SEGUNDA-FEIRA, 01/09/2025
Publicidade
SICRED

Coluna Resenha Política: CANCELAMENTOS – por Robson Oliveira

As empresas não informaram que o percentual de cancelamento de voos no estado é quatro vezes superior à média nacional.

Por Robson Oliveira - 35

Publicado em 

Atualizado em 

RESENHA POLÍTICA
Foto - GETTY IMAGES

AVIAÇÃO 

Esta semana o mercado das passagens aéreas em Rondônia foi surpreendido com a informação de que as empresas aéreas Azul e Gol diminuíram os voos para o estado em razão de um enorme passivo judicial que cada vez mais se avoluma na justiça estadual. Para quem tem um pouco de experiência no ofício do garimpo da notícia sabe que ela está incompleta, visto que não é responsabilidade do Poder Judiciário a má prestação dos serviços que uma empresa vende ao consumidor da forma contratual. Aliás, é obrigada por força normativa a seguir vários regramentos desde a comercialização das passagens, passando pelo embarque dos passageiros e, culminando, portanto, com seu desembarque ao destino pactuado. A aviação segue regras rígidas e assim devem respeitá-las. 

CANCELAMENTOS 

Alegar que o problema da baixa oferta de voos a partir de Rondônia é decorrente do volume de ações judiciais pendentes de julgamento na Justiça Estadual  é, no mínimo, um embuste. As empresas não informaram que o percentual de cancelamento de voos no estado é quatro vezes superior à média nacional. Segundo dados da Anac do primeiro quadrimestre de 2023 (site Aeroin), a Azul cancelou 17,24% dos voos em Porto Velho e a GOL em torno de 19,83%, enquanto a média nacional das empresas foi de  5,16% no período. Ou melhor, um meio torto para escamotear a artimanha e pressionar para que as ações judiciais não logrem êxito. 

DIREITOS 

Ora, para que as empresas aéreas não sejam penalizadas judicialmente em Rondônia basta que todas, seja Azul, seja Gol, prestem os serviços corretamente: sem cancelar voos por sua conveniência mercadológica, sem atrasos, acomodando os passageiros em outras empresas na hipótese de cancelamento imprescindível, prestando assistência alimentar e hospedagem em hotéis, entre outras. Cumprindo as obrigações contratuais as empresas não terão problemas judiciais. Não adianta culpar o consumidor pelos próprios erros nem pressionar a justiça para que denegue direitos consolidados justificando as próprias incompetências.  

RESOLUÇÃO 

Pela Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), nos atrasos superiores a três horas no aeroporto, ou cancelamento de voo e preterição de passageiro, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro opções de reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outro meio de transporte. Quando não cumprem com a norma é compreensível que o consumidor acione o judiciário para garantir que seu direto desrespeitado seja indenizado. Nada mais justo. O que não é plausível, aqui ou alhures, é penalizar o consumidor duas vezes por incompetência de quem lhe deu causa. Ao que parece, os problemas judiciais das empresa de aviação no país não se avolumam apenas em Rondônia, embora nosso estado esteja sendo castigado injustamente como forma de pressão para se safar das responsabilidades. 

COMPOSIÇÃO 

Até pouco tempo as aéreas justificavam as poucas aeronaves voando para Rondônia aos custos na composição dos gastos com a rota. O ICMS e o preço do combustível cobrados eram os vilões dessa relação. Querem pressionar na esfera judicial com o mais novo vilão de um serviço que a cada dia é prestado de forma precária em Rondônia, além dos exorbitantes preços das tarifas que os passageiros rondonienses são obrigados a pagar às empresas. A nova lorota é pura pressão.  

INCOMPETÊNCIA  

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) perdeu um Mandado de Segurança na Justiça Federal que acarretará na perda de quase cem milhões de reais (99.987.476,00) que são recursos do Programa do Ministério da Saúde destinados à construção de uma unidade hospitalar especializada, ou seja, um Heuro. Por pura incompetência da Sesau em não encaminhar os projetos e documentos para celebração do convênio, conforme acertado com a Caixa Econômica Federal, o estado de Rondônia deixará de receber a bagatela acima apontada.  

