TERÇA-FEIRA, 05/03/2024
Publicidade

Coluna Opinião de Primeira, por Sergio Pires – MARCO TEMPORAL

PERGUNTINHA: Qual sua opinião sobre declarações do presidente Lula, comparando os atos terroristas do Hamas, que trucidaram crianças e mataram dezenas de inocentes à reação de Israel, que ele taxou também como terrorismo?

Por Sergio Pires - 35

Publicado em 

Coluna Opinião de Primeira, por Sergio Pires - MARCO TEMPORAL
Foto - Sérgio Pires/Sic News

MARCOS ROGÉRIO CONDENA O FIM DO MARCO TEMPORAL, A REFORMA TRIBUTÁRIA E NEGA ACORDO POLÍTICO COM HILDON CHAVES

Ao final de uma entrevista dada pelo senador Marcos Rogério, quem a assiste acaba tendo múltiplos sentimentos. Em relação a ele, reforça-se a impressão de se estar assistindo e ouvindo um político sério, preocupado com seu país, seu Estado, seu povo e suas causas. O sentimento é de se acompanhar respostas claras, com posicionamentos firmes e sinceros, mesmo que não se concorde com eles. Mas não se pode ignorar também que o que o jovem senador rondoniense fala, informa e analisa sobre nosso país, não deixa, de outro lado, de dar um pouco de medo sobre o que nos aconteceu, o que está nos acontecendo, mas muito pior, o que pode estar vindo por aí, pelos lados do atual governo federal. Com sua atuação destacada no Senado Federal, ele se tornou um personagem nacional, aplaudido por onde passa, menos, é claro, pelos adversários que o temem, já que ele é, hoje, uma das vozes mais poderosas da oposição ao atual governo de esquerda no Brasil. Durante uma longa entrevista ao programa SICNews (SICTV, de segunda a sexta, 20 horas), com o apresentador e jornalista Everton Leoni e a jornalista Nataly Messias, o senador bateu firme no governo Lula, dizendo, entre outras coisas, que é “um governo entreguista”, já que entrega o domínio de parte do território nacional aos interesses estrangeiros”, num contexto em que analisava o veto presidencial à manutenção do marco temporal e bateu firme na ministra do Meio Ambiente, ao ser questionado do porquê do ódio dela em relação à BR 319: “Marina Silva vive do passado. É uma mente ultrapassada, sem conexão com a realidade”. Para ele, asfaltar a 319 é não é apenas uma questão regional, mas sim uma obra de interesse nacional.

Sem fugir de nenhuma questão (como o Marco Temporal, que, caso derrubado, será uma tragédia para Rondônia e para o Brasil, destacou ele com números e argumentos do que pode nos acontecer); a Reforma Tributária (“como foi aprovada, é muito ruim para o país”);  o Judiciário (“não há dúvida de que, nas esferas superiores, como no TSE e no STF, a Justiça tomou partido na última eleição”); a CPI do 8 de Janeiro (“a relatora só trabalhou para proteger seus aliados do governo. A CPI não serviu para nada”) Marcos Rogério também abordou temas locais. Um deles, o processo que está no TRE, contra a chapa eleita de Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves, afirmando apenas que espera a decisão judicial, para tomar as suas próprias decisões. Negou também uma  aproximação política com o prefeito Hildon Chaves e disse que o PL terá candidatura própria tanto na Capital quanto no interior. Marcos Rogério voltou com força. Até onde irá, não se sabe! Assista a entrevista na íntegra pelo link https://www.youtube.com/watch?v=7JcxeWVdiyM.

