Mais de 260 instituições de ensino em Rondônia vão receber acesso à internet por meio de um programa lançado nesta terça-feira (26) do Governo Federal. O número corresponde a 25% das 1.060 escolas públicas com ensino básico onde estão 349,4 mil alunos matriculados. O programa universaliza a conectividade de qualidade nas instituições públicas de educação básica até 2026, conforme cronograma anunciado na coletiva de lançamento.
Segundo o governo federal, “Rondônia já conta com 796 colégios com acesso à banda larga fixa de fibra óptica. Outro desafio é garantir conexão por Wi-Fi, o que vai envolver 412 instituições de ensino públicas rondonienses”.
“No momento, as informações do Governo Federal indicam que o estado tem 190 escolas com velocidade de internet monitorada e adequada, 312 com velocidade monitorada, mas de qualidade insuficiente, e 558 sem qualquer tipo de monitoramento”, informou a assessoria de imprensa do governo.
“Para as escolas que não possuem acesso a energia elétrica ou que possuem somente acesso à energia elétrica de gerador fóssil (38 unidades escolares em Rondônia), será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou geradores fotovoltaicos”, completa o informativo.