DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

Críticas sobre ações de despejo de famílias em Porto Velho dominam audiência pública

A deputada Cláudia de Jesus lidera esforços para repensar políticas públicas de regularização fundiária em Porto Velho.

Por Cristiane Abreu/Gabinete Cláudia de Jesus - 20

Publicado em 

Críticas sobre ações de despejo de famílias em Porto Velho dominam audiência pública
Francisco Costa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) foi palco de um intenso debate na tarde da última quinta-feira (28), quando representantes de movimentos sociais e moradores de áreas irregulares se reuniram para discutir questões fundiárias nas áreas urbanas e periurbanas de Porto Velho e as ações de despejo. A audiência pública, presidida pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), ouviu os moradores que também denunciaram violações aos direitos humanos ocorridas durante essas desocupações nos últimos anos.

Os manifestantes reclamaram da gestão municipal. A prefeitura de Porto Velho, foi acusada de não efetivar políticas públicas adequadas para a população afetada e de retirar famílias de baixa renda de suas residências em determinadas localidades. A deputada Cláudia de Jesus deixou claro que a questão não é apoiar invasões de terras, mas sim garantir o direito fundamental à moradia para todos. Ela estimulou os órgãos públicos responsáveis a dedicarem uma atenção especial a essas famílias, preservando seus esforços para conquistar um lar.

 “A situação atual na capital rondoniense é crítica, com dezenas de ocupações irregulares e uma falta de segurança jurídica para as famílias que construíram suas vidas nessas áreas. Mais de 10 regiões na cidade vivem sob a sombra da incerteza fundiária, afetando a vida de milhares de moradores. Embora essas comunidades tenham desfrutado de melhorias na infraestrutura pública ao longo dos anos, como iluminação, pavimentação, escolas e postos de saúde, agora enfrentam a ameaça de despejo, causando angústia e incerteza”, disse a parlamentar.

De acordo com dados da prefeitura de Porto Velho, em 2011, o déficit habitacional era estimado em 19,8%, representando mais de 17 mil moradias na época. Em resposta a essa crescente crise fundiária, a deputada, em colaboração com os movimentos populares, organizou a audiência com o objetivo de reavaliar as políticas públicas de habitação e regularização fundiária.

Foi anunciada a formação de um comitê de trabalho destinado a canalizar todas as demandas para as instâncias governamentais apropriadas. Essa iniciativa reforça o empenho em unir esforços e recursos para enfrentar os desafios habitacionais e sociais que afetam essas comunidades.

Durante o evento, líderes dos bairros afetados enfatizaram a necessidade premente de abordar o direito à moradia e exigir soluções concretas para a problemática que afeta a qualidade de vida das pessoas que vivem nas ocupações consideradas pelos governos irregulares.

Depoimento da população

Paulo, Presidente do Bairro Cascalheira:

“Eu elogiei a iniciativa da deputada Cláudia de Jesus, pois ela foi a única sensível a esse problema. O que me dói é ver a separação do município, já que nenhum representante da prefeitura está aqui para ouvir. Mas no período das eleições, eles aparecem para pedir votos. Estou feliz por esta iniciativa e estamos de portas abertas para o nosso bairro, para que ela o conheça. Tenho que elogiar o governador Marcos Rocha porque mandou representantes para nos ouvir”.

Reginaldo Souza, do Bairro Porto Cristo 2:

“Nossa comunidade nasceu em 2010, e temos asfalto, escola próxima. E, agora, em 2023, fomos surpreendidos com uma reintegração de posse. Nos unimos e acampamos na Câmara Municipal, e a deputada Claudia de Jesus esteve presente nos apoiando. Nesses últimos dias, tivemos uma audiência com o suposto proprietário, que pediu R$ 10 milhões por uma área de 17 hectares. Estamos prontos para a luta”.

Conceição Cunha, do Areia Branca 2:

“Estou muito emocionada. Há 38 anos que nunca vi um trator em nossa área, e agora, com 103 lotes e mais de 450 pessoas, fomos surpreendidos pela prefeitura e pela polícia tentando nos retirar de lá, usando ameaças e tratores. A população retornou, e mais uma vez estão passando por cima de nós. É desesperador para pessoas que não têm onde morar. Já procuramos a prefeitura, e nada foi feito”.

Márcia da Silvia, do Parque Amazônia:

“Somos um loteamento que foi aberto de forma indevida. Estou aqui como ocupante, pois tenho a casa quitada, mas chegou uma notificação de que minha casa foi dada como penhora por alguém. Lutei muito para estar aqui nesta tarde. Temos a Caerd, escola, mas até hoje estou como ocupante. Somos enganados por muitos políticos, e a única que nos abraçou foi a Cláudia, mesmo eu não tendo votado nela. Minha indignação é que somente a deputada está nos ouvindo. Peço à deputada que olhe para nós e veja a quantidade de crianças que precisam de ajuda. O município de Porto Velho disse que na área tinha apenas 5 casas, mas isso é mentira”.