DEPOIS DE DÉCIMO PREFEITO CASSADO EM NOVE ANOS, DEPUTADO PEDE INTERVENÇÃO EM CANDEIAS DO JAMARI

Tudo começou há cerca de uma década, quando o então prefeito Dinho, que queria disputar uma cadeira na Assembleis Legislativa, decidiu passar a Prefeitura ao seu vice, Luis Ikenochuchi. Ele foi o primeiro mandatário cassado em Candeias do Jamari. De lá para cá, foram mais nove prefeitos, o último Toninho Cerejeiras, defenestrado do cargo apenas cinco meses depois de assumir. Foi tudo isso, em que a política transformou uma cidade importante e progressista numa bagunça, que fez o deputado Ismael Crispin discursar na ALE, pedindo intervenção do Estado. O parlamentar argumentou, entre outras coisas, que “essa situação caótica atinge a qualidade de vida e a dignidade da população”. Depois de lembrar que Candeias tem uma comunidade progressista; com quase 23 mil habitantes e um orçamento de cerca de 100 milhões de reais, ele acrescentou: “não é possível que essa gente toda continue sofrendo esse tipo de dissabor”. Crispin lembrou a importância também do distrito de Triunfo, “um centro produtivo importante”, sublinhando que “a insegurança política e a falta de investimentos, estão afetando negativamente não só os produtores rurais, como também toda a população”. Mesmo considerando a intervenção uma solução drástica, o deputado acrescentou que ela é extremamente necessária. “É uma medida que garantiria o direito fundamental da dignidade humana, assegurando que os serviços essenciais sejam mantidos e a população de Candeias possa ter suas necessidades atendidas”. Até agora, não houve resposta do Palácio Rio Madeira/CPA.

NO SEGUNDO FURTO NA POLITEC, BANDIDOS LEVARAM 20 QUILOS DE COCAÍNA APREENDIDA EM OPERAÇÕES POLICIAIS

As investigações estão em andamento, mas mantidas em sigilo. Pela segunda vez nos últimos meses, o esconderijo de drogas que fica dentro da Politec, em Porto Velho, foi furtado, Na última vez, uma ocorrência da semana passada, já com registro policial, os ladrões levaram nada menos do que 20 quilos de cocaína pura, que estava acondicionada num local a que poucas pessoas têm acesso, dentro do prédio da Polícia Técnica. A droga era resultado de várias operações, que colocaram na prisão os traficantes que tentavam levá-la para chegar ao mercado consumidor, tanto em Rondônia como em outros Estados. É uma ironia, porque depois de todo o esforço das equipes de diversas polícias para tirar a cocaína de circulação, com facilidade ela é levada exatamente para o mercado, por criminosos que tiveram acesso fácil a um prédio que deveria ter segurança triplicada. Há várias linhas de investigação, mas, claro, o assunto é tratado sob rigoroso sigilo. Se fosse pasta base da cocaína, os 20 quilos apreendidos, misturados com várias outras substâncias, poderiam se transformar em até 120 quilos da droga, no mercado interno. Um quilo de cocaína pura, hoje (não se sabe o nível de qualidade da que foi roubada em Porto Velho) pode chegar ao mercado internacional por cerca de 20 milhões de reais, algo acima de 4 milhões e meio de dólares.

QUINHENTOS MIL PROJETOS DEPOIS, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TEM SEMANA DE COMEMORAÇÕES DOS SEUS 40 ANOS

O deputado Marcelo Cruz vai comandar um momento marcante da história da Assembleia Legislativa de Rondônia, O presidente do Legislativo estadual, com o apoio dos seus 20 companheiros da Casa, estará a frente das festividades dos 40 anos de instalação do Parlamento, com a promulgação da primeira Constituição. A primeira Constituição de Rondônia foi promulgada no dia 6 de agosto de 1983.  A partir desta data, ocorreu a efetiva implantação do Poder Legislativo, extinguindo-se a Assembleia Constituinte, formada para definir os rumos do Estado através de sua Constituição e que, atualmente, contribuiu com a apresentação de mais de 500 mil projetos ao longo da história. As festividades ocorrerão na próxima semana, entre a segunda-feira, dia 20 até o domingo, dia 26. Na programação constam eventos como um culto ecumênico, a partir das 8 horas da manhã da segunda-feira, seguido pela primeira apresentação do Coral “Vozes do Legislativo”, com a participação da Banda da Polícia Militar. A partir das 9h30 começa uma sessão solene, comemorativa aos 40 anos da Constituição do Estado. Uma das programações mais importantes do primeiro dia será ao meio-dia, quando acontecerá o fechamento da “Cápsula do Tempo”, com mensagens dos rondonienses e que só será aberta no ano de 2063, portanto daqui a quatro décadas.

