junho, mas cautela persiste

Na comparação com ano passado, o índice teve queda de -1,3%
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): LUCAS ARAUJO PEREIRA

OUTORGA DO DIREITO DE USO E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Fim do conflito entre Irã e Israel depende de atuação dos EUA

Fim do conflito entre Irã e Israel depende de atuação dos EUA

Declaração é do pesquisador da FGV Leonardo Paz
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP – LI – LO ): AUREO RIBEIRO COSTA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.