SÁBADO, 12/07/2025
Publicidade

Fim do conflito entre Irã e Israel depende de atuação dos EUA

Declaração é do pesquisador da FGV Leonardo Paz

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Fim do conflito entre Irã e Israel depende de atuação dos EUA
REUTERS/Eduardo Munoz/Proibida reprodução

O pesquisador do Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional da Fundação Getulio Vargas (FGV NPII), Leonardo Paz, disse que é difícil fazer estimativas, neste momento, mesmo que no curto e médio prazos, sobre o que resultará do conflito entre Israel e o Irã, porque não é possível calcular qual será o próximo passo do governo americano, que, segundo ele, é o elemento central de qualquer tipo de dinâmica que vai ocorrer neste confronto.

Ainda assim, o pesquisador avaliou que há possibilidade de ocorrer o encerramento dos embates neste período de tempo, caso os Estados Unidos entrem com mais firmeza, o que na situação atual não está visível no horizonte próximo. O pesquisador acrescentou que sem tropas israelenses ou americanas não será possível ocorrer, efetivamente, uma mudança de governo no Irã, embora tenha destacado que o uso de tropas depende de aprovação do Congresso norte-americano.

“É muito improvável pelo menos, então em curto e médio prazos, assumindo que os Estados Unidos entrem neste conflito, é provável ele acabar por uma quase capitulação do governo iraniano, fundamentalmente aceitando sentar à mesa de negociações e em condições piores do que vinham tentando colocar na mesa. Essa me parece que é a probabilidade”, indicou à Agência Brasil.

Para o pesquisador, por enquanto, o governo norte-americano vai tentar se escudar mais nessas missões de bombardeio, seja por caças ou mísseis cruzeiro.

“Isso vai fragilizar muito a posição iraniana. O Irã dificilmente vai contar com grandes apoios de outros países neste momento. A China está saindo da sua crise melhorando um pouco a sua situação que vinha em decaída econômica. A Rússia está envolvida com seu conflito com a Ucrânia, o que é até bom, me parece, porque as tensões estão saindo do leste europeu. Os principais aliados iranianos que eram poucos, a rede de contenção com o Hezbollah e Hamas, basicamente estão desarticulados. Tem um pouco ainda o Iêmen que pode ser que ajude. Aparentemente disse que pode entrar no conflito junto. Então, o Irã tem pouca capacidade de se impor neste conflito. Ele pode só gerar um pouco de caos fechando o estreito de Ormuz e é difícil saber por quanto tempo vai conseguir manter este estreito fechado, caso feche, dado o nível de violência que os Estados Unidos podem levar até o Irã com esses bombardeios”, completou.

Leonardo Paz apontou ainda a volatilidade do posicionamento do governo americano. Ele lembrou que os Estados Unidos estavam em um contexto de negociação, inclusive, com reuniões marcadas de fato para o domingo passado com o Irã, justamente para continuar o processo de negociação do programa nuclear, entretanto, no meio das negociações, antes das últimas reuniões se concretizarem, eles já tinham mudado a direção da sua participação.

“O próprio secretário de estado [Marco Rubio] disse que não tinha nada a ver com isso, depois o Trump tentou um pouco roubar a cena dizendo que tinha partido dele, vinha dizendo que não ia participar do conflito no primeiro momento, que ia pensar e de repente já tinha participado com o bombardeio na zona da usina de Fordow”, comentou.

IBP

Em nota, a diretoria executiva do Instituto Brasileiro de Petróleo Gás (IBP), principal representante do setor de petróleo e gás no país, informou que realizou na manhã desta segunda-feira (23), no Rio de Janeiro, uma reunião para discutir os impactos do agravamento do conflito no Oriente Médio nos mercados global e nacional.

“O mercado internacional apresenta no momento alta volatilidade em razão da diminuição da produção de importantes países produtores, tais como o Irã, bem como das dificuldades logísticas de escoamento de petróleo e gás da região do Oriente Médio, por conta do risco de fechamento do estreito de Ormuz, região marítima entre o Golfo de Omã e o Golfo Pérsico que é via de transporte de cerca de 20% de todo o petróleo global”, observou.

O IBP disse esperar uma redução nas tensões geopolíticas na região, no curto prazo, de modo que o mercado possa voltar a um estágio considerado normal. Para a entidade, o episódio evidencia a importância do Brasil manter um regime regulatório e tributário robusto, que sustente os investimentos de longo prazo em campos já descobertos, bem como a necessidade de avançar na atividade de prospecção e exploração de novas acumulações de petróleo no Brasil. “Tais como as planejadas nas bacias de Pelotas e na margem equatorial brasileira, dentre outras. Esta é uma estratégia que pode garantir a reposição das reservas já existentes, aumentar a segurança energética do país e a posição destacada do Brasil como exportador líquido de petróleo”, refletiu.

Firjan

Também em nota, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), chamou atenção para o possível encarecimento do petróleo no mercado internacional, que pode ocorrer em caso de agravamento do conflito no Oriente Médio. “Deve elevar os custos de produção em todo o mundo, reforçando o aumento de preços dos derivados e se espalhando por outras indústrias”, apontou.

Além do preço do petróleo, a gerente-geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da federação, Karine Fragoso, se mostrou preocupada com os impactos que um possível fechamento do Estreito de Ormuz pode ter em outras cadeias de produção, uma vez que é “uma rota relevante do fornecimento da commodity”.

A Firjan alertou que o mercado de energia já vive uma fase de preços altos globalmente, com a busca por matrizes mais limpas. “Neste ambiente, a redução da oferta e com manutenção da demanda inevitavelmente levaria a custos mais elevados. Como importadores de equipamentos, o Brasil pode ser atingido pela alta de preços, que pode ocorrer da redução da oferta de energia”, indicou na nota.

