SÁBADO, 07/02/2026
Publicidade

Em destaque

PRÓ-BR-319: Caravaneiros de Rondônia e Amazonas seguem para Brasília

Grupos pretendem pressionar Lula, que apesar de favorável já adiantou: “reconstrução só será autorizada se respeitar as condicionantes ambientais”

Por Emerson Barbosa - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

O Governo Federal já avisou inúmeras vezes, a obra de reconstrução da Br-319, rodovia que liga os estados de Rondônia e Amazonas, é de grande importância, mas só será liberada, se respeitar as condicionantes que regem acerca da proteção da Floresta Amazônica. O desafio é reconstruir a Br-319 sem agredir a floresta. O trecho em questão tem aproximadamente 400 quilômetros. Também é conhecido como ‘meião’ e vai do ( Km 250 ao km 650).

Além das obrigações, a preservação dos povos originários que vivem na região, é outra exigência determinada nas condicionantes. Estudos, realizados até mesmo durante o governo de Jair Bolsonaro, associado com uma série de problemas, o projeto não passou no crivo das instituições ambientais.

Com as negativas, o contra-ataque passou a ser por meio das pressões. Apesar das solicitações, as entidades, lideradas por empresários dos estados de Rondônia e do Amazonas, declararam que ida deles a capital federal, será uma forma de pressionar a União e as instituições responsáveis. Nesta quarta 01/11, a caravana deixou Manaus e segue via Br-319 para Porto Velho, Rondônia.

Foto: assessoria Marina

Da capital rondoniense, todos irão rumar para o Distrito Federal. A previsão de chegada é domingo 05/11. A reportagem do News Rondônia apurou que a caravana é liderada por 192 parlamentares, sob a coordenação do deputado Fausto Júnio (União Brasil).

A agenda dos caravaneiros ainda é incerta, mas estaria uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro dos Transportes Renan Filho e a ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva. Por enquanto, nenhum dos encontros está agendado.

Em entrevista a rádios da Região Norte, o presidente do Brasil, foi questionado quanto a reconstrução da Br-319. Apesar de ser favorável, Lula, em nenhum momento demonstrou que atuaria para descomplicar o problema em Brasília, pelo contrário, o petista foi incisivo, afirmando que apesar dos inúmeros manifestos, a reconstrução só será autorizada se respeitar os trâmites que regem a legislação ambiental.

A decisão ainda recai nas questões econômicas e principalmente no âmbito internacional, pese o compromisso feito pelo petista as autoridades do planeta, que foi de zerar o desmatamento na Amazônia Legal.

“Decidimos construir um grupo especial para dar a palavra definitiva, se podemos ou não fazer a 319.  – Quais problemas iremos criar de verdade, e o que podemos evitar. Na minha opinião pessoal, eu acho que nós podemos fazer com muito cuidado a 319 (Br), montando ponto de fiscalização até colocando gente das Forças Armadas para tomar conta desse pedaço da estrada, esse pedaço da floresta.  Evitar que existam transtornos como invasões, ocupações, garimpeiros, madeireiros, ou seja, o que precisamos é dar garantias a sociedade. Ao povo de Rondônia e do Amazonas, que nós (governo) vamos tratar com responsabilidade para se tivermos que fazer essa estrada fazermos com maior critério de exigência”, disse Lula na época.

Em entrevista para a rádio CBN, de Manaus, o presidente da Força Sindical Vicente Filizola, afirmou que, uma audiência está agendada para as 15h do dia 8 de novembro, na Câmara dos Deputados. A proposta é acertar com os parlamentares uma possível agenda com Lula e seus ministros. Além dos representantes das instituições que atuam a frente dos estudos de impacto EIA/RIMA.

A reportagem apurou que o alvo da viagem é a ministra Marina Silva. Marina é vista como linha dura e não cede a pressões, principalmente quando o que está em jogo é o meio ambiente. Para os caravaneiros, Silva tem dificultado a reconstrução.

Um dos líderes da caravana e do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), na região Norte, Carlos Lacerda, vem afirmando, que a justificativa dos estudos “são fantasiosas, sem cabimento e que não existe desmatamento desde a construção da pista”.

Governador Wilson Lima Foto: Divulgação/Diego Peres/Secom

A titular da pasta, respondeu aos questionamentos, afirmando que não cabe ao seu ministério liberar a reconstrução da Br-319, que tudo que foi comprovado, integra um diagnóstico encabeçado por diversos órgãos que apontam muita destruição, caso não respeitem os estudos. Marina, também refrescou a memória de todos, dizendo que “há 15 anos estava fora da pasta e neste período com a passagem de três presidentes, a reconstrução não foi feita, o que implica a dificuldade em torno do processo”.

Foto- Ricardo Stuckert

Os estudos, apontam para a expansão vertiginosa de crimes na Amazônia. Eles já são presenciados, principalmente no chamado ‘arco do desmatamento’, uma nova fronteira agrícola que surgiu da invasão de terras públicas, no epicentro da AMACRO, sigla que faz referência aos nomes dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Vice-presidente destaca medida do STF como importante para o país e critica uso de recursos públicos para benefícios acima do teto salarial.
L
Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Em Salvador, presidente alerta sobre fakenews e detalha aquisição de veículos e equipamentos que ampliam atendimento no Sistema Único de Saúde.
L
Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ex-deputado e ex-diretor da Abin reafirma inocência e nega uso ilegal da agência para monitorar adversários de Bolsonaro durante ação penal.
L
STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

Supremo Tribunal Federal forma maioria para punir políticos por uso de recursos não contabilizados, permitindo responsabilização cível e eleitoral simultânea.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Antônio Lemos Régis