DESÍDIA  

Por várias vezes o setor responsável pelos convênios da Superintendência Estadual da Caixa Econômica alertou ao Governo de Rondônia e requereu todos os documentos para que o convênio fosse legalizado com a liberação dos cem milhões. A Sesau, por sua vez, reiterava, a cada pedido, adiamento da entrega dos documentos sob a justificativa da pandemia. Com o coronavírus sob controle, a justificativa não foi acatada, o que culminou com a perda dos recursos por pura desídia do Governo de Rondônia, reconhecida em sentença judicial. 

HEURO 

Há uma certa obscuridade em torno da construção do Heuro na capital uma vez que a cada dia aparecem informações desconexas com o que de fato está em andamento na construção do Pronto Socorro de Porto Velho. A opção por uma parceria público-privada em si não é um negócio ruim, mas é preciso clareza em todas as etapas para que a obra não sofra descontinuidade por eventuais irregularidades. 

REGRA 

Uma questão fundamental é ressaltar que no Sistema Único de Saúde público a iniciativa privada pode assumir funções complementares e não a gestão em si. Às vezes gestores confundem essa exceção como regra e abdicam das funções para terceirizar as obrigações.  

FLAGICIOSO  

A Polícia Federal fez mais uma operação para combater crimes ambientais no estado, em particular o garimpo ilegal que explora o solo rondoniense muito antes de virar unidade federal. É um combate permanente porque a atividade historicamente flerta com a ilegalidade e tem se unido ao crime organizado. Um alimenta o outro de forma perniciosa o que reflete no aumento da violência em Rondônia. Há quem diga que o garimpo é uma atividade laboral como qualquer outra e que deveria ser regulamentada. A regulamentação existe, o que não existe é a vontade de explorar o metal vil de forma legal.  

PSICULTURA 

Merece elogios a atitude do governador de Rondônia em acompanhar uma comitiva do Governo Federal ao Japão com uma pauta comercial que pode abrir novas frentes de negócios na área de proteína animal já que o estado possui um enorme potencial de exportação. Marcos Rocha percebeu que governar exige também do gestor sair da toca para impulsionar as atividades privadas do estado.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa Sousa participa da 4ª Cavalgada em Itapuã do Oeste e prestigia tradição local

Dra. Taíssa Sousa participa da 4ª Cavalgada em Itapuã do Oeste e prestigia tradição local

Evento reuniu amigos, apoiadores e população em um domingo de cultura, lazer e fortalecimento da identidade rondoniense.
L
Cursos de Primeiros Socorros e Fotografia reforçam compromisso da Dra. Taíssa durante Festa do Leite em Palmeiras

Cursos de Primeiros Socorros e Fotografia reforçam compromisso da Dra. Taíssa durante Festa do Leite em Palmeiras

Iniciativa realizada nos dias 28 e 29 de agosto contou com ampla participação da comunidade e fortaleceu a educação e integração social.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa participa da 7ª Cavalgada da Festa do Leite em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa Sousa participa da 7ª Cavalgada da Festa do Leite em Nova Mamoré

Evento no distrito de Palmeiras reuniu tradição, cultura e famílias, e contou com a presença da deputada estadual Dra. Taíssa Sousa.
L
Dra. Taíssa Sousa reforça compromisso com valorização da vida no Setembro Amarelo em Rondônia

Dra. Taíssa Sousa reforça compromisso com valorização da vida no Setembro Amarelo em Rondônia

Deputada destaca ações do Setembro Amarelo com foco na prevenção ao suicídio e no fortalecimento da saúde mental em todo o estado.
L
Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores

Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores

A iniciativa garante mais inclusão digital e apoio a entidades que transformam vidas em Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista com Leonardo Alencar