Karine Fragoso apontou ainda para a necessidade de recomposição das reservas.

“Isso joga luz sobre quão importante é a recomposição das nossas reservas. De acordo com o Anuário do Petróleo no Rio 2025, publicação lançada recentemente pela Firjan, temos menos de 13 anos, o que nos acrescenta riscos desnecessários e nos coloca numa posição de desvantagem frente a outras economias”, disse sustentando a necessidade de exploração das cinco bacias da Margem Equatorial e da Bacia de Pelotas, sendo que há dez anos o Brasil tinha 23 anos de reservas provadas.

A gerente-geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da federação, defendeu ainda o aumento da capacidade de refino para o óleo produzido no Brasil, com a adequação do parque industrial, que remonta à década de 80. Karine Fragoso pediu também o avanço em uma regulamentação que incentive o aumento de produção em campos maduros, como os da Bacia de Campos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Governo de Rondônia investe em estrutura moderna para fortalecer assistência técnica, valorizar servidores e impulsionar produção rural
L
Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Ação do governo estadual leva enxovais a 20 gestantes na Ponta do Abunã e reforça proteção à primeira infância em Rondônia
L
Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Estado superou a média nacional no índice de alfabetização e consolidou-se como referência na educação básica, com destaque para atuação estratégica do Tribunal de Contas.
L
TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

Obra esperada há mais de 20 anos vai revitalizar 15 enfermarias e 33 leitos; Tribunal de Contas acompanha execução para garantir eficiência.
L
Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Restituição será feita diretamente na conta do beneficiário; valores referem-se a cobranças entre março de 2020 e março de 2025
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Professor Allysson Viana

Professor Allysson Viana é o convidado do programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta, dia 11, às 18h.
L

Povoado Nerd | Entrevista Yarley Luam

Prepare-se para conhecer a jornada inspiradora de Yarley, desde os primeiros treinos até as conquistas no tatame. Vamos conversar sobre disciplina, rotina de treinos, desafios em competições e dicas para quem quer ingressar no mundo das artes marciais.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Transporte aeromédico, produção de café robusta, combate às queimadas e ampliação hospitalar marcam a semana em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Convocados têm até o dia 7 de agosto para apresentar documentação por meio eletrônico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Copa do Mundo de Várzea de Rondônia, idealizada por Edevaldo Neves, promete R$ 57 mil em prêmios e mobiliza comunidades em todo o estado.
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L

Comunidade Terapêutica em Presidente Médici recebe R$ 100 mil por meio de emenda da deputada Sílvia Cristina

Instituição que acolhe mulheres com dependência química é administrada pelas Irmãs da Copiosa Redenção e atua na recuperação e reintegração social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Em consulta ao sistema, os policiais constataram que a motocicleta utilizada era roubada.
10

Em artigo divulgado em nove países, Lula discute o multilateralismo e a polêmica opção de socorrer super-ricos às custas dos cidadãos comuns

“O estrangulamento da capacidade de ação do Estado redundou no descrédito das instituições. A insatisfação tornou-se terreno fértil para as narrativas extremistas que ameaçam a democracia e fomentam o ódio como projeto político”.
L
Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Vítima de 22 anos foi atingida nas pernas; criminosos fugiram de bicicleta após o ataque.
12
Jovem morre afogado em balneário na capital

Jovem morre afogado em balneário na capital

Tragédia ocorreu nesta sexta-feira (11); Corpo de Bombeiros localizou o corpo após buscas na área rural da capital
18

VÍDEO: Casal é flagrado furtando moto de trabalhador perto do Shopping em Porto Velho

Um casal criminoso foi filmado nesta sexta-feira (11), furtando uma moto no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, próximo ao Porto Velho Shopping na capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Operação coordenada pela Sema reúne órgãos municipais e federais para proteger patrimônio ambiental na zona Sul da cidade
L
Léo Lins traz show "Enterrado Vivo" a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Léo Lins traz show “Enterrado Vivo” a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Apresentação será no Teatro Palácio das Artes e contará com ação social para arrecadação de alimentos destinados ao NACC.
L
F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

Maior competição de futsal de Rondônia reúne 79 equipes de 12 municípios e é promovida pela Prefeitura de Jaru.
L
Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

O Ministério da Educação tem boas expectativas para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que poderá ser utilizada em concursos e seleções para o magistério público em 2026.
L
PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem de 60 anos com um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falsificado durante uma fiscalização na BR-364, em Ariquemes.
10
Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Cinco empresas inovadoras do estado participam do maior evento de inovação do Espírito Santo e fortalecem a presença de Rondônia no ecossistema nacional
L
Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

A Defensoria Pública de Alagoas ajuizou ação civil pública contra a Braskem, exigindo indenização por danos materiais e morais para mais de 22 mil imóveis vizinhos às áreas de afundamento de solo, que tiveram seus valores reduzidos em até 60%.
L
Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Segunda edição do CPNU amplia acesso ao serviço público com vagas em órgãos como INSS, Ministério da Defesa e ANM; salários chegam a R$ 16 mil
L
Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Prisões ocorreram durante operação conjunta com a Energisa e a Polícia, que visa combater ligações clandestinas em Rondônia.
L
Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

A autoridade monetária detalhou os prazos de divulgação do documento, indicando que a próxima justificativa será necessária apenas se a inflação de 12 meses encerrar março de 2026 acima de 4,5%, com a expectativa de convergência para o centro da meta no final de 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.