SEXTA-FEIRA, 13/02/2026

Em destaque

Marina reafirma que decisão do Ibama contra Petrobras foi técnica

Estatal que explorar petróleo na Foz da Bacia do Amazonas

Por Luciano Nascimento / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Marina reafirma que decisão do Ibama contra Petrobras foi técnica
Lula Marques/ Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reafirmou nesta terça-feira (12) que foi técnica e não política a decisão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de indeferir o pedido da Petrobras para perfuração de poço de prospecção marítima na Foz da Bacia do Amazonas, o bloco FZA-M-59. Ao negar o pedido, em maio, o Ibama argumentou que a decisão foi tomada “em função do conjunto de inconsistências técnicas” para a operação segura em uma nova área exploratória.

“A licença não foi dada em razão de insuficiências no estudo de impacto ambiental e nas soluções apresentadas”, afirmou Marina durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado para debater o tema. “A negativa que o Ibama deu foi com base no parecer de três técnicos do Ibama, o presidente do Ibama seguiu o parecer dos técnicos, porque em um governo republicano é o que se faz”, reiterou a ministra, argumentando que a licença já havia sido negada em 2018, em razão do não atendimento dos requisitos legais identificados pelo órgão ambiental no processo de licenciamento.

A Petrobras solicitou o licenciamento para prospectar petróleo na parte da Margem Equatorial, área apontada como de alto potencial petrolífero. O entendimento da equipe técnica que elaborou o parecer sobre o pedido diz que faltou para a Petrobras uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS), que permite identificar áreas em que não seria possível realizar atividades de extração e produção de petróleo e gás em razão dos graves riscos e impactos ambientais associados.

“Os processos de licenciamento não dificultam nem facilitam. Eles são processos técnicos, que obedecem a determinados requisitos legais e que o órgão licenciador tem que estar em conformidade com esses requisitos legais”, afirmou. “A avaliação ambiental estratégica não é uma condicionante, mas, com certeza, ela é uma ferramenta que, ao ser executada na área de abrangência do empreendimento, traz mais objetividade, nos dá base para essa objetivação no licenciamento ambiental. Se você tem um olhar abrangente, você vai conseguir maior objetividade na hora de fazer o termo de referência e isso é bom para o próprio empreendedor”, completou.

A ministra esclareceu que a decisão sobre a exploração ou não de petróleo na região não é uma decisão da pasta, mas do Comitê Nacional de Política Energética (CNPE), presidido pelo Ministério de Minas e Energia.

“O mundo caminha na direção de não aceitar mais produtos carbono intensivo. E quando digo isso, não estou me referindo se o mundo vai ou não vai continuar a explorar petróleo. No Brasil, essa decisão quem toma é o Conselho Nacional de Política Energética. O Ibama e o Ministério do Meio Ambiente lidam com os processos de licenciamento. Não é o Ibama, nem o ministério, quem decide qual a matriz energética brasileira”, explicou.

A prospecção de petróleo na Foz da Bacia do Amazonas é defendida pelos senadores do Amapá, estado com cerca de 870 mil habitantes. A Petrobras solicitou a perfuração em uma área localizada a 179 quilômetros (km) da costa do município de Oiapoque.

Na avaliação do senador Lucas Barreto (PSD-AP), a iniciativa pode gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento do estado. Segundo o senador, o estado tem mais de 70% da sua vegetação protegida e acaba sendo punido por essa preservação.

“Nós queremos que haja a prospecção do petróleo na foz do Rio Oiapoque, que não é do Amazonas. O presidente Lula falou ontem [segunda-feira] que defende a exploração na margem equatorial e rechaça o uso da expressão Foz do Amazonas”, disse.

“O local do poço está a 580 km e ninguém questiona onde se quer furar esse poço para prospectar. A 50 km já estão perfurando o quarto poço de exploração da Guiana Francesa. O poço que se quer explorar no Amapá está a 15 km do limite do mar territorial. A Petrobras tem 110 postos de exploração na costa do Brasil, todos com licença, e quando chega no Amapá, não pode. Nós não podemos aceitar isso”, reclamou Barreto.

