Considerado o “Oscar” da Política do Brasil, o Prêmio Congresso em Foco fechou definitivamente a lista dos participantes. A publicação com os nomes dos aptos a disputar os títulos de melhores do Congresso Nacional foi divulgada na semana passada e surpreendentemente dois parlamentares de Rondônia não preencheram os requisitos necessários.

Foram chanceladas as inscrições dos deputados Coronel Chrisóstomo (PL), Cristiane Lopes (UB), Dr. Fernando Máximo (UB), Lebrão (UB), Maurício Carvalho (UB), Silvia Cristina (PL) e Thiago Flores (MDB). Já do Senado, Confúcio Moura (MDB), Jaime Bagattoli (PL) e ainda Dr. Samuel Araújo (PSD), senador tampão que assumiu o mandato no lugar de Marcos Rogério (PL), estão na disputa. Rogério não preenche os requisitos, assim como também o deputado Lúcio Mosquini (MDB).
Conforme as regras, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”.
Um total de 419 deputados federais e 65 senadores participam da premiação. “A relação foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país (…) Além da votação do público, feita pela internet, serão premiados os congressistas escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Congresso e por um júri especializado. Em todos os casos, a seleção será feita entre 7 e 31 de agosto, mas os nomes dos parlamentares premiados serão divulgados apenas em 21 de setembro”, informa a direção.