PREÇOS ABUSIVOS VÃO CAIR? RONDONIENSE PAGOU 2.500 REAIS SÓ DE IDA A BRASÍLIA, NUM VOO QUE SAIU DE RIO BRANCO

Dias atrás o senador Confúcio Moura fez pesado pronunciamento, criticando os altos preços das passagens aéreas no Brasil. Outros parlamentares no Congresso já andam pensando até na criação de uma CPI, para se saber o que está acontecendo não só em termos de custos das tarifas aéreas, mas também dos motivos pelos quais regiões como a nossa, são colocadas em terceiríssimo plano pelas companhias aéreas, nos seus pacotes de voos. Agora, o governo federal também decidiu agir: o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho deu prazo até a próxima semana para que as companhias apresentem estudos para a redução nos preços das passagens. O ministro se reuniu com representantes da Latam, Azul, Gol e VoePass; da Associação das Empresas Aéreas e, ainda, da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, para discutir o assunto. Há pelo menos um motivo importante para que as companhias aéreas revejam seus preços abusivos: a baixa no preço do querosene, o combustível utilizado na aviação, determinada pela Petrobras. Quem sabe haja mesmo diminuição significativa, para que não se repitam casos como o de um rondoniense que estava em Rio Branco, no Acre e precisou viajar a Brasília; pagou 2,500 reais apenas pelo trecho de ida.

O ESCÂNDALO DA MULHER DO TRAFICANTE RECEBIDA NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA TEM NOVAS NUANCES E TUDO FICA CADA VEZ PIOR

Não param os escândalos envolvendo o Ministério da Justiça, pela recepção que assessores do ministro Flávio Dino deram à mulher do maior traficante e chefe da principal facção  criminosa do Amazonas, a cada momento surgem novas informações, piorando cada vez mais a situação do ministro que adora fazer ironia contra seus adversários. O escândalo dentro do escândalo foi a comprovação que as passagens aéreas de Luciane Barbosa, a chefona do tráfico, condenada a dez anos de prisão mas aguardando recurso em liberdade, foram bancadas com dinheiro público. Ou seja, pelo Ministério comandado por Flávia Dino. Pouco depois, mais uma bomba explodiu nas mesmas mãos. A advogada e ex-deputada federal Janira Rocha foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por comprovada prática de “Rachadinha”, aquela mesma prática que o partido dela, o PSOL, adora vociferar na mídia, apontando dedos para todos os lados. Segundo a advogada, o crime já prescreveu, enquanto seus adversários inundam as redes sociais com pesadas críticas à psolista. Sob fogo cruzado, tanto da oposição, que o quer ver pelas costas como por companheiros de partido, que também não o suportam, o ministro Flávio Dino diminuiu um pouco a empáfia, envolvido num assunto que tem causado grandes constrangimentos ao governo Lula. Quanto tempo vai durar no cargo?

THIAGO NEGA SER DA BASE ALIADA, ELOGIA BOLSONARO E  DIZ QUE VOTOU A FAVOR DE QUATRO PROPOSTAS DE IMPEACHMENT DE LULA

Claro que o trabalho com resultados, bem sucedido, com menos de um ano de mandato, pode acabar causando algum tipo de mal estar nos adversários. Foi o que aconteceu com o deputado federal Thiago Flores. Ele teve que ir às redes sociais para não só desmentir que faz parte da base aliada ao governo Lula, como chegou a ser comentado, mas, ainda, que é aliado do ex-presidente Bolsonaro, com quem, aliás, esteve na semana passada. Thiago explicou, num vídeo divulgado no Instagram, que mesmo sendo do MDB, partido que faz parte da base governista, sua posição pessoal tem sido de absoluta independência, apoiando apenas propostas que considera boas para a população, mas votando contra temas como fim do Marco Temporal e a Reforma Tributária, entre tantos outros posicionamentos. Para apresentar outra prova concreta de que é independente em relação às posições do seu partido, ele afirmou que votou a favor de pelo menos quatro pedidos de impeachment do presidente Lula, que chegaram à Câmara, mas que até agora não andaram.  No vídeo, Thiago também faz um resumo das inúmeras ações concretizadas em benefício de Ariquemes e de Rondônia, nestes ainda incompletos onze meses de mandato. Thiago não tem papas na língua. Responde duro, mas em alto nível, quando atacado.