O processo de licenciamento ambiental do bloco FZA-M-59 foi iniciado em 4 de abril de 2014, a pedido da BP Energy do Brasil, empresa originalmente responsável pelo projeto. Em dezembro de 2020, os direitos de exploração de petróleo no bloco foram transferidos para a Petrobras.

A área é considerada uma região de extrema sensibilidade socioambiental, por abrigar unidades de conservação, terras indígenas, mangues, formações biogênicas de organismos como corais e esponjas, além de grande biodiversidade marinha com espécies ameaçadas de extinção, como os boto-cinza, boto-vermelho, a cachalote, baleia-fin, peixe-boi-marinho, peixe-boi-amazônico e tracajá.

Ibama

Durante a audiência, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, disse que o debate sobre a necessidade de estudo mais apurados sobre a prospecção de petróleo na região ocorreu após uma tentativa de perfuração em 2012. Na ocasião, segundo disse, a sonda utilizada para perfurar o solo quebrou em razão das fortes correntes na região.

“A Petrobras é uma das maiores especialistas do mundo em exploração de águas profundas, ela é pioneira nisso, mas todos os estudos que ela apresentou trabalhavam a prerrogativa de que esse óleo não chegaria na costa e que, num eventual vazamento, iria para o Caribe. Isso para o Ibama é problemático, tivemos ocorrência em que o óleo foi devolvido para a costa e é uma costa com 70% das áreas de manguezais do país”, alertou.

Agostinho destacou ainda o que o plano de emergência apresentado pela empresa colocava em Belém a base terrestre do Centro de Reabilitação e Despetrolização da Fauna (CRD), distante 830 km e a 43 horas de navegação da locação do poço. “Essa localização reflete as dificuldades logísticas encontradas na região, que não tem infraestrutura de suporte em caso de acidente. As modelagens do Ibama indicam que, em caso de vazamento de óleo, os países vizinhos ao Brasil serão diretamente afetados, uma vez que o óleo atingiria as águas fora do território brasileiro no intervalo de 10 horas para pequenos vazamento e 15 horas em caso de grandes vazamentos”.

“Tem regiões do Brasil que já são muito conhecidas, que estão próximas de grandes centros universitários e têm muito diagnóstico. As pessoas entendem o que pode acontecer ali, para onde vai o óleo, se vai tocar a costa, se vai para o norte ou leste e tem infraestrutura de atendimento a um possível acidente. Naquela região, isso é deficitário e tem sido apresentado em uma série de pareceres”, justificou.

“A gente acredita que a Petrobras tem condição de entregar um estudo mais sólido. A Petrobras, inclusive, recentemente apresentou um pedido de reconsideração e ele está em análise na nossa equipe de licenciamento, mas ainda não tem uma resposta”, complementou Agostinho.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), cobrou a necessidade da definição de critérios mais objetivos para esse tipo de licenciamento, e defendeu um equilíbrio nas decisões entre o técnico e o político.

“O interesse dos amapaenses, na minha opinião, é legítimo. Essa solidariedade no desejo de levar desenvolvimento social para o estado do Amapá é compartilhada por todos. Precisamos saber qual o melhor caminho para fazê-lo, para que a gente não faça nenhuma coisa [errada] e perca o que tem que é o patrimônio da preservação”, disse.

Licenciamento ambiental

A ministra Marina Silva defendeu mudanças no Projeto de Lei 2159/2021, que trata do licenciamento ambiental. O texto já passou pela Câmara dos Deputados, e agora tramita no Senado. Segundo a ministra, se a proposta for aprovada da forma como veio da Câmara, haverá insegurança jurídica e judicialização dos licenciamentos.

“Eu diria que o projeto que veio da Câmara dos Deputados, se não for aperfeiçoado, se for aprovado tal como veio, a gente cria gravíssimos problemas para o processo de licenciamento e, mais do que para o processo de licenciamento, para a proteção do meio ambiente e uso sustentável dos nossos recursos naturais, e mais do que para a proteção e uso sustentável dos recursos sustentáveis, cria problema para os empreendedores. Qualquer coisa que saia do padrão que está no marco regulatório leva a problema de judicialização”, alertou.