Luciana Isaque, Presidente da Associação Porto Cristo 1 e 2:

“Venho aqui em nome de vários bairros. Ouvi que temos um déficit de 17 mil moradias que a prefeitura alega que precisa ser resolvido. No entanto, questiono onde estão os representantes da prefeitura e da câmara de Porto Velho, já que essa discussão é a nível municipal. Tenho documentos da área do Porto Cristo inteira porque, em 2022, a SEMU (Secretaria Municipal de Regularização Fundiária) teve dinheiro para averbar uma parte, mas o restante das áreas não foi tratado da mesma forma. Prefeito entrou na justiça contra moradores de sete bairros que estão em litígio. Moro na periferia e tenho muito orgulho. Nosso índice de violência no nosso bairro é quase zero. Somos famílias que lutam e batalham”.

Francisco Hernandez, Presidente da Comunidade Seringal Belmon:

“Ficamos acampados por mais de um ano no INCRA. Hoje, o lote que ocupamos é do governo federal, mas estamos vivendo uma realidade em que sofremos com a prefeitura de Porto Velho, que nos trata de forma genocida. Moramos ali desde 2014, e, em plena pandemia, fomos retirados de forma truculenta. A comunidade necessita de direitos básicos, como água potável, assistência social e saúde. Estamos abandonados pelo poder público. O laudo do INCRA já comprovou que a área é da União, e isso é muito importante”.

Cristiellem Conceição, do Bairro Planalto:

“Sou ex-moradora de rua e, com muito esforço, consegui construir minha casinha. Agora, estamos enfrentando uma ordem de despejo. Estou lá e luto pelo que conquistei. Não somos ladrões, somos trabalhadores. A falta de respeito é imensa com o ser humano”.

Cássia Barbosa, Representante do Areia Branca 1 e da Comunidade São João:

“Há mais de 40 anos, moro no Areia Branca 1, mas não temos documentos. Todos os dias temos medo de sermos despejados. Nada foi feito para regularizar o Areia Branca. Todo ano pagamos o IPTU e não tenho título da nossa área. Queremos a regularização das nossas casas”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Com Marcos Rocha e outros 17 nomes, maioria dos governadores não pode disputar reeleição em 2026

O governador de Rondônia atinge o limite de dois mandatos consecutivos e precisará deixar o cargo se quiser concorrer ao Senado ou à Câmara.
L
FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

A organizadora reforçou que todas as provas estão mantidas, conforme o cronograma estabelecido em edital, sem qualquer alteração de datas ou de locais.
L
Nota de Pesar - Alero lamenta morte da professora

Nota de Pesar – Alero lamenta morte da professora

Juliana Mattos de Lima Santiago
L
Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Destruição: Por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e por interesses internacionais

Campanha contra a atividade no rio Madeira, segundo críticos, provoca prejuízos milionários à economia, ameaça milhares de famílias e reacende o debate sobre fiscalização, soberania e desenvolvimento regional.
L

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Deputada cobra ampliação de vagas e regularização do atendimento para garantir acesso da população à documentação básica.
L
Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do Sgt Machado prende foragido condenado a 33 anos de prisão na zona leste

O criminoso Sidomar da R. C. foi localizado no bairro Agenor de Carvalho durante patrulhamento de rotina.
14

Embriagado: Homem é preso após tentar matar vizinho e incendiar moto no bairro Planalto

O agressor atacou a vítima com uma pedrada e a perseguiu com uma faca na zona leste de Porto Velho.
16

Disfarçados de ETs: Policiais infiltram-se em bloco e prendem suspeitos

A estratégia inusitada da Polícia Civil utilizou fantasias de alienígenas para flagrar crimes patrimoniais e venda de bebidas ilegais no meio da multidão.
12
Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Ação do governo reforça a fiscalização sobre monitorados e foragidos durante blocos carnavalescos na capital.
L
Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, Prefeitura destaca ações da Sema voltadas à preservação ambiental e ao fortalecimento das comunidades tradicionais.
L
Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Após manutenção, visitas recomeçam em 14 de fevereiro
L
Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Famílias registravam o momento com fotos e vídeos
L
Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Detran-RO iniciou ações educativas e reforçou a fiscalização com Lei Seca durante o Carnaval em pontos estratégicos
L
Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Assinatura da Carta de Porto Velho e de protocolo com a Bolívia marca avanços logísticos e integração regional durante Nodo Bioceânico Central
L
Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Governo de Rondônia apresentou manual com orientações sobre montagem, prazos, segurança e normas do evento.
L

Feminicídio da professora Juliana: “Precisamos trazer os homens para o nosso lado para que parem de nos matar”, afirma Neidinha Suruí

Ativista cobra reação do poder público e aponta omissão política diante da escalada da violência contra mulheres em Rondônia.
L

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L

Semtran organiza trânsito e fiscaliza estacionamento no percurso do Carnaval 2026

Secretaria Municipal de Trânsito realiza remoção de veículos em Porto Velho para garantir segurança e fluidez durante os desfiles do Carnaval 2026
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.