Nesta segunda-feira, 1º de setembro, o Programa Jovem News recebe Leonardo Alencar para uma conversa especial sobre juventude, trabalho social e evangelismo. A entrevista vai destacar os desafios e as oportunidades para os jovens, além de mostrar como a fé e a solidariedade podem transformar vidas e comunidades.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Ronald Lage Santos

Na próxima segunda-feira, 1º de setembro, às 16h, o Ponto & Contraponto recebe Ronald Lage Santos, ex-goleiro profissional com passagens por 16 clubes, treinador com formação pela ABTF, jornalista esportivo e âncora do programa Passe Certo na RedeTV Rondônia. Com 21 anos de carreira e 786 jogos oficiais, Ronald completa em setembro 19 anos dedicados ao esporte na TV e vai falar sobre como o futebol e o esporte em geral podem ser ferramentas de ascensão e integração social.
L

Giro News | Entrevista Caê Aires Moura Lacerda, Gerente Regional do Censipam em Porto Velho

Vamos entrevistar Caê Aires Moura Lacerda, Gerente Regional do Censipam em Porto Velho. No papo, as ações desenvolvidas pelo Censipam na Amazônia e uma prévia especial para o Dia da Amazônia (5 de setembro) — data que celebra a maior floresta tropical do mundo. Participe ao vivo com perguntas e comentários!
L
Rondônia: Os primeiros dias de setembro serão marcados por chuva intensa em todo o estado, com maior incidência nas regiões Norte e Oeste

Rondônia: Os primeiros dias de setembro serão marcados por chuva intensa em todo o estado, com maior incidência nas regiões Norte e Oeste

Nas imagens do satélite Goes-19 cedidas pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CEPTEC) em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cenas captadas revelam uma tendência de chuvas para as próximas horas.
L
Governo de Rondônia inicia 4ª edição da Campanha Vacinação Sem Fronteira contra o sarampo

Governo de Rondônia inicia 4ª edição da Campanha Vacinação Sem Fronteira contra o sarampo

A ação ocorre de 1º a 10 de setembro, leva vacinas a 13 municípios e reforça barreira sanitária diante do aumento de casos de sarampo na Bolívia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

Leitura Porto Velho Shopping está contratando vendedor

Oportunidade para integrar a equipe da Leitura: vaga de vendedor com horário das 13h40 às 22h. Entregue seu currículo diretamente na loja.
L
Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Capacitação do Coletivo Coca-Cola Jovem é 100% online, já formou mais de 400 jovens no estado e segue com inscrições abertas.
L
Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo garante R$ 1 milhão para atendimento a pessoas com TEA com apoio do vereador Joel Escobar

Deputado Coronel Chrisóstomo garante R$ 1 milhão para atendimento a pessoas com TEA com apoio do vereador Joel Escobar

Vereador acompanhou de perto a liberação do recurso e destacou a parceria com o deputado na busca por recursos que beneficiam a população.
L
Barroso garante julgamento de Bolsonaro com serenidade

Barroso garante julgamento de Bolsonaro com serenidade

Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirma que a Corte julgará com tranquilidade e sem interferências o processo contra o ex-presidente e seus auxiliares.
L
Encontro de Lira com Bolsonaro em Brasília é autorizado

Encontro de Lira com Bolsonaro em Brasília é autorizado

Visita do deputado federal ao ex-presidente acontece no Condomínio Solar de Brasília e tem prazo para ser realizada.
L
Ribeiro do Sinpol homenageia profissionais de Educação Física em sessão especial na Assembleia Legislativa

Ribeiro do Sinpol homenageia profissionais de Educação Física em sessão especial na Assembleia Legislativa

Deputado realiza solenidade nesta segunda-feira (1º) para reconhecer dedicação e serviços prestados à população de Rondônia
L
Jaime Bagattoli destina recurso para 8 mil ultrassonografias em Vilhena

Jaime Bagattoli destina recurso para 8 mil ultrassonografias em Vilhena

Senador investe R$ 500 mil na saúde do município para agilizar triagem médica e encaminhamentos a especialistas
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sargento Rocha recupera bikes furtadas em condomínio da capital

