DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

Coluna Resenha Política, por Robson Oliveira – INELEGIBILIDADE

A minirreforma contém, entre outras alterações, afrouxamento nas regras de inelegibilidade; a extinção das prestações de contas parciais, feita durante a campanha, e a flexibilização do uso de recursos para campanhas femininas.

Por Robson Oliveira - 35

Publicado em 

Coluna Resenha Política, por Robson Oliveira - INELEGIBILIDADE
Foto - REUTERS/Ueslei Marcelino

MIRREFORMA 

Embora aprovada na Câmara Federal, a minirreforma eleitoral não deve regrar as eleições municipais de 2024, uma vez que o Senado, casa revisora onde a minirreforma aguarda pauta, está sem relator na Comissão de Constituição e Justiça retardando a tramitação, o que inviabiliza sua aplicação para as eleições municipais visto que precisaria ser aprovada até sexta-feira (6), cumprindo o princípio da anualidade em matéria eleitoral.  

ANISTIA 

A PEC da Anistia, ainda em tramitação na Câmara Federal, segue o mesmo destino da minirreforma e não deve ser aplicada em 2024. A principal crítica à minirreforma avalia como enfraquecimento à Lei da Ficha Limpa, em vigor desde 2012, que impede a candidatura daqueles condenados criminalmente em órgãos colegiados, dos que renunciaram ao mandato para escapar da cassação ou ainda dos que tiveram prestação de contas rejeitadas. Os dois projetos, assim que começaram a tramitar na Câmara Federal, receberam uma forte resistência do presidente do Senado Federal.  

CÓDIGO 

Coube ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, avisar ao deputados que não apreciaria a minirreforma a toque de caixa. Como os senadores já examinavam uma mudança no Código Eleitoral, com mudanças substanciais, a minirreforma não seria priorizada em razão do código.  

INELEGIBILIDADE 

A minirreforma contém, entre outras alterações, afrouxamento nas regras de inelegibilidade; a extinção das prestações de contas parciais, feita durante a campanha, e a flexibilização do uso de recursos para campanhas femininas, com a abertura de brechas para que os recursos sejam usados em despesas de candidatos. Caso essa reforma tivesse avançado, Ivo Cassol, por exemplo, já estaria apto para as eleições municipais. 

RETORNO 

Não será em 2024 que o ex-governador Cassol recuperará sua condição de elegibilidade. Mas para as eleições de 2026, certamente conseguirá porque no Congresso Nacional há muitos parlamentares na mesma situação que aguardam mudança da regra para voltarem às disputas. Embora ele tenha informado que estaria fora da política, no anúncio feito por Cassol nem os bagres do Madeira acreditaram.  

CLIMA 

Apesar dos “terraplanistas” não acreditarem que o aumento da temperatura está intrinsecamente ligado aos impactos ambientais causados pela ação humana, os reflexos de anos de depredação da Amazônia estão sendo sentidos agora, com uma seca nunca vista nos rios da região. As previsões são de que a temperatura vai continuar subindo com um calor infernal.  

PRESERVAÇÃO 

Mesmo com o calor, tempestades, erosões, entre outros impactos no Meio Ambiente, a expansão do agronegócio é atualmente o que mais reúne apoio político para continuar sua afoiteza sobre o meio ambiente em nome de um desenvolvimento que impacta as vidas humanas. Nossos representantes congressuais não escondem o desprezo pela preservação em nome da expansão das roças.  

REPRESENTATIVIDADE 

O Senado Federal sempre foi um celeiro de grandes figuras ilustres que representavam a média nacional do que tinha de melhor na política brasileira. Personalidades da qualidade de Franco Montoro, Pedro Simon, ACM, Marco Maciel, Eduardo Suplicy, Ramiz Tebet, Marcos Freire, Humberto Lucena, entre outros, transformavam a Câmara Maior numa arena de grandes debates sobre as questões mais importantes da vida nacional.  