A ministra citou como problemáticas a previsão da licença por adesão e compromisso (LAC), conhecida como autolicenciamento, que atesta a viabilidade de instalação, de ampliação e da operação de atividade ou de empreendimento; a previsão de licenciamento ambiental corretivo destinado à regularização de atividade ou de empreendimento que, na data de publicação da lei, esteja operando sem licença ambiental válida e a parte que trata sobre empreendimentos em terras indígenas, comunidades quilombolas e unidades de conservação.

O problema é que, da forma como foi aprovado, segundo a ministra, são tantas facilidades, que fica mais fácil o empreendedor fazer o empreendimento ao arrepio da lei, depois entrar com esse expediente e tornar o mecanismo legal. “Aí, a gente fica com dois pesos e duas medidas, pois existirão sempre pessoas virtuosas, que vão fazer em conformidade com a lei, e alguém em desconformidade que entra com uma licença corretiva que tem menos exigências”, disse.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

AROM lidera prefeitos e garante mudanças no FITHA

AROM lidera prefeitos e garante mudanças no FITHA

Mobilização de prefeitos coordenada pela AROM redefine critérios do FITHA, amplia recursos municipais e fortalece política de infraestrutura em Rondônia.
L
STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

Ministro foi escolhido em sorteio eletrônico na noite desta quinta-feira (12) para substituir Dias Toffoli, que deixou o comando das investigações sobre o Banco Master.
L
Senador aciona PGR para afastar Dias Toffoli do caso Banco Master

Senador aciona PGR para afastar Dias Toffoli do caso Banco Master

Parlamentar solicita investigação sobre ligações entre o ministro e empresa de familiares que teria recebido recursos de fundos vinculados ao banco investigado.
L
Dias Toffoli deixa comando de inquérito sobre o Banco Master

Dias Toffoli deixa comando de inquérito sobre o Banco Master

Ministro solicitou o afastamento da relatoria após relatório da Polícia Federal identificar citações ao seu nome em mensagens apreendidas com o dono da instituição.
L
André Mendonça assume relatoria do caso Master no STF

André Mendonça assume relatoria do caso Master no STF

Ministro foi sorteado nesta quinta-feira (12) para substituir Dias Toffoli, que deixou o comando das investigações sobre fraudes bilionárias após citações da Polícia Federal.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PS UNIR 2026 divulga aprovados e abre 1ª matrícula

PS UNIR 2026 divulga aprovados e abre 1ª matrícula

Universidade publica resultado da manifestação de interesse e convoca candidatos para matrículas on-line do primeiro semestre letivo.
L
Ingressos a R$ 13 movimentam cinema na capital

Ingressos a R$ 13 movimentam cinema na capital

Ação especial no Cine Araújo do shopping oferece sessões promocionais nesta sexta-feira, ampliando o acesso do público ao entretenimento.
L
Dia Mundial do Rádio: voz que atravessa gerações

Dia Mundial do Rádio: voz que atravessa gerações

Celebrada em 13 de fevereiro, a data reconhece a importância histórica do rádio, que se reinventou com a tecnologia e segue como meio essencial de informação e integração social.
L
Governo zera imposto de importação para mais de mil produtos

Governo zera imposto de importação para mais de mil produtos

Comitê da Câmara de Comércio Exterior elimina tarifas de bens de capital, informática e autopeças para estimular investimentos e reduzir custos industriais no país.
L
Próximo sorteio da Mega-Sena deve pagar R$ 62 milhões

Próximo sorteio da Mega-Sena deve pagar R$ 62 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas na noite desta quinta-feira (12) e o prêmio principal acumulou para o concurso que será realizado no próximo sábado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa garante R$ 371.700,00 para a Asprutelir e impulsiona agricultura em Nova Mamoré

Dra. Taíssa garante R$ 371.700,00 para a Asprutelir e impulsiona agricultura em Nova Mamoré

Recurso destinado viabiliza compra de trator e grade aradora para fortalecer a produção dos produtores rurais da região
L
Dra. Taíssa celebra instalação do Registro de Imóveis em Nova Mamoré