Equipe do sargento Rocha recupera bikes furtadas em condomínio da capital

Polícia Militar localiza bicicletas levadas do bairro Flodoaldo Pontes Pinto; crime foi registrado por câmeras de segurança.
10
Adolescente em bicicleta é atropelado por caminhão na zona leste

Adolescente em bicicleta é atropelado por caminhão na zona leste

Testemunhas disseram que o adolescente trafegava de bicicleta pela Rua Quarentina e teria invadido a preferencial, quando foi atingido pelo veículo.
12
Polícia Civil de Rondônia prende foragido com identidade falsa

Polícia Civil de Rondônia prende foragido com identidade falsa

Homem que se passava por outra pessoa foi detido durante investigação de homicídio e tentativa de homicídio em Porto Velho.
10
Força Nacional vai para terras indígenas no Amazonas

Força Nacional vai para terras indígenas no Amazonas

Portaria do Ministério da Justiça autoriza atuação em Tapauá e Lábrea para garantir segurança e ordem pública.
L
Automóvel é incendiado em caso de violência doméstica em Ji-Paraná

Automóvel é incendiado em caso de violência doméstica em Ji-Paraná

O crime foi motivado por ciúmes e o agressor fugiu após atacar a companheira com socos e atear fogo no carro da família.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru realizará mutirão de limpeza contra a Dengue de 8 a 12 de setembro

Prefeitura de Jaru realizará mutirão de limpeza contra a Dengue de 8 a 12 de setembro

Ação vai percorrer todos os bairros do município e tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
L

Saiba como garantir seu ingresso para o Salão do Automóvel 2025

Edição marca o retorno do principal evento automotivo da América Latina com programação ampliada.
L
Jirau Energia participa da Semana do Patrimônio promovida pelo IPHAN em Rondônia

Jirau Energia participa da Semana do Patrimônio promovida pelo IPHAN em Rondônia

Evento em Porto Velho reforça a preservação cultural e reúne especialistas, instituições e comunidade em debates sobre identidade e memória histórica
L
Conab anuncia R$ 300 milhões para apoiar produtores de arroz

Conab anuncia R$ 300 milhões para apoiar produtores de arroz

Novo Contrato de Opção de Venda vai permitir a compra de até 200 mil toneladas da safra 2025/2026, garantindo preços justos ao produtor.
L
BNDES lança edital de R$ 5 bilhões para economia verde

BNDES lança edital de R$ 5 bilhões para economia verde

Propostas para fundos de investimento com foco em sustentabilidade podem ser cadastradas até 20 de outubro de 2025.
L
Brasília se prepara para desfile de 7 de setembro

Brasília se prepara para desfile de 7 de setembro

O evento, com o tema “Brasil Soberano”, terá a presença do presidente Lula e destacará a COP30 e o Novo PAC na Esplanada dos Ministérios.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CLINICA DE ENDOCRINOLOGIA E MEDICINA PREVENTIVA MOLECULAR Dra AUREA LTDA

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental Instalação e Licença Ambiental de Operação
L
Jaru Alfabetizado: Prefeitura entrega prêmio de R$ 10 mil a duas professoras da rede municipal por bom desempenho no Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia

Prefeitura entrega prêmio de R$ 10 mil a duas professoras da rede municipal por bom desempenho no Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia

As docentes Gracieli Baldi Ripardo, que atua no 2º A – turno matutino da EMEIEF Beatriz Mireya, e Edilaine Laureano Crespino, responsável por lecionar para o 2º B da EMEF Aldemir Lima, receberam R$ 10 mil como reconhecimento ao bom desempenho alcançado na avaliação do Sistema.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: DANTAS & FREIRES COMERCIO E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 388 SOL/DLA
L
Projeto do SUS teleorienta cirurgias cardíacas em crianças

Projeto do SUS teleorienta cirurgias cardíacas em crianças

Iniciativa em parceria com o Hcor visa aprimorar procedimentos em hospitais de Manaus, Recife e Fortaleza para tratar cardiopatia congênita.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.