MEDIOCRIDADE  

Hoje, vendo a nossa (falta) de representatividade senatorial, percebemos o nível raso em que se tornou. Poucos são aqueles senadores eleitos que sabem de fato quais as prerrogativas da casa e quais a temáticas importante para o país. O próprio umbigo e a falta de debate revelam atualmente quem são nossos representantes do Senado Federal. Os debates se transformaram em um festival de mediocridades. 

EXTREMISMO 

Um exemplo clássico da falta de conteúdo, sem nenhuma discriminação, é o senador  extremista Jaime Bagattoli. Venceu de forma espetacular as eleições senatoriais ano passado, mas não sabe sequer para que serve a Casa Revisora. Debater um tema, mesmo que seja de interesse de Rondônia, é para nosso representante um fardo por carência de um cabedal e informação mais densos. Razão pela qual se sobressai em bate-boca sobre trivialidades da política extremada, como xingar o STF. Um Projeto de lei, uma Emenda Constitucional ou um mero substitutivo são para nosso senador vilhenense um encargo do qual ele evita se imiscuir. Independente daquilo que professa, seja a mais absurda, o eleitor espera muito mais que falas soltas, sem sentido concreto e que apontem dias melhores para a Nação. Jaime é um parlamentar do baixo clero, e dele dificilmente sairá. Aliás, a nossa bancada federal (com raras exceções)  é, nesta legislação, uma lástima, embora represente a maioria dos eleitores.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Com Marcos Rocha e outros 17 nomes, maioria dos governadores não pode disputar reeleição em 2026

O governador de Rondônia atinge o limite de dois mandatos consecutivos e precisará deixar o cargo se quiser concorrer ao Senado ou à Câmara.
L
FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

A organizadora reforçou que todas as provas estão mantidas, conforme o cronograma estabelecido em edital, sem qualquer alteração de datas ou de locais.
L
Nota de Pesar - Alero lamenta morte da professora

Nota de Pesar – Alero lamenta morte da professora

Juliana Mattos de Lima Santiago
L
Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Destruição: Por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e por interesses internacionais

Campanha contra a atividade no rio Madeira, segundo críticos, provoca prejuízos milionários à economia, ameaça milhares de famílias e reacende o debate sobre fiscalização, soberania e desenvolvimento regional.
L

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Deputada cobra ampliação de vagas e regularização do atendimento para garantir acesso da população à documentação básica.
L
Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Publicidade

POLÍCIA

Disfarçados de ETs: Policiais infiltram-se em bloco e prendem suspeitos

A estratégia inusitada da Polícia Civil utilizou fantasias de alienígenas para flagrar crimes patrimoniais e venda de bebidas ilegais no meio da multidão.
12
Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Ação do governo reforça a fiscalização sobre monitorados e foragidos durante blocos carnavalescos na capital.
L
Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10
Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Os policiais localizaram 12 invólucros de maconha no bolso do adolescente.
10
Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

A equipe recebeu informações sobre um motociclista em uma Yamaha Lander preta que transportava drogas por uma estrada vicinal.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, Prefeitura destaca ações da Sema voltadas à preservação ambiental e ao fortalecimento das comunidades tradicionais.
L
Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Após manutenção, visitas recomeçam em 14 de fevereiro
L
Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Famílias registravam o momento com fotos e vídeos
L
Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Detran-RO iniciou ações educativas e reforçou a fiscalização com Lei Seca durante o Carnaval em pontos estratégicos
L
Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Assinatura da Carta de Porto Velho e de protocolo com a Bolívia marca avanços logísticos e integração regional durante Nodo Bioceânico Central
L
Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Governo de Rondônia apresentou manual com orientações sobre montagem, prazos, segurança e normas do evento.
L

Feminicídio da professora Juliana: “Precisamos trazer os homens para o nosso lado para que parem de nos matar”, afirma Neidinha Suruí

Ativista cobra reação do poder público e aponta omissão política diante da escalada da violência contra mulheres em Rondônia.
L

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L

Semtran organiza trânsito e fiscaliza estacionamento no percurso do Carnaval 2026

Secretaria Municipal de Trânsito realiza remoção de veículos em Porto Velho para garantir segurança e fluidez durante os desfiles do Carnaval 2026
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.