Educação, tecnologia e sustentabilidade são os temas em destaque nesta conversa imperdível, hoje à tarde.
L

Povoado Nerd: Takashi Kadowaki da Costa é o jovem talento da vez

O resultado veio rápido, com bons desempenhos em torneios locais e conquistas frequentes em sua categoria.
L

Bora Ali: Iury Carvalho conta como surgiram as expedições de aventura em Rondônia

O roteiro também passou por Vila Bela da Santíssima Trindade, por Machadinho do Oeste com expedições de rafting e boia cross.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

Universidade Federal de Rondônia exige manifestação de interesse para cursos do 1º semestre como etapa eliminatória do PS UNIR 2026 antes das matrículas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Gilber visita zona rural de Candeias do Jamari

Vereador Dr. Gilber visita zona rural de Candeias do Jamari

Parlamentar acompanha produtores e busca melhorias em estradas e apoio à agricultura familiar para fortalecer economia local e infraestrutura rural.
L
Bolsonaro não precisará de hospitalização e permanecerá na Papudinha

Bolsonaro não precisará de hospitalização e permanecerá na Papudinha

Laudo da Polícia Federal aponta que ex-presidente tem sete problemas crônicos, mas cuidados médicos podem ser feitos na unidade prisional para evitar complicações de saúde.
L
Haddad cobra Congresso por regras contra supersalários no serviço público

Haddad cobra Congresso por regras contra supersalários no serviço público

Ministro da Fazenda defende lei para limitar verbas indenizatórias, apoia decisão de Flávio Dino no STF e critica uso de auxílios que permitem salários acima do teto.
L
Cláudia de Jesus pede investimentos em equipamentos de saúde para CDI de Cacoal

Cláudia de Jesus pede investimentos em equipamentos de saúde para CDI de Cacoal

Pedido busca fortalecer estrutura existente e ampliar exames pelo SUS.
L
Licitação da SESAU: silêncio gera questionamentos

Licitação da SESAU: silêncio gera questionamentos

Contrato de R$ 48 milhões para transporte de pacientes levanta dúvidas técnicas e cobra explicações públicas sobre transparência e execução do serviço.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º prende acusado de fazer assalto na zona sul

Força Tática do 9º prende acusado de fazer assalto na zona sul

Suspeito foi localizado no residencial Orgulho do Madeira horas após crime registrado por câmeras de segurança.
10
VÍDEO: Ladrão é preso após ser atropelado durante assalto na Rua da Beira

VÍDEO: Ladrão é preso após ser atropelado durante assalto na Rua da Beira

O suspeito foi perseguido por populares e acabou sendo detido por um sargento da Polícia Militar que estava de folga
10
Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Dois criminosos rendem vítimas em frente a residência, roubam celulares, joias e veículos e fazem disparo para o alto, segundo moradores.
12
PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal realiza abordagens na BR-364 e detém suspeitos por pensão alimentícia, roubo, receptação e uso de documento falso.
10
Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Homem de 31 anos foi detido em flagrante após abordar funcionária da Havan e ameaçar populares com arma caseira; ação rápida evitou fuga do suspeito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reforma do Teatro Banzeiros valoriza cultura e ações educacionais

Reforma do Teatro Banzeiros valoriza cultura e ações educacionais

Obra entra na fase final e deve ampliar apresentações culturais e atividades de formação ao longo de 2026.
L
ASSISTÊNCIA – Prefeitura de Porto Velho atende famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

ASSISTÊNCIA – Prefeitura de Porto Velho atende famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

Ação emergencial leva alimentos, água potável e insumos de saúde às comunidades ribeirinhas afetadas pela enchente.
L
Bloco da Segurança entra em ação e Crea-RO fiscaliza trios elétricos para o Carnaval

Bloco da Segurança entra em ação e Crea-RO fiscaliza trios elétricos para o Carnaval

Além da análise documental, os agentes avaliam as condições gerais das estruturas, orientam os responsáveis técnicos
L
Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Bioestimulantes à base da alga Ascophyllum nodosum fortalecem plantas, preservam produtividade e promovem agricultura sustentável no Brasil.
L
Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Peixe de cultivo rápido e nutritivo se consolida como aliado da alimentação saudável e da aquicultura responsável no país.
L
Justiça determina que ex-goleiro Bruno se apresente para manter liberdade

Justiça determina que ex-goleiro Bruno se apresente para manter liberdade

A Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro deu prazo de cinco dias para que o ex-goleiro Bruno Fernandes compareça ao Conselho Penitenciário e regularize sua situação no livramento condicional, sob risco de nova prisão.
L
Presidente da OAB Rondônia defende visão de longo prazo na abertura de 2026

Presidente da OAB Rondônia defende visão de longo prazo na abertura de 2026

Durante a 500ª sessão do Conselho Seccional, Márcio Nogueira destacou o papel estratégico da advocacia, a responsabilidade institucional e decisões voltadas ao futuro da Justiça em Rondônia.
L
Condições inadequadas nas paradas de ônibus e ausência de terminais levam usuários a cobrar ações da Prefeitura de Porto Velho

Condições inadequadas nas paradas de ônibus e ausência de terminais levam usuários a cobrar ações da Prefeitura de Porto Velho

“Que houvesse manutenção frequente, como limpeza e reparos. Há pontos em que não temos sequer onde sentar”, reivindica uma usuária.
L
Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Conteúdo com representação ofensiva de Barack e Michelle Obama gerou críticas dentro e fora dos EUA, e governo afirmou que postagem foi feita por erro de um funcionário.
L
Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Com alta de 28% no número de passageiros e aumento de voos comerciais, terminal reforça conectividade aérea, impulsiona economia regional e amplia integração da Amazônia ao país.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.