Dra. Taíssa celebra instalação do Registro de Imóveis em Nova Mamoré

Novo cartório garante segurança jurídica e acaba com a necessidade de deslocamento dos moradores para outros municípios em busca de serviços
L
Maioria dos brasileiros apoia fim da escala 6x1 sem redução salarial

Maioria dos brasileiros apoia fim da escala 6×1 sem redução salarial

Pesquisa aponta que 73% da população é favorável à mudança, mas o apoio cai drasticamente caso a medida implique em diminuição nos rendimentos mensais.
L
Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Proposta encaminhada à Sesdec busca levar o policiamento da Patrulha Rural para distritos e localidades de difícil acesso no Baixo Madeira
L
Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

O presidente do Supremo Tribunal Federal apresentará aos demais ministros o relatório da Polícia Federal e a defesa do magistrado sobre as mensagens encontradas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista é arremessado em colisão na Avenida Brasil em RO

Motociclista é arremessado em colisão na Avenida Brasil em RO

Vítima sofreu ferimentos graves após condutor de carro avançar a preferencial no cruzamento com a T-19; homem foi socorrido pelo Samu e levado ao hospital.
10
Homem é preso vendendo drogas dentro de unidade em RO

Homem é preso vendendo drogas dentro de unidade em RO

Suspeito utilizava tornozeleira eletrônica e aproveitava atividades esportivas com menores para comercializar entorpecentes; PM encontrou mais porções em casa vizinha.
12
Dívida no “Tigrinho” faz moradora planejar assassinato de homem que emprestou dinheiro para apostas

Justiça nega indenização a mulher que perdeu dinheiro em jogo

Moradora de Jaru tentou responsabilizar bancos após realizar transferências voluntárias para plataforma de apostas; magistrado não encontrou falha nos serviços.
10
Colisão entre carros mobiliza bombeiros em RO

Colisão entre carros mobiliza bombeiros em RO

Acidente ocorreu no bairro Boa Esperança durante a noite desta quinta-feira; motorista de um dos veículos foi socorrida com dores nas costas e levada à UPA.
14
Sobrinho assassina tio durante briga familiar na BR-319

Sobrinho assassina tio durante briga familiar na BR-319

Ato de violência ocorreu no ramal Trans Purus após desentendimento doméstico; suspeito foi capturado pela polícia em área de mata após confessar crime.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: ZELLARE CUIDADOS PESSOAIS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00048.002/2026-SUL
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAO): FERTZ FERTILIZANTES S/A

Licença Ambiental Operação – LAO.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAI): FERTZ FERTILIZANTES S/A

Licença Ambiental Instalação – LAI.
L
Energia desviada em RO abasteceria cidade inteira

Energia desviada em RO abasteceria cidade inteira

Levantamento aponta 95 milhões de kWh recuperados em ações contra furto de energia; volume seria suficiente para atender cerca de 30 mil residências por um ano.
L
Concurso Conab 2025: homologação é publicada no DOU

Concurso Conab 2025: homologação é publicada no DOU

Homologação do Concurso Conab 2025 é publicada no DOU, oficializa resultado final e abre caminho para convocação de aprovados após o Carnaval.
L
TCE-RO lança modelos inéditos para medir impacto

TCE-RO lança modelos inéditos para medir impacto

Tribunal apresenta tecnologias de gestão focadas em resultados mensuráveis e impacto social no controle externo.
L
PM recupera moto e prende faccionado após acidente com viatura

PM recupera moto e prende faccionado após acidente com viatura

Ação policial em Rolim de Moura termina com prisão de suspeito do Comando Vermelho e recuperação de veículo roubado, apesar de colisão que feriu dois militares.
10
Homem é encontrado com pescoço cortado dentro de casa em Alta Floresta

Homem é encontrado com pescoço cortado dentro de casa em Alta Floresta

Vítima foi socorrida em estado grave após vizinhos encontrarem rastro de sangue no quintal; polícia apreendeu lâmina de barbear e pedaço de madeira na residência.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.