UMA ARIQUEMES INTEIRA QUE PODERIA SER ABASTECIDA POR UM ANO: FURTO DE ENERGIA É DESSE TAMANHO EM RONDÔNIA

O furto de energia, praticado através dos famosos “gatos”, causam enormes prejuízos em todos os sentidos. Eles representam perdas de arrecadação na ordem de 100 milhões de reais/ano para os cofres do Estado. Para se ter ideia da grandeza desta não arrecadação vultosa, pode-se afirmar que esse dinheiro todo, seria suficiente para custear 31 mil alunos por ano nas escolas; comprar 751 ambulâncias ou construir 1.073 casas populares. Segundo número oficiais divulgados pela Energisa, a empresa responsável pela distribuição de energia no Estado, A quantidade de energia desviada no ano passado em Rondônia foi de 96 gigawatts. Para quem é leigo, que se traduz para algo de fácil compreensão: todos os gatos cometidos em Rondônia furtaram energia suficiente para atender todo o consumo de uma cidade do porte de Ariquemes, com seus cerca de 115 mil habitantes, por um ano inteiro. O furto também prejudica a qualidade do fornecimento de energia, afinal, a rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia, considerando a carga declarada por eles. É como, por exemplo, se você preparasse uma festa para 20 convidados e, de repente, aparecessem 50 pessoas. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone da polícia, 190, ou pelos contatos da Energisa no 0800 647 0120, whats app www.gisa.energisa.com.br e ainda pelo aplicativo Energisa On.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo Lula apresenta projeto de lei para regulamentar trabalho por aplicativos

Governo Lula apresenta projeto de lei para regulamentar trabalho por aplicativos

PL prevê pagamento de piso por hora e contribuição ao INSS, mas deixa entregadores de fora.
L
Deputado Edevaldo Neves agradece prefeito pela parceria desde a época de vereador

Deputado Edevaldo Neves agradece prefeito pela parceria desde a época de vereador

Parceria entre Edevaldo Neves e Prefeito Hildon Chaves resulta em melhorias para a região norte de Porto Velho.
L

Lei de cota racial criada por Cláudia de Jesus para concursos começa ser aplicada

Legislação estabelece 20% de vagas em concursos para pessoas negras
L

Projeto de Lei da Deputada Federal Cristiane Lopes busca atender necessidades de pacientes com doenças raras

Com total comprometimento com a causa, em 2023 protocolou o Projeto de Lei nº 2684, que propõe a instituição da Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Doenças Raras.
L

Dra Taíssa propõe distribuição gratuita de uniforme para alunos da rede estadual que possuem Cadastro Único

Proposta visa garantir o acesso à educação e reduzir o índice de evasão escolar.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Briga familiar expõe estupro de pai contra as filhas em distrito de Porto Velho

O caso aconteceu no distrito de Vista Alegre do Abunã e a mãe das vítimas tinha conhecimento.
12
Promoção: concorra a uma Cachaça Original D’Minas Piña Colada

Promoção: concorra a uma Cachaça Original D’Minas Piña Colada

O News Rondônia e 3079 Destilados vão presentear um internauta com uma bebida mista de abacaxi com coco e cachaça. Saiba como participar e aproveitar o final de semana com a Cachaça Original D’Minas Piña Colada.
L

Transformação pela Fé: a jornada de superação do Pastor Sávio

De desafios a triunfos: como a fé moldou o líder da Igreja Pentecostal Nova Esperança
L
no acre, mariana silva e waldez góes percorrem regiões atingidas pela enchente

No Acre, Marina Silva e Waldez Góes percorrem regiões atingidas pela enchente

Rio Acre atinge a segunda medida histórica em um cenário que coloca o governo local como mero expectador.
L
JUS PUNIENDI: FICCO/RO deflagra operação contra tortura e organização criminosa na capital

JUS PUNIENDI: FICCO/RO deflagra operação contra tortura e organização criminosa na capital

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Inscrições para seleção do MP para estágio em Direito serão abertas na próxima sexta-feira

O processo seletivo busca a formação de cadastro de reserva em Porto Velho e em outras 22 comarcas.
L

Prefeitura divulga homologação dos inscritos para serviço voluntário

Os candidatos selecionados prestarão serviço diário, com duração de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Abre Vagas para Auxiliar de Escritório para Pessoas com Deficiência (PCD) em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, está em busca de oportunidades de trabalho e deseja fazer parte de uma empresa que valoriza a inclusão, esta pode ser a chance que você esperava!
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra Taíssa prestigia Casamento Comunitário em Guajará-Mirim

Ao todo 28 casais oficializaram o matrimônio civil, numa cerimônia que reuniu familiares, amigos e autoridades.
L

Defesa tenta, mas o TRE-RO manteve a condenação de empresário que prometeu ‘churrasco e folga’, caso Bolsonaro vencesse as eleições

A investigação revelou que o homem ameaçava os funcionários de demissão, se eles não votassem no ex-presidente.
L
Alan Queiroz solicita medidas para fortalecer a saúde pública em Rondônia

Alan Queiroz solicita medidas para fortalecer a saúde pública em Rondônia

Propostas incluem ampliação da distribuição de cadeiras de rodas e inclusão de unidade móvel de mamografia para atender às necessidades de saúde da população.
L
Lebrinha destaca gestão de São Miguel do Guaporé por disponibilizar transporte gratuito para alunos

Lebrinha destaca gestão de São Miguel do Guaporé por disponibilizar transporte gratuito para alunos

Cerimônia contou com a presença do presidente da autarquia, Luciano Brandão, representantes de diversas categorias e autoridades locais.
L
Deputado Cássio Gois participa da inauguração da sede da Associação Vida em Cacoal

Deputado Cássio Gois participa da inauguração da sede da Associação Vida em Cacoal

A Associação Vida, fundada em 2002 como Associação Beneficente Adonai (ABA), tem como objetivo principal oferecer serviços de educação, saúde e assistência social à população e à comunidade local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a paulada e tiro durante tentativa de roubo na zona leste

Homem é atacado a paulada e tiro durante tentativa de roubo na zona leste

O rapaz contou que havia acabado de sair de carro do motel onde trabalha na Avenida Mamoré, e quando chegava na Rua da Beira avistou um objeto cortante no meio da rua.
16
URGENTE: Homem foge após atropelar Ex-mulher que estava na garupa de moto na zona leste

URGENTE: Homem foge após atropelar Ex-mulher que estava na garupa de moto na zona leste

A PM foi acionada para registrar a ocorrência.
14
PM frustra assalto em lanchonete na Mamoré

PM frustra assalto em lanchonete na Mamoré

Um celular e R$15 foram roubados.
12
URGENTE: Caminhão invade preferencial e causa grave acidente com casal em moto na zona leste

URGENTE: Caminhão invade preferencial e causa grave acidente com casal em moto na zona leste de Porto Velho

A PM isolou o local e acionou o resgate para atender a vítima.
16
FUGA ALUCINADA: Ladrão de residência é preso após perseguição em Porto Velho

FUGA ALUCINADA: Ladrão de residência é preso após perseguição em Porto Velho

Após a abordagem, apenas um dos suspeitos foi localizado.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otan inicia exercícios em larga escala para proteger novo território

Otan inicia exercícios em larga escala para proteger novo território

Organização foi ampliada recentemente com a inclusão da Suécia
L
Petrobras pagará à ANP R$ 830 milhões em royalties e PE atrasados

Petrobras pagará à ANP R$ 830 milhões em royalties e PE atrasados

Acordo judicial foi homologado pela Justiça do Rio de Janeiro
L
Agência Télam sai do ar e trabalhadores são dispensados por 7 dias

Agência Télam sai do ar e trabalhadores são dispensados por 7 dias

Fechamento da agência foi anunciado na sexta-feira por Milei
L
MJ transfere 23 presos de penitenciárias federais

MJ transfere 23 presos de penitenciárias federais

Medida atinge Fernandinho Beira-Mar, do Comando Vermelho
L
Mais Médicos: 624 municípios vão receber mais 1,5 mil profissionais

Mais Médicos: 624 municípios vão receber mais 1,5 mil profissionais

Médicos iniciaram 1º módulo de acolhimento e avaliação do programa
L
Lula discute parcerias em infraestrutura com banco chinês

Lula discute parcerias em infraestrutura com banco chinês

Executivo destaca possibilidade de aumentar cooperação com o Brasil
L
Dia de conscientização destaca importância da vacinação contra o HPV

Dia de conscientização destaca importância da vacinação contra o HPV

Especialista garante que imunização é segura e protege contra o câncer.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CLIMATIZACAO NUNES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L

Recebimento da Licença Ambiental: M R COMERCIO DE PEÇAS E SERVIÇOS PARA MOTOS

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 44 SOL